Patrícia Bispo

A partir da década de 90, o mercado tecnológico abriu-se definitivamente para o mundo. As organizações ficaram frente a uma verdadeira revolução, pois o volume de informações aumentava todos os dias e surgia em todas as partes do planeta. Para as empresas, só restou uma opção: enquadrar-se a este novo cenário ou serem sufocadas pela concorrência.
 
Dentro dessa realidade, a área de RH também foi obrigada a acompanhar as mudanças e isso significou correr contra o tempo e assimilar novos conhecimentos, notadamente aqueles gerados pela tecnologia. Mas, isso não ficou apenas restrito às grandes corporações. As empresas do trabalho temporário também tiveram que acompanhar o ritmo globalizado e o resultado tem sido evidenciado através da adoção de novas ferramentas que facilitam o andamento dos processos relativos à área.

Para se ter uma idéia do que o mercado das empresas de trabalho temporário significa para o Brasil, segundo levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, até 2002 existiam no país cerca de 800 organizações deste segmento, com quase 1.200 escritórios distribuídos em todo o território nacional. Isto serve para se ter uma noção da contribuição que estas empresas representam em relação ao fornecimento de mão-de-obra.

Mas este universo de empresas de trabalho temporário tem buscado na tecnologia o respaldo necessário, para captar profissionais qualificados. “Poderia afirmar que todas as áreas foram beneficiadas com a informática. Os departamentos Pessoais e a área administrativa foram as mais fortalecidas com as novas tecnologias. Poderosos softwares foram desenvolvidos para processar folhas de pagamento, benefícios e todas a rotina que temos que enfrentar”, destaca o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário – Asserttem, Necésio Tavares.

Ele destaca que nos processos de R&S, o uso dos anúncios eletrônicos de vagas e os softwares de mensuração psicológica têm facilitado o trabalho de seleção e adequado as pessoas às áreas disponíveis. Além disso, Tavares destaca que as empresas de trabalho temporário possuem condições de armazenar um grande volume de currículos, tendo inclusive um acesso mais rápido e eficiente quando é preciso recorrer aos bancos de dados. “Com isso, temos facilidade de interação com o cliente que solicita o profissional e através do e-mail podemos encaminhar os currículos para análise.

O presidente da Assertem comenta ainda que existem no mercado softwares, como o SPA da AncoraRh Informática que oferece benefícios significativos. “Por utilizar a tecnologia do Reconhecimento Ótico de Caracteres – OCR, esta ferramenta reduz de dez para um minuto e meio, o tempo necessário para introduzir um currículo no banco de dados. Assim, a constituição e a manutenção ficam facilitadas. Um outro recurso muito valioso desse sistema é a possibilidade de se administrar o relacionamento com os clientes, pois permite o monitoramento do processo como um todo. Pelo fato de estar em rede, o software possibilita ainda que todos dentro da empresa tenham acesso imediato a qualquer informação a respeito do cliente”, resume Tavares.

Para o diretor da AncoraRh Informática, Rogerio Leme, para quase tudo existe um sistema disponível no mercado. Para as empresas de trabalho temporário, por exemplo, um dos destaques tem sido os sistemas de pagamento integrados com o faturamento financeiro e contábil, como os que são oferecidos pela Ginfor, além do SPA que elimina 100% dos papéis, sem que haja digitação. Esta ferramenta gerencia todo o relacionamento comercial com o cliente que inclui desde vagas, propostas, contratos, serviços, acompanhamentos, telemarketing, entre outros.
 
Quando menciona os benefícios trazidos pela tecnologia, Leme destaca principalmente a aquisição do conhecimento. “Não há nada mais amplo do que o conhecimento, pois somente com os recursos tecnológicos você poderá enxergar sua empresa e visualizar as vantagens e os pontos que precisam ser melhorados, com a rapidez que o mercado exige. Assim, você conseguirá atender melhor o cliente, conhecer suas necessidades, evitar erros, ganhar confiança e fidelidade do cliente”, comenta o diretor da AncoraRH Informática.
 
Leme ressalta ainda que a tecnologia está presente para todas as empresas e estas, por sua vez, possuem peculiaridades e são diferentes. Cabe às organizações usar a criatividade, pois os recursos oferecidos pela informática são frios e precisam ser usados com inteligência. “Este será o diferencial. Ou as empresas recorrem à tecnologia ou estão fadadas a serem extintas do mercado. O volume de informações é muito grande, o tempo é mínimo, o custo operacional deve ser reduzido. O incrível é que algumas empresas ainda vêem na tecnologia um custo, enquanto deveriam considerá-la como a principal ferramenta para alavancar os negócios”, conclui.

Fonte: RH.COM.BR

link: http://www.rh.com.br/ler.php?cod=3620&org=2


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