Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental
Prefácio, por Paula Falcão

Muito se tem falado sobre a necessidade do RH assumir uma posição estratégica nas organizações. Há um ou dois anos houve até um fórum sobre “Por que poucos diretores de RH se tornam presidentes?”. Todo o trabalho de Rogerio Leme, especialmente este livro, pode ajudar o profissional e as áreas de RH que realmente estão interessadas em se tornarem estratégicas.

Sabemos que a palavras estratégia vem do latim, “strate guia”, a estrada que guia, que caminho vamos tomar. E podemos afirmar sem sobre da dúvida que o caminho que toda e qualquer empresa deseja tomar é aquele de maior eficiência e eficácia possível:

Ótimos resultados com o menor custo, numa visão de curto, médio e longo prazos.

Este livro ajuda o profissional a fazer isso de várias maneiras, mas eu gostaria de citar algumas que me chamaram especialmente a atenção. Primeiro, claro, a metodologia do Rogerio de Gestão por Competências, uma das melhores disponíveis atualmente. Um dos meus trabalhos é o de criação de jogos customizados e sou constantemente chamada para criar jogos cujo objetivo é ajudar os colaboradores a entenderem e se desenvolverem através de modelos de gestão por competências nos quais a empresa investiu muito tempo e dinheiro, mas que ninguém consegue entender. Isto nunca me aconteceu quando a metodologia do Rogerio foi utilizada.

Depois, a quebra de paradigma em fazer com que o profissional de R&S deixe de levantar o perfil da vaga, substituindo pelo uso da descrição da função.

Além disto, a explicação detalhada de como transformar cada indicador do inventário comportamental em pergunta para a entrevista e a maneira matemática e científica de apurar os resultados destas entrevistas.

A metodologia é simples e eficaz, podendo trazer um enorme ganho de qualidade no trabalho. Tenho certeza que quem está iniciando a leitura deste livro agora vai adorar e recomendo a implantação imediata em sua empresa: o ganho será enorme além de abrir caminho para uma fácil implantação de outros modelos modernos e eficientes de gestão como por exemplo Balanced Scorecard.

Parabéns, Rogério, pela abrangência e profundidade do trabalho! Cada vez fico mais sua fã!

Paula Falcão
Diretora da KDP-Kepler Desenvolvimento de Potencial
Conferencista Internacional e consultora empresarial e
educacional desenvolvendo jogos empresariais, programas
de treinamento e consultoria em gestão empresarial, sempre
aplicando técnicas de enfoque sistêmico.
Autora do livros Criação e Adaptação de Jogos em T&D, Qualitymark, 2003 e co-autora de Manual Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, Pearson, 2006, Focalização de Jogos em T&D, Qualitymark, 2002, Manual de Gestão de Pessoas e Equipes – Estratégias e Tendências, Editora Gente, 2002.
paulafalcao@kdpkepler.com.br
(11) 5031-9098
www.kdpkepler.com.br

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail