Patrícia Bispo

A informática virou uma ferramenta auxiliar para muitos profissionais. E para o RH, esta realidade não poderia ser diferente. Hoje, cada vez mais, vemos os avanços tecnológicos otimizarem os serviços prestados pelas organizações e conseqüentemente, influenciarem o aumento da produtividade e o fortalecimento da competitividade. Atrelada às constantes transformações, o mercado começa a se convencer de que esses recursos não vieram apenas para beneficiar grandes organizações, uma vez que também são acessíveis às pequenas e médias empresas.

“Hoje, vejo a informática separada em duas camadas: a primeira oferece sistemas repletos de tecnologia de ponta, economicamente acessível apenas para uma elite. Porém, existe uma outra camada onde se encontra a maioria das organizações, inclusive muitas de grande porte. Para esta classe, existem soluções com custos mais baixos, mas com uma excelente tecnologia. Neste segundo exemplo, vale salientar, que os sistemas precisam ter como principal componente a criatividade técnica, para suprir alguns recursos tecnológicos”, explica o diretor da AncoraRh Informática, Rogerio Leme.

Segundo Leme, infelizmente alguns profissionais de RH ainda acreditam que não precisam e nem necessitarão dos benefícios oferecidos pela tecnologia. “Alguns acham que devem se dedicar apenas às Ciências Humanas e que a informática está relacionada apenas às Exatas”, complementa Rogerio ao salientar que isto é um grande engano, pois ótimos produtos estão atendendo às necessidades de vários departamentos de RH.

Para justificar a sua defesa, no que se refere à informatização do RH, Rogerio explica que todo o processo de informática possui duas etapas: o operacional e o gerencial. Na primeira, são observadas as simplificação de metodologias, ganho de tempo e o aumento da eficiência e da eficácia. Já no gerencial, os resultados decorrentes ao processo implementado estarão disponíveis aos gestores de RH.

“Podemos resumir que as empresas com o RH informatizado certamente já evoluíram na conquista desses objetivos e isso possibilita que elas invistam ainda mais no RH, pois é necessário saber quantos colaboradores a empresa possui e seu perfil detalhado, quais as necessidades que eles possuem, quem são os líderes da empresa e qual o seu perfil. Com isso, é possível construir uma forte base de dados para aplicar na área de RH”, complementa.

Além da redução de custo, outro fator também tem colaborado para a popularização da informática na área de Recursos Humanos: as grandes vantagens oferecidas por este recurso. Em termos operacionais, Leme cita os softwares que são destinados, por exemplo, às folhas de pagamento, que estão diretamente ligadas à saúde financeira da empresa e ao bolso do trabalhador.

“Ter também um sistema informatizado de R&S proporciona vários benefícios, como o poder de avaliar mais currículos em menor espaço de tempo, economizando inclusive recursos de captação. Um exemplo prático, são os produtos que desenvolvemos para R&S que eliminam 100% dos papéis e que trata os currículos recebidos por e-mail a um custo operacional extremamente acessível”, afirma Rogerio.

Dentre os softwares desenvolvidos pela AncoraRh, ele destaca o SPA – Seleção de Pessoal AncoraRh, voltado para Agências de Emprego e Consultorias de RH, onde os currículos digitados são substituídos pela digitalização dos documentos, através do scanner. “Nesse caso, nosso cliente ganha agilidade, pois com os currículos no banco de dados, qualquer palavra que conste no corpo do currículo pode ser localizada por função, o que facilita a identificação do candidato por perfil para o cargo.

De acordo com Leme, a informática também tem se popularizado no mercado, porque os consumidores têm recorrido a algumas alternativas interessantes, dentre elas, a locação de softwares.
“Quando uma empresa faz a aquisição de um veículo, por exemplo, há um valor a ser investido que na hora da venda é recuperado, claro que proporcionalmente à depreciação do veículo. Se a empresa comprar um software, ela não repassa esse produto para terceiros quando não tiver mais necessidade da prestação do serviço. Ou seja, a organização dispôs de um valor inicial que sequer poderá recuperar em parte. Digo na brincadeira, que o software é um ativo tão fixo que chega a ser permanente”, finaliza o diretor da AncoraRh Informática, ao acrescentar que a locação é uma prática que ganhará força com o passar do tempo.

Fonte: RH.COM.BR

link: http://www.rh.com.br/ler.php?cod=3450


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