Todo final de ano é a mesma coisa: você faz uma lista de sonhos que quer realizar no ano seguinte, mas passam as festas, os meses chegam ao fim e você percebe que, mais uma vez, os planos não saíram do papel. Para que em 2013 o final de história seja diferente, o especialista em educação financeira Janser Rojo, da QI Financeiro Consultoria, dá diversas dicas e ensina que, com planejamento, é possível quitar dívidas e, finalmente, fazer aqueles projetos antigos acontecerem, confira: 

1. SAIA DO VERMELHO – Para quem tem dívidas e o nome inscrito em órgão de proteção ao crédito, a primeira coisa a fazer é quitá-las. “Aproveite o 13º salário, participação nos lucros e outras bonificações para organizar seus débitos. Acabe com estas dívidas assim que possível e fique somente com aquelas que têm parcelas fixas e sem nenhum saldo atrasado. Para estas, faça um planejamento doméstico onde elas caibam com folga”, ensina Rojo.

2. MUDE SEUS HÁBITOS – Caso você nunca consiga realizar os sonhos que planeja por falta de dinheiro, é possível que você tenha maus hábitos financeiros. Então, é hora de mudá-los. “Poucas pessoas sabem exatamente como gastam seu dinheiro e por isso acabam perdendo grandes quantias. É preciso anotar tudo o que se gasta para saber para onde os recursos financeiros estão indo. Só assim é possível cortar gastos desnecessários e poupar”, alerta Rojo.

3. FAÇA UMA LISTA E ABRA UMA CONTA DE SONHOS – Para não perder o foco com o passar do tempo, Rojo sugere fazer uma lista de projetos. “Saiba exatamente para onde quer direcionar seus esforços e o que lhe deixará realmente satisfeito. Tendo essa lista bem definida e acessível, com certeza você deixará de gastar com outras tentações que aparecerem no caminho”, esclarece. O especialista sugere que uma conta separada seja criada, a “conta do sonho”.

Fonte: RH Central, 06/12/2012

Relacionados

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail