Conjuntura – Mudanças provocadas pela crise no cenário econômico alteram procura por determinadas carreiras no mercado

Efeitos da crise são diferentes para cada tipo de profissional

A crise financeira que acomete o mundo desde setembro do ano passado traz consequências para todas as áreas da economia e, sobre tudo, para o mercado de trabalho.

Ela ainda ameaça a carreira demuito profissionais, causando clima de insegurança nas empresas e aumentando o número de demissões e férias coletivas. De acordo comdados doMinistério do Trabalho, somente em dezembro houve redução de 654.946postosdetrabalhoe, em BeloHorizonte, a taxa de desemprego em abril foi de 10,8%, 5,9% a mais do que no mês anterior.

Para quemestá começando a vida profissional ou adaptandosuacarreira devido às mudanças impostas pela crise, é importante saber quais sãoas alterações causadas por esse período.

As demissões obrigaram e ainda obrigammuitos profissionais a darem outro rumo a suas carreiras, na tentativa de manter uma fonte de renda. A necessidade das organizações se adequarem ao novo cenário do mercado faz com que alguns setores profissionais se tornem menos valorizados enquanto outros ficam em alta. É o caso das áreas de engenharia, geologia e ciências da computação, segundo Glória Meireles, presidente da seção mineira da Associação Brasileira de RecursosHumanos (ABRH).

Ela acredita que também há cargos em alta para profissionais de nível médio como mestres de obras, soldadores, eletricistas e outros ligados à construção civil. Em baixa, por exemplo, estão as áreas ligadas a investimentos e propaganda. “As empresas de recrutamento estãoatuandomais com outplacement e replacement, ou seja, ajudando os profissionais demitidos a se recolocarem”, afirma.

A consultora da Leme Consultoria, Eliane Cabral, afirma que, ao redimensionarem as equipes, muitas empresas têm optado por estagiários e pela terceirização de serviços como limpeza e telemarketing. Para ela, a grande questão tem sido como escolher que fica e quem sai. “As empresas querem perpetuar seu patrimônio e manter seucapital intelectual e, para isso, identificam os profissionais com chances de melhoria”, diz Eliane conta que as empresas de recrutamento tiveram prejuízo nos primeiros meses de 2009, não apenas pela falta de vagas, mas também de profissionais capazes de assumir responsabilidades e gerar resultados.


E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


plugins premium WordPress