Imagine que sua empresa contratou um funcionário para fazer uma atividade e, no decorrer do tempo, ao observar e avaliar o desempenho deste colaborador constata que ele não está atendendo às expectativas que foram depositadas nele. Então, o líder chega até o colaborador e é categórico ao afirmar que a entrega oferecida pelo liderado foi negativa e faz “cobranças”. No entanto, o funcionário simplesmente diz que durante o processo seletivo ele não foi informado sobre o que ele deveria realmente “entregar” durante as atividades laborais.
Agora, imagine a seguinte situação: uma contratação foi efetivada e depois de algum tempo, o gestor constatou que um profissional que faz parte da equipe dá o máximo de si para alcançar as metas. Por outro lado, a performance sempre fica abaixo do esperado porque ele acumula várias responsabilidades que não fazem parte das atribuições do cargo e está sobrecarregado.
Os dois cenários descritos acima não são favoráveis nem à organização e tampouco ao colaborador. Contudo, ambos podem ser evitados desde que a empresa tenha uma bem estruturada Descrição de Cargos, ou seja, um documento criado pela área de Recursos Humanos que oferece informações claras sobre as competências consideradas essenciais a cada função existente na organização e como deve ser a rotina de cada pessoa que integra o quadro funcional.
Na prática, a partir da Descrição de Cargos, tanto o contratante quanto o contratado têm em mãos um documento formal e que serve de referência no momento de “cobrar” e de “ser cobrado”. Isso fortalece as diretrizes sobre o que a empresa espera daqueles que são contratados como também permite que os gestores tenham respaldo para delegar responsabilidades adequadas às demandas de cada cargo.
É interessante citar, ainda, que a Descrição de Cargos é um importante instrumento que oferece segurança jurídica para as empresas, uma vez que torna a relação de trabalho clara para o contratante e o contratado. Isso é possível porque a Descrição de Cargos bem elaborada contém os cargos e o Código Brasileiro de Ocupações, cumprindo o que foi estabelecido pela reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que regulamenta as relações do trabalho urbano e rural. Diante de tamanha importância, quando a Leme é contratada para realizar a Descrição de Cargos de uma empresa, os especialistas da consultoria sempre elaboram este documento respeitando todos os aspectos da Legislação Trabalhista Brasileira, incluindo o CAGED e o eSocial.
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