[[[include:anc_valida.php]]]

Família: Integração/ Vitalizador

Nome: Amigos de Jó

Objetivo: Cantando a música “Amigos de Jó”, todo o grupo tem que deslocar-se na cadência e realizar os movimentos propostos formando uma espécie de balé brincalhão.

Mínimo de Participantes: 16

Máximo de Participantes: 0

Duração: Cerca de 15 minutos para grupos pequenos.

Material Necessário: – Espaço físico mínimo de 35m² – Círculos no chão (bambolês, círculos desenhados de giz ou barbantes) em número igual ao de participantes dispostos em um grande círculo.

Procedimento: O propósito é fazer do jogo-dança um momento de união do grupo e proporcionar um espaço de adequação do ritmo grupal. Podem ser trabalhados Valores Humanos como: – Alegria e Entusiasmo pela brincadeira do grupo (diversão entre erros e acertos); – Harmonia na busca do ritmo grupal; – Parceria e Respeito para caminhar junto com o outro. Cada participante ocupa um bambolê ou círculo desenhado no chão. A música tradicional dos “Escravos de Jó” é cantada com algumas modificações: “aMigos de Jó joGavam caxanGá. Tira, Põe, Deixa Ficar, fesTeiros com fesTeiros fazem Zigue, Zigue, Zá (2x)” O grupo vai fazendo uma coreografia ao mesmo tempo em que canta a música. A cadência das passadas é marcada pelas letras maiúsculas na música. – “aMigos de Jó joGavam caxanGá.” : são 4 passos simples em que cada um vai pulando nos círculos que estão à sua frente. – “Tira”: pula-se para o lado de fora do círculo – “Põe”: volta-se para o círculo – “Deixa Ficar”: permanece no círculo, agitando os braços erguidos – “fesTeiros com fesTeiros”: 2 passos para frente nos círculos – “fazem Zigue, Zigue, Zá” : começando com o primeiro passo à frente, o segundo voltando e o terceiro novamente para frente. Quando o grupo já estiver sincronizando o seu ritmo, o(a) focalizador(a) pode propor que os participantes joguem em pares. Neste caso, o número de círculos no chão deve ser igual à metade do número de participantes, as pessoas ocupam um círculo e ficam uma ao lado da outra com uma das mãos dadas. Além disso, quando o grupo cantar “Tira…” o par pula para fora do círculo, um para cada lado e sem soltar as mãos. E por que não propor que se jogue em trios e quartetos??

Observações: Tipo de Jogo: ativador e integração. Fase do Grupo: formação.

Enviada por: AncoraRh
Data: 22/06/2004


E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


plugins premium WordPress