Trilhas de Aprendizagem e
Carreira com técnicas de Mentoring

A Integração entre Competências, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento
 

Trilhas

 O Caminho para o Desenvolvimento

O profissional do futuro é aquele que busca seu próprio desenvolvimento.
A empresa de futuro é aquela que apresenta os caminhos por onde trilhar.

É preciso pavimentar os caminhos para autodesenvolvimento dos profissionais, aumentando a velocidade e a qualidade da aprendizagem.

 

 

Estes caminhos são as Trilhas de Aprendizagem: um instrumento que permite que o profissional se desenvolva de maneira estruturada e não linear, livre do itinerário passivo e obrigatório das formas de ensino tradicionais.

 

TRILHAS: Um novo modelo de Desenvolvimento

Modelagem e estruturação de Trilhas de Aprendizagem para empresas públicas e privadas

 

As pessoas são diferentes e aprendem de forma diferente. Por isso, é premente rever a forma tradicional de organizar as informações e facilitar a aprendizagem.

As Trilhas objetivam tanto o desenvolvimento de competências quanto a aplicação prática dessas competências no exercício das atividades. Sem desperdício de tempo e de recursos, facilitando e agilizando o processo de aprendizagem.


 
trilhas_mentoring
 

DIFERENCIAIS DA METODOLOGIA DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM DA LEME:

• Acesso ao conhecimento;
• Utilização das Técnicas de Mentoria ou Mentoring para precipitar o processo de aprendizagem;
• É a integração efetiva entre Competências, Processos, Gestão do Conhecimento e a Experiência das Pessoas.

TRILHAS TRABALHADAS
• Competências
• Áreas de Conhecimentos
• Competências de Negócio
• Competências Comportamentais
• Áreas ou Setores da Empresa
• Cargos, Funções ou Carreiras
• Processos ou Produtos (entregas)


COMO FUNCIONAM AS TRILHAS DE APRENDIZAGEM COM MENTORIA

Um dos principais objetivos das Trilhas de Aprendizagem é agilizar o processo de aprendizagem. Por isso, a metodologia da Leme Consultoria contempla a atuação de mentores, isto é, profissionais experientes em determinados temas das trilhas e que, além da expertise, estejam preparados para disseminar a aplicação prática destes conhecimentos.

Assim, as Trilhas de Aprendizagem com Mentoria conectam o desenvolvimento humano ao espírito colaborativo, por meio da contribuição de profissionais mais experientes, que aceleram a evolução e fortalecem as competências dos demais colaboradores.


O QUE É MENTORING (OU MENTORIA)?

É um processo relacional de desenvolvimento cognitivo, social ou emocional de pessoas, no qual o profissional com maior domínio e qualificação em determinada área de conhecimento assume a função de mentor e contribui no fortalecimento das competências dos mentorados – os profissionais em desenvolvimento -, graças à sua experiência, estímulo e influência.

A Leme Consultoria auxilia sua empresa na implantação de Programas de Mentoria Organizacional, desde o convite para os colaboradores identificados como potenciais mentores e a sensibilização destes profissionais quanto aos benefícios obtidos com essa atividade e com as Trilhas de Aprendizagem.

VANTAGENS DO PROGRAMA DE MENTORIA:
• Aceleração da aprendizagem
• Aumento da maturidade e da capacidade dos colaboradores de assumirem atividades de maior complexidade
• Geração de engajamento
• Melhoria na relação entre as gerações
• Valorização das pessoas: mentor e mentorado
• Manutenção (preservação) do conhecimento na empresa
• Preparação de sucessores, com programas que não foquem apenas questões comportamentais
• Redução dos custos com T&D
• Aumento da produtividade
• Melhoria no Clima Organizacional

O amanhã começa agora! Estruture um Programa de Mentoria Organizacional na sua empresa com o auxílio da Leme Consultoria.


AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE OS QUE SÃO TRILHAS DE APRENDIZAGEM?

As Trilhas de Aprendizagem são um conjunto de ações que permitem que o colaborador (o usuário da trilha) adquira conhecimentos, aumente suas competências, recorra a um banco de informações, que são base da gestão do conhecimento, para promover seu desenvolvimento de forma estruturada à realidade organizacional.

Isto é, as Trilhas de Aprendizagem pressupõem liberdade para o usuário percorrer caminhos para desenvolver a sua necessidade emergencial (urgente) ou emergente (futuro próximo). A certificação formal é opcional, pois o que interessa é a aplicação prática em curto prazo.

As Trilhas de Aprendizagem são diferentes de itinerário formativo, trilha de conhecimento ou trilha de carreira, que são ferramentas que exigem o cumprimento do conteúdo programático, inclusive com certificação obrigatória.

Em um projeto estruturado, o itinerário formativo, a trilha de conhecimento ou a trilha de carreira estão contemplados nas Trilhas de Aprendizagem, ou seja, elas compõem o todo, porém, sozinhas, não podem ser chamadas de “trilhas de aprendizagem”.

 
Desenvolva as Trilhas de Aprendizagem de forma
personalizada, estruturada e integrada em sua empresa.
Desenvolva as Trilhas de Aprendizagem com a experiência da Leme Consultoria.

 


Leme 22 anosExperiência: a diferença entre tentar e FAZER
Mais de duas décadas de atuação e centenas de empresas atendidas, públicas e privadas, dentro e fora do país.