Cada vez mais a cobrança da sociedade em cima das empresas para que elas sejam sustentáveis aumenta, mas mesmo assim, muitas não sabem ao certo o que significa ser uma empresa “verde”. Apesar de poucas terem profissionais exclusivamente dedicados a questões ligadas à sustentabilidade e gestão em meio ambiente, há medidas que são essenciais serem tomadas, como por exemplo, economizar recursos como água, energia elétrica e papel.
O sócio-diretor da De Biasi Auditores Independentes, Enio De Biasi, deixou algumas dicas para ajudar as empresas a adotar uma postura mais verde e sustentável, de forma realista, sem ter impacto nos negócios, confira:

1. Crie ambientes de trabalho que viabilizem projetos com foco em sustentabilidade, como a escolha de dispositivos que serão usados, local aonde seus funcionários serão alocados e o desempenho dos espaços de trabalho.

2. Mantenha regras que controle as emissões de carbono e, se possível, neutralize-as, plantando árvores, por exemplo.

3. Adotes políticas de gerenciamento de energia desenvolvendo sistemas de monitoramentos, desligando equipamentos eletrônicos (como computadores e impressoras ao deixar) o posto de trabalho e trocando as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes.

4. Substitua as sacolas tradicionais, de plástico, pelas biodegradáveis, caso você precise utilizar na empresa. Caso seu negócio crie lixo tóxico, contrate empresas responsáveis pela coleta para saber como deve ser o descarte. Isso vale para o descarte de pilhas, celulares, computadores e lâmpadas.

5. Procure saber, ao contratar um fornecedor, os métodos utilizados por ele, como por exemplo, se ele utiliza meios legais para vender seus produtos e se cumpre as legislações ambiental e trabalhista.

6. Torne seus cartões de visita “verdes”. Como? Trocando os papéis comuns de impressão pelos reciclados, além de utilizar tintas a base de soja.

7. Instale um software para economizar na impressão e eliminar as máquinas de fax. A impressão de documentos, e-mails e páginas da internet consome muito papel e tinta.

8. Melhore a sala de descanso para evitar desperdícios de materiais como papéis, copos e talheres de plástico. Ensine seus funcionários a utilizar canecas reutilizáveis para beber água e café.

9. Aprimore os equipamentos do seu escritório, ao invés de trocá-los. Tente usá-los por maior tempo possível, economizando dinheiro e diminuindo a quantidade de lixo. Mas não sacrifique o bom desempenho, faça upgrades nas máquinas, mas se necessário, compre novas.

10. Pense verde na hora de trocar os móveis ou materiais do escritório. Dê preferência a peças e utensílios compostos por materiais reciclados ou madeiras certificadas.

Fonte:RH Central, 08/08/2012

plugins premium WordPress