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Cenário
Ainda é muito comum encontrarmos deslizes cometidos na redação profissional, caracterizados por situações reais de trabalho, na forma de cartas, memorandos, trechos de relatórios, mensagens e circulares. Emails mal redigidos, sem objetividade é uma constante nas empresas. Propomos comparar a forma usual e a correta para que sejam identificados os equívocos na escrita, elementos empobrecem o texto comercial. É necessário que se instaure a habilidade para usar a linguagem com precisão efetivando a comunicação empresarial.

Objetivo
Comparar a forma usual ao ideário padrão para a escrita comercial, construindo um inventário para o melhor reconhecimento dos equívocos apresentados na escrita.
Promover a redação comercial eficiente e de impacto favorecendo as articulações comerciais.

Metodologia
Os tópicos serão desenvolvidos por meio de exposição dialogada. Os participantes poderão trazer dúvidas de seu dia-a-dia e vários casos servirão de base para análise e construção de textos tanto orais quanto escritos. A avaliação será contínua dentro dessa carga horária.

Conteúdo Programático
1. Correspondência Comercial
• Vencendo o medo de escrever:
      • Como desenvolver ideias com sucesso.
• Planejamento e Elaboração do texto moderno:
      • O poder da argumentação e da persuasão;
      • Comunicação interna/ externa;
      • Atas e Relatórios.
• Iniciando e Encerrando uma carta comercial (Saudação, Data e Assinatura):
      • Destinatário e Vocativo;
      • Encerramento e Saudação /Assinatura.

2. O uso correto do email
• A importância do e-mail:
      • Como redigir um e-mail objetivo;
      • A ética e a etiqueta nos emails: escrevendo com elegância;
      • Passos para a construção de textos e e-mails na empresa;
      • Dicas para elaboração de um e-mail coeso e coerente.

3. Estratégias para escrever melhor
• Coesão e Coerência;
• Uso dos conectivos de coesão;
• Argumentação e Persuasão;

4. Gramática aplicada aos textos
• Concordância Verbal e Nominal;
• Colocação de pronomes;
• Pronomes de tratamento;
• Utilização dos pronomes oblíquos;
• Pontuação- os sinais e seu uso,visando à lógica e à clareza;
• Acentuação gráfica;
• Normas do Novo Acordo Ortográfico;
• Particularidades da Língua: Vícios/ Ambiguidades e Modismos.

Público Alvo
Secretárias executivas

Carga Horária
Versão ideal: 16h
Versão reduzida: 8h
Responsável Técnica: Marcia Vespa

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