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Família: Motivacional

Nome: Toca, Pára e Cria.

Objetivo: Facilitar a aprendizagem de algum assunto ou tema, descontrair, possibilitar afinação de trabalho em equipe, exercitar a criatividade, entrosar o grupo.

Mínimo de Participantes: 8

Máximo de Participantes: 40

Duração: Aproximadamente 1 hora.

Material Necessário: Equipamento de som (CD, cassete ou similar), cartolinas, flip-chart, pincéis coloridos, fita gomada.Procedimento: O facilitador informa que irá ser trabalhado ou desenvolvido um tema específico, utilizando música, dança, bate-papo, e muita criatividade. As etapas são as seguintes: a) Escolher, previamente, cinco a sete palavras-chaves do texto (ou assunto tema que irá ser desenvolvido). b) Selecionar, previamente, algumas músicas que possam ser tocadas para dançar, adequadas ao estilo do grupo. c) Solicitar que as carteiras (ou cadeiras) sejam retiradas, possibilitando, assim, um ambiente mais livre para movimentos e trabalhos grupais. d) Sugerir a formação de duplas (se o grupo for ímpar, uma dula será “tripla”). e) “Vocês vão conversar livremente, durante, aproximadamente, dois minutos, sobre a palavra que vou escrever no flip-chart (ou quadro). Ao final dos dois minutos, colocarei uma música e, cada dupla, começará a dançar. Quando a música parar, as duplas se desfazem e cada pessoa procurará uma outra pessoa e formará uma nova dupa. Nesse momento, eu já terei colocado no flip-chart (ou quadro) uma nova palavra, para uma nova conversa de mais dois minutos”. f) Sugerir grupos de três pessoas, para a terceira palavra. g) Sugerir grupos de quatro pesssoas, para a quarta palavra. h) Sugerir grupos de cinco pessoas, a partir da quinta palavra, até o final. i) Ao concluir todas as palavras, orientar cada grupo para formar uma frase, com sentido lógico, utilizando, na forma e ordem que quiser, as palavras relacionadas, que foram colocadas no flip-chart. j) Conceder dez minutos para essa conversa grupal, de formação da frase. k) Transcrever, cada grupo, a sua frase para uma cartolina (ou papel de flip-chart) e fixar em local estabelecido pelo facilitador. l) Efetuar a leitura das frases, destacando as semelhanças. m) Fazer a explanação do assunto-tema, distribuir o texto para leitura, destacar tópicos de interesse, tecer comentários adicionais, fazer as conclusões necessárias. n) Escolher a frase mais bonita ou mais adequada ao assunto-tema. o) Premiar o grupo.

Enviada por: ArionRh
Data: 06/02/2004


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