Encante a sua Plateia – (Técnicas de Oratória)

Avaliação de Desempenho com Foco em Competência
Comunicação Interna – Planejando o Endomarketing Objetivo
A capacitação de pessoas no ambiente corporativo é um campo profissional em mudança, na medida em que a educação permanente vai ganhando um espaço definido no contexto profissional.
Este contexto é cada vez mais exigente principalmente para os agentes da formação (líderes de equipe e profissionais de Recursos Humanos) que necessitam desenvolver competências específicas para responderem aos novos desafios para além do modelo escolar formal, o que significa adotar uma  postura muito mais participativa, vivencial e humorada para marcar na memória dos presentes seu objetivo maior.
Para tanto, os objetivos desse trabalho se resumem em:
1. Desenvolver nos participantes o domínio e o aprimoramento das técnicas de apresentação em público e formação de adultos para capacitarem equipes para o negócio, tanto quanto desenvolverem as suas habilidades para conduzir reuniões, expor projetos, divulgar estratégias, e energizar pessoas para o alcance de resultados.
2. Aprimorar a construção dos instrumentos de apoio (plano de aula e guia do encontro) e recursos visuais para projeção em multimídia (formato .ppt) para facilitar a introjeção dos conceitos propostos.
3. Aplicar uma metodologia que permita que o encontro seja significativo e inesquecível, (que consiga gerar continuidade da formação e não paralisar o seu ciclo), respeitando o perfil dos palestrantes.
4. Implementar instrumentos de mensuração dos resultados da formação, de capacitação e desenvolvimento de pessoas.

Metodologia

Construtivista, Cognitivista.
A metodologia adotada será capaz de despertar o interesse, desenvolver competências tidas como insatisfatórias; melhorar a autoestima na percepção não distorcida do papel do palestrante/facilitador e fortalecer o compromisso frente às futuras ações a partir do conhecer, decidir, praticar e incorporar. Deste modo, as pessoas aprendem melhor, lembram o que aprenderam com maior exatidão e por mais tempo (retenção) e são mais capazes de usar o que aprenderam para melhorar seu desempenho (transferência). Simulações de apresentações individuais com feedback de desempenho.

Conteúdo Programático

• Mecanismos da Aprendizagem (como o adulto aprende)
• Compreendendo a importância do dizer, mostrar e envolver
• Flexibilizando-se para atender as necessidades implícitas do público-alvo (DISC)
• Criando um ambiente motivacional e permissivo à aprendizagem
• Planejamento, Organização e Controle
• Traçando o propósito da apresentação (plano de aula, guia do encontro para não perder os objetivos)
• Estudando a audiência e definindo os recursos de retenção da atenção
• Harmonizando-se e definindo a disposição do local
• Controlando o tempo da apresentação
• Maneiras facilitadoras para iniciar a apresentação
• Como manter a atenção da platéia
• A arte da empatia
• Comunicação na dimensão física (voz, expressão corporal, aparência)
• Comunicação na dimensão intelectual - califasia e retórica (vocabulário, gramática, expressões condutoras de raciocínio, etc…)
• Comunicação na dimensão emocional (equilíbrio: relacionamento, lidando com interrupções, participantes apáticos/dispersos/resistentes)
• Comunicação Escrita (o que os seus slides falam sobre você?) - Modos exemplares de construção
• Mensuração de resultados do treinamento e/ou  reuniões
• Simulações da apresentação com interação da platéia, gravadas, com troca de feedback (auto e intergrupal) e avaliação de performance com mensurando da eficácia (início e fim do encontro)

Público Alvo
Profissionais interessados em adquirir competências no campo da comunicação interpessoal.

Carga horária
24 horas

Facilitadora: Marcia Vespa

Diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria. É Psicóloga, com extensão em psicodrama, pós graduada em marketing de negócios, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e Coach com formação e certificação internacional pela ICI. Co-autora do livro Gestão do Desempenho integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard, com Rogerio Leme, publicado pela editora Qualitymark. Atua há 20 anos como gestora na área de recursos humanos desenvolvendo  projetos voltados à capacitação de profissionais para o ambiente corporativo, alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.  Foi responsável pela áreas de recursos humanos, T&D e educação corporativa através do e-learning, da Zip.Net, PrimeSys e Academia Global, empresas pertencentes ao Grupo Portugal Telecom e Gráficos Sangar. Como consultora apresenta expressiva atuação em empresas como 3M do Brasil, PPG Industrial Tintas e Vernizes, Mark Up, Vivenda do Camarão, Noah Gastronomia (Blue Tree Hotels), Gafor, Invitrogen, ABCIC, VR Vales, com trabalhos dirigidos a capacitação de líderes, formação de educadores internos, venda consultiva, atendimento a clientes, negociação, coaching, entre outros. Também desenvolve eventos motivacionais para celebração de resultados, convenções de vendas e reuniões de divulgação do plano estratégico.

Facilitador: Ivandel Alves

Consultor sênior pela Leme Consultoria, jornalista e publicitário, com mais de 30 anos de carreira. Assessor de comunicação e imprensa junto a multinacionais e empresas nacionais de grande porte, bem como de personalidades das áreas médica, jurídica e política; atuou em emissoras de TV, rádio e mídia impressa. Dentre as empresas para as quais presta ou prestou serviços, entre outras, destacam-se: Dow Chemical, Globo, Folha de S. Paulo, Miksom, Goodyear, NEC, Inmind, Gazeta, Abimaq, Ponte Aérea, Roland, Tralbomatic, Cofap, Ford e Instituto de Comunicação Reinaldo Passadori. Pós-graduado em Ética e Legislação nos Meios de Comunicação, cursou especialização em “Criatividade em Comunicação com Programação Neurolinguística” pela Associação Brasileira de PNL, “Professional Selling Skills”, pela Dow Chemical, “Scripts em Telemarketing”, pela Associação Brasileira de Telemarketing e Técnicas de Desenho e Criação Publicitária” pela Escola Panamericana de Arte. Especialista no desenvolvimento de executivos em técnicas de apresentação em público.

home

Voltar

Contato

Agenda

Twitter

rss
Home Voltar Contato Agenda Twitter RSS
Treinamentos Abertos
e In Company
Treinamentos Abertos
e In Company
Procure no Site da Leme
Selecione um Idioma
O Vagasnaweb.com é um Portal Gratuito de Divulgação de Vagas e Captação de Currículos mantido pela Leme Consultoria
R.Curitiba, 65
Pq Erasmo Assunção
Santo André - SP - 09271-480
Clique aqui e veja como chegar na Leme
Twitter rss