Seria maravilhoso se o RH tivesse uma bola de cristal para consultar quando surgissem dúvidas sobre como melhorar a gestão tanto para atender às expectativas da empresa quanto dos colaboradores. Outra ótima pedida: ter uma lâmpada mágica, daquelas do Aladim, para fazer uns pedidos especiais para um gênio. Mas, como a ficção não se aplica à rotina do profissional de Recursos Humanos, a melhor alternativa continua sendo acompanhar o mercado e ficar antenado às tendências que estão em evidência.
Para este ano, você já pesquisou quais serão as ações que mais devem ser adotadas para deixar os colaboradores motivados, engajados, com performance elevada e, ainda por cima, atrair e reter as mentes que fazem o diferencial para o negócio? Inclusive, repassamos uma informação valiosa para você: levantamento da Gallup destacou que pessoas motivadas conseguem ser 17% mais produtivas e têm uma taxa de absenteísmo 41% menor do que colaboradores desmotivados.
Aqui, no Papo de RH, selecionamos algumas das práticas que irão se destacar no decorrer de 2024. Bora a elas?
Aproveitando o espaço dado pelo item anterior, para quem pensa que falar sobre a saúde emocional e mental dos colaboradores é bobagem, aqui vai um alerta: em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertaram para a necessidade de ações concretas para lidar com as questões de saúde mental com foco na população ativa. Naquela ocasião, foi destacada a preocupante estimativa de que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos todos os anos, em decorrência de problemas relacionados à depressão e à ansiedade que custam à economia mundial cerca de um trilhão de dólares.
Gostou do artigo? Compartilhe!
Este material está licenciado pela Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Permitida a reprodução do artigo desde que citada a fonte e/ou link. Contate-nos para autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em lemeconsultoria.com.br/faleconosco/.