As empresas buscam talentos que se tornem o diferencial no dia a dia, ou seja, pessoas que agreguem valor através de iniciativas que solucionem e até mesmo se antecipem problemas que possam prejudicar o negócio. Muitas vezes, esses profissionais tão “cobiçados” já foram contratados, mas estão no anonimato porque enfrentam barreiras para revelarem o valor que possuem. Alguns deixam de mostrar o potencial por falta de oportunidade e outros porque sentem receio de se exporem diante do líder e dos demais colegas de trabalho. Resultado: perdem oportunidades para ascenderem profissionalmente. A seguir, listo algumas sugestões que podem ser adotadas por qualquer pessoa que queira conquistar “seu espaço ao sol” e que é capaz de lidar com situações adversas que ocorrem nas empresas.

1 – Conheça o negócio da empresa em que você atua. Não fique restrito apenas às suas atividades e ao seu departamento. Tenha uma visão do real sentido da empresa que você trabalha. Por isso, leia com atenção o site oficial da empresa e os canais oficiais de comunicação interna. Consulte matérias que venham a ser veiculadas pela empresa e que tenham focado a sua organização. A partir do momento em que você compreende o negócio, tem propriedade e segurança para falar sobre ele.

2 – Se sua timidez tornou-se um agente inibidor da sua ascensão profissional, lembre-se que nem sempre as pessoas que se destacam hoje foram bons oradores. Muitos enfrentaram esse obstáculo através de técnicas que podem ser utilizadas por você.

3 – Treinar faz bem. Quando você for apresentar um projeto, coloque-se diante do espelho e faça uma breve apresentação, imaginando-se estar no ambiente de trabalho. Chame algum parente, um amigo que possa ouvi-lo e depois de fazer essa breve exposição, peça a opinião sincera deles. Dessa forma, você poderá identificar os pontos fortes que possui, bem como aqueles que precisam ser aprimorados ou desenvolvidos.

4 – Torne-se um bom comunicador tanto para apresentar suas ideias quanto para ouvir e respeitar a opinião dos colegas de trabalhos e de outros profissionais que não comunguem das suas convicções.

5 – Busque o desenvolvimento na esfera técnica e comportamental. Logicamente que o conhecimento contido nos livros e em outras fontes de consultas são indispensáveis para realizar suas atividades. Contudo, saber lidar com pessoas tornou-se um quesito indispensável para se manter no mercado.

6 – Acredite em si e eleve sua autoestima. Você será capaz de agregar valor através do seu talento, das suas iniciativas. Não desista na primeira alternativa que não deu certo. Se você não se valorizar, quem lhe dará valor? Isso vale tanto para o campo pessoal quanto profissional.

7 – Converse com profissionais que lhe despertam admiração. Troque ideias com eles sobre assuntos relacionados ao trabalho, como também outras temáticas que sejam de interesse comum. Lembre-se que sempre aprendemos algo ao nos relacionarmos com outras pessoas e mesmo quando não nos “damos conta”, o processo de aprendizagem está em andamento.

8 – Utilize as tecnologias que estão ao seu alcance para se manter informado sobre sua profissão, o mercado e os temas relevantes para o campo corporativos. As redes sociais, quando bem utilizadas, tornam-se recursos de grande valia para os talentos que buscam conhecimento.

9 – Se as inovações o assustam, fique tranquilo porque você não é o único a ter essa reação. Tudo aquilo que faz o indivíduo sair da zona de conforto provoca certo receio. “Fazer de conta” que as inovações não afetarão a sua vida, é apenas aumentar um problema que virá à tona cedo ou tarde.

10 – Aprenda com os seus erros e com os equívocos que são cometidos por outras pessoas. Existe uma frase que diz: “A história se repete”. Mas, o ser humano possui o livre arbítrio para evoluir e fazer um futuro diferente e melhor, quando ele para e pensa sobre os fatos que ocorreram, principalmente, aqueles que o envolvem diretamente.

Por Patrícia Bispo

Fonte: RH.com.br

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