fbpx

Biblioteca de Recursos de Capacitação
e Opções de Aprendizagem

Intensifique, economize e amplie as ações de desenvolvimento de seus profissionais
 

Economize na capacitação dos colaboradores e facilite o processo de montagem dos Planos de Desenvolvimento Individual


FORTALECER O AUTODESENVOLVIMENTO PARA MELHORAR O DESEMPENHO

Trilhas

O profissional do futuro é aquele que é ágil para aprender e se adaptar; para isso, precisar buscar seu próprio desenvolvimento. A empresa de futuro é aquela que apresenta os caminhos pelos quais o colaborador pode percorrer, visando o aumento da velocidade e da qualidade da aprendizagem dos seus profissionais.

Normalmente, estes caminhos são apresentados aos colaboradores durante o processo de feedback, dado após uma avaliação de desempenho ou de competências, no momento da montagem do PDI – Planos de Desenvolvimento Individual.

E é justamente neste ponto que muitos projetos ficam pelo caminho, porque tanto o líder quanto o liderado não possuem conhecimentos ou experiência suficiente para escolher quais as ações ideais para desenvolver uma determinada competência comportamental.

 

BIBLIOTECA DE T&D: Conhecimento ágil e acessível aos seus profissionais

Modelagem e estruturação de Biblioteca de Recursos de Capacitação para empresas públicas e privadas

 

A Biblioteca de Recursos ou Opções de Aprendizagem é um banco de dados que contempla inúmeras ações para o desenvolvimento de competências comportamentais dos colaboradores, tais como: vídeos, livros, artigos, sites, entre outros recursos. Portanto, líderes e liderados podem lançar mão da Biblioteca de Recursos para a elaboração de um PDI aderente e executável.

Por meio de uma Curadoria de Conteúdos qualificada, a Biblioteca de Recursos de Aprendizagem da Leme fornece os elementos necessários para PDIs assertivos, permitindo a participação direta dos gestores no desenvolvimento de seus colaboradores – mesmo que tais gestores não possuam as competências ideais para o desenvolvimento de pessoas. Na prática, é o fim do jogo de “empurra” dos gestores diante da elaboração de PDIs, liberando o RH de ser o único responsável pelo desenvolvimento das equipes.
A variedade de recursos é importante, bem como o estabelecimento das relações entre as competências desejadas para cada atividade e os comportamentos esperados para o exercício das funções. Proporcionar alternativas de acesso ao conhecimento é fundamental para fortalecer a cultura do autodesenvolvimento e facilitar o processo de aprendizagem na organização, com maior eficiência e redução de custos nas ações de evolução dos profissionais.


As Pessoas SÃO diferentes e aprendem de formas DIFERENTES



 
Conheça a Biblioteca de Recursos personalizada da Leme Consultoria. Ligue para (11) 4401-1807 e converse com a gente: você está a poucos passos da solução para o seu projeto.

 


 

FAQ | Perguntas Frequentes

(clique sobre a pergunta)

A Leme Consultoria estuda as competências e os indicadores que a organização já tem mapeados e elabora um banco de alternativas de aprendizagem para cada competência comportamental. Visando à otimização dos custos agregado à assertividade do desenvolvimento humano, muitos dos recursos indicados pela Leme são de utilização gratuita.

Sim! Quando o mapeamento comportamental já contempla os indicadores, é possível recomendar opções de aprendizagem por indicador e, dessa forma, o método fica mais preciso. Por outro lado, se há apenas as competências comportamentais para serem trabalhadas, a indicação de opções de aprendizagem fica mais genérica mas, ainda assim, é possível.

Sim, é possível! A Leme realiza um diagnóstico para compreender quais são as principais “dores” da organização, alinhado à estratégia organizacional ou MVVE. Assim, é possível elaborar uma Biblioteca de Recursos para solucionar as necessidades de desenvolvimento identificadas no diagnóstico. Mas, é importante considerar que será um processo mais abrangente e genérico.
Outro caminho para chegar a um modelo mais preciso da Biblioteca de Recursos é identificar as competências comportamentais e seus respectivos indicadores de forma clara, acessível e com reduzida subjetividade, com o Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências. Saiba mais sobre esse método clicando aqui.

Não, pois a elaboração da Biblioteca de Recursos requer conhecer a cultura da organização contratante, qual a Missão, a Visão, os Valores e a Estratégia Organizacional, o perfil dos gestores e dos colaboradores. Por isso, mesmo nas empresas que não têm competências comportamentais mapeadas, é necessário realizar o diagnóstico para identificar essas características. Estes detalhes permitem que a Leme personalize cada biblioteca entregue. E essa característica se aplica a todos os projetos oferecidos pela empresa.

Rogerio Leme

As Trilhas de Aprendizagem são “um conjunto de ações que permitem que o colaborador (o usuário da trilha) adquira conhecimentos, aumente suas competências, recorra a um banco de informações, que são base da gestão do conhecimento, para promover seu desenvolvimento de forma estruturada à realidade organizacional.”
Portanto, a Biblioteca de Recursos é um dos componentes da Trilha de Aprendizagem, que congrega muitas ações de desenvolvimento comportamental para os colaboradores, inclusive a atuação de mentores que ajudam a acelerar a aprendizagem. Veja mais aqui.

 

 

DÚVIDAS? FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

Contate-nos para maiores informações e
descubra tudo o que a Leme pode fazer pelsua Organização

Contate AGORA

 

 

Leme 22 anosExperiência: a diferença entre tentar e FAZER
Mais de duas décadas de atuação e centenas de empresas atendidas, públicas e privadas, dentro e fora do país.