Entenda qual é o momento em que Conhecimento se transforma em Competência.

por Euclides Braga Junior | 9/10/2015 [atualizado em 12/9/2018]

Conhecimento

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Euclides B. Junior

▶ Quando você pensa em um profissional competente, o que lhe vem à mente? Quais características esta pessoa possui que a tornam um(a) profissional de destaque? Ao falarmos sobre competências, o termo mais conhecido e que melhor sintetiza seu significado é o famoso CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). De volta ao questionamento anterior, o que lhe vem à mente ao pensar em um(a) profissional competente? Alguém com muito conhecimento, muita habilidade ou muita atitude?

Hoje, somos expostos a novas informações e novos conhecimentos, a cada instante, e por inúmeras fontes: jornais, revistas, TV, sites de internet, e-mails, redes de relacionamento. Diante deste cenário, deixo mais uma pergunta: o conhecimento se transforma em competência de maneira automática?

Costumo dizer que a atitude é que nos faz desenvolver a habilidade sobre um conhecimento adquirido. Isto significa que não basta dominar um determinado assunto, ou ser profundo conhecedor de um tema em especial, se, ao ser submetido a situações em que este conhecimento precise ser colocado em prática, não concretizá-lo. Neste contexto, não houve o “A” de atitude. Não houve materialização/entrega de competência.

Significa que o conhecimento tácito (aquele que está em nossas mentes), só se transforma em competência quando é explicitado. Quando é posto em prática e vivenciado de forma real. Ao fazer uma analogia com uma questão prática do nosso dia a dia: muitos de nós conduzimos automóveis e para isso foi necessária a realização de exames teóricos e práticos para obter a carteira de habilitação.

Agora, pense no momento em que você se preparou para os exames realizados e foi aprovado(a). Após esta breve reflexão, deixo mais uma pergunta: a aprovação nos exames teórico e prático para a obtenção da licença para dirigir garante que você seja um(a) motorista preparado(a) para enfrentar o trânsito caótico de nossas cidades? Há um ditado popular que ouvi muitas vezes e que confesso ser partidário: “Uma coisa é ter a habilitação, outra é saber dirigir”.

Pense sobre isso: conhecimento não é competência. A competência, em sua essência, só existe quando somamos seus três pilares – CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes). Portanto, adquira conhecimento e desenvolva habilidades por meio de suas atitudes ou, então, tenha atitude para desenvolver habilidades sobre os conhecimentos que adquiriu.


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Euclides B. Junior | Consultor

Euclides Barbosa Junior

Consultor de Projetos de Gestão e Estratégia da Leme Consultoria, palestrante e facilitador com especialização em Gestão por Competências e na Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências. É psicólogo e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Há mais de 10 anos atua como consultor em diversos subsistemas de RH, em empresas como o Grupo Bimbo – Pullman, Cereser, Ceva Logistics, ACM, Tintas Coral e TRW entre outras.
Coautor do livro “Gestão por Competências no Setor Público”, organizado pelo prof. Rogerio Leme.


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