Networking é uma relação saudável e estratégica entre pessoas. Mais importante do que ter muitos contatos é a qualidade e a manutenção dos relacionamentos.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 6/8/2018

Networking

Projetado pelo Freepik

▶ Hoje em dia, é muito raro o profissional que não pratica o networking; mesmo aquela pessoa que acha que não tem essa habilidade social para se relacionar, “puxar conversa” ou outra ação nesse sentido. A ideia do networking é a de promover o relacionamento entre profissionais, inclusive, dentro da mesma empresa.

É impossível não pensar no que as redes sociais fizeram pelo networking, em como esses meios de comunicação ampliaram as possibilidades do relacionamento profissional. Há alguns anos, os grupos estavam nos e-mails e hoje, eles estão também no Facebook, LinkedIn e WhatsApp.

O networking acontece, inicialmente, porque as pessoas têm um interesse em comum, mas muitas outras descobertas de assuntos compartilhados podem ser feitas com a evolução do relacionamento. O fato é que fazer networking não é apenas trocar os cartões em um evento profissional e lembrar do contato apenas quando houver alguma necessidade.


ENTÃO, O QUE É FAZER NETWORKING?

Manter algum tipo de relacionamento, em qualquer aspecto da vida, exige dedicação e troca. É importante, no entanto, que o networking não seja uma relação pouco simbiótica, na qual uma pessoa sempre demanda muito mais do que a outra. Ou, ainda pior, quando uma das partes não agrega em absolutamente nada.

Isso significa que se você faz um bom networking, você é lembrado! E se você deseja que isso seja perpetuado, precisa estar presente – muito além das mensagens de bom dia. Seja compartilhando conteúdos de valor, fazendo convites para eventos que possam ser de interesse da outra parte, dando atenção verdadeira!

A demonstração de interesse real é a base mais segura para desenvolver um relacionamento forte e longevo. As pessoas são capazes de perceber se o motivo da aproximação é apenas para tirar algum proveito da situação ou do status que a outra parte tem. Esse é um fator que abala a imagem pessoal e, claro, a profissional.

Uma dica para você que quer aprimorar as suas habilidades sociais é participar de eventos nos quais haja a oportunidade de se relacionar com grupos de pessoas diferentes daquelas do seu ambiente comum. O CONARH é um ótimo momento para networking: são dezenas de expositores, pessoas vindas de todo o país e até do exterior para conhecer o que o mercado de gestão de pessoas tem de novidade.

São muitas informações, novos interesses que podem ser despertados e a possibilidade ilimitada de formação de novos relacionamentos com uma comunidade que já nutre um interesse comum: gerir e desenvolver pessoas para alcançarem os seus melhores resultados.

Se você for ao CONARH (14, 15 e 16 de agosto de 2018), lembre-se de visitar os estandes da Leme Consultoria e da Leme Tecnologia. Venha tomar um café conosco e conhecer as nossas novidades:
Leme Consultoria – estande 175
Leme Tecnologia – estande 94m

SERVIÇO

4 indicações de livros para Recursos Humanos

No Dia do Cinema Nacional, dicas de filmes para desenvolver competências

Leme Consultoria marca presença no CONARH ABRH 2018



Licença Creative CommonsEste material está licenciado pela Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Permitida a reprodução do artigo desde que citada a fonte e/ou link. Contate-nos para autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em lemeconsultoria.com.br/faleconosco/.



Acompanhe em primeira mão as novidades da Leme Consultoria e receba notícias, materiais especiais, descontos em treinamentos e muito mais. Clique aqui e faça o seu cadastro!
COMPARTILHE:


Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Informe o Código de Segurança *