Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

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Família: Desenvolvimento

Nome: O Preço do Estresse

Objetivo: Este é um exercício simples que leva os participantes a examinar a forma como alocam recursos para resolver seus problemas. Tornar os integrantes do grupo conscientes dos recursos que usam para resolver problemas. Levar os participantes a realocar os recursos de forma a torna-los mais produtivos.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: 10 a 15 minutos

Material Necessário: Dinheiro trocado no valor de R$ 1,00 para cada participante.
Procedimento: a. Informe os membros do grupo que eles vão atribuir preços a seus problemas. Antes de começarem, entretanto, eles devem identificar tanto os grandes como os pequenos problemas que enfrentam diariamente. b. Depois que eles tiverem cumprido esta etapa, dê a cada um dinheiro trocado no valor de R$ 1,00. c. Agora, diga-lhes que eles devem destinar parcelas de dinheiro para os problemas que identificaram. As quantidades alocadas devem representar a quantidade de tempo que empregam todos os dias para resolver especificamente esses problemas. d. Quando todos tiverem completado essa etapa, peça-lhes que registrem os valores que alocaram para cada um dos problemas. e. A próxima etapa é pedir-lhes que refaçam o exercício, porém, de acordo com o que acham que seria um investimento mais lógico do tempo e dos recursos de que dispões para cada problema. f. Eles devem registrar as novas quantias e comparar com as quantias originais. A realocação desses recursos deve ser discutida e os participantes devem anotar que mudanças vão fazer após o término do treinamento.

Observações: Pontos para discussão: 1. Qual é a diferença entre as quantias alocadas nas duas etapas? 2. Alguém não ficou surpreso com as diferenças? 3. Este tipo de exercício poderia ser usado com regularidade no ambiente de trabalho?

Enviada por: ArionRh
Data: 22/04/2004


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