Nome: Telefone sem fio
Objetivo: Trabalhar os ruídos na comunicação
Material Necessário: Humano.
Procedimento: Dividir os participantes em dois grupos com igual número de participantes que deverão sentar-se frente a frente em fila. Numa das extremidades, entre as duas fileiras posiciona-se o instrutor. O instrutor deverá então falar uma palavra ou frase no ouvido dos dois primeiros participantes, que deverão passá-la adiante e assim sucessivamente. O último jogador da fileira ao receber a mensagem, deverá levantar a mão acusando seu recebimento e reproduzi-la para sua verificação. Ganha o jogo o grupo que ao final de três partidas fizer o maior número de pontos pela velocidade e precisão.
Observações: QUESTÕES PARA DISCUSSÃO : 1. A mensagem chegou certa ? O que pode ter interferido? 2. Em que momentos houve a interferência? Quais motivos levaram à ocorrência do fato? O que poderia ser feito para evitá-la? 3. Como ocorre a transmissão de informações na empresa? Há falhas? 4. Quais os principais ruídos que interferem na comunicação dentro das empresas? 5. É fácil descobrir onde ocorreu a falha na comunicação interna? 6. O que é mais importante descobrir onde falhou ou por quê falhou? (achar os culpados ou atuar nas causas)
Enviada por: AncoraRh
Data: 04/01/2006