crédito consignado privado


Pessoas endividadas podem ter seu desempenho funcional impactado em virtude da preocupação com as contas. Mas, a área de Gestão de Pessoas pode ajudar. Conheça o crédito consignado privado.

pela redação da Consiga+ | 03/12/2019


▶ Alguns dados sobre pessoas endividadas e inadimplentes no Brasil são muito preocupantes: no mês de outubro de 2019, segundo a CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, o percentual de famílias com dívidas, em atraso ou não, foi de 64,7% (os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores). Em abril deste ano, segundo o Serasa, havíamos batido o recorde histórico de inadimplência: mais de 63 milhões de endividados no país.

A falta de educação financeira é um problema crônico no Brasil e, para agravar ainda mais esse quadro, são poucas as pessoas que podem contar com alguma ajuda ou o mínimo de orientação sobre o tema. O endividamento afeta o dia a dia do trabalhador, que se vê diante das dívidas, se preocupa com elas e não consegue focar no que realmente importa: em crescer profissionalmente, que é o que poderia tirá-lo da situação em que se encontra.

A preocupação com a falta de dinheiro e com as dívidas pode reduzir em até 15% o desempenho de um funcionário (The Employer’s Guide to Financial Wellbeing 2018-2019, Reino Unido). E mais: 43% dos colaboradores entrevistados em pesquisa realizada pela PwC afirmaram que gastam, no mínimo, 3 horas do expediente refletindo e buscando soluções para os problemas com as finanças pessoais.

Esses dados são impactantes para as organizações também e, então, muitas empresas voltaram o seu olhar para a saúde financeira de seus colaboradores. Assim, ganha destaque no mercado uma modalidade de crédito que oferece taxas de juros mais baixas: o crédito consignado privado.

Para entender melhor sobre essa alternativa, os sócios da Consiga+, Leandro Molina e Victor Loyola, responderam a algumas questões que vão ajudar a área de Gestão de Pessoas das empresas a entender essa modalidade e oferecer mais um meio de ajudar os seus colaboradores. Confira!


O que é o crédito consignado privado?

O crédito consignado privado é uma modalidade que pode ser solicitada pelos colaboradores de empresas privadas. As companhias fazem convênios com instituições que oferecem esse tipo de serviço e, a partir daí, podem disponibilizar essa ajuda a seus profissionais. Os trabalhadores ganham prazos maiores, taxas de juros mais baixas e a comodidade de ter as parcelas descontadas diretamente do seu salário, na folha de pagamento.


Esta é uma modalidade de crédito que pode ajudar o funcionário a economizar?

Uma calculadora que funciona em tempo real dentro da Consiga+ revelou que os mais de 12 mil clientes ativos da empresa já economizaram mais de R$ 35 milhões só este ano em juros que teriam que arcar caso optassem por outra forma de crédito. Vale destacar que, enquanto a taxa de juros para empréstimos pessoais é de 6,7% nos maiores bancos brasileiros, segundo o Banco Central do Brasil, os empréstimos consignados, em sua modalidade privada, cobram taxas com média mensal de 2,7%, valor que varia conforme o segmento da empresa conveniada e o perfil de risco individual de cada colaborador.


Emprestar dinheiro nesta modalidade significa que o colaborador vai ficar superendividado?

Não! Muitas empresas ainda acham que, ao oferecer uma modalidade de crédito ao funcionário, estão colaborando com o seu endividamento excessivo. É uma conclusão equivocada. Hoje, o crédito pessoal está disponível para todos, só que a preços exorbitantes. Na modalidade de consignado privado, 80% dos tomadores de crédito o fazem para quitar outras pendências financeiras. Por se tratar de um produto mais barato, esse crédito ajuda, então, a sanear a vida financeira do colaborador.


“Esta é uma boa oportunidade para que os colaboradores troquem
dívidas caras por dívidas baratas”.

Renan Sinachi,
Diretor de Gestão e Estratégia da Leme Consultoria


Oferecer essa solução aos colaboradores pode sobrecarregar o Departamento de RH?

Não. O crédito consignado privado não prejudica o dia a dia do RH das empresas conveniadas. No caso do convênio com a Consiga+, o processo é totalmente digital, fácil e sem burocracia ou papelada. Além disso, graças à tecnologia usada pela empresa, os clientes têm acesso a uma plataforma exclusiva, prática e customizável, que oferece tudo o que o RH precisa para a aprovação, o acompanhamento e o gerenciamento dos créditos para desconto e integração na folha de pagamento.


Existe a possibilidade de atrelar a modalidade de crédito à educação financeira?

Sim e esse ponto é fundamental, pois uma coisa é fato: não adianta ajudar na consequência se a causa do problema não for solucionada. É por isso que não basta oferecer um crédito a um colaborador sem acoplar um plano de educação financeira com acesso a palestras, materiais educativos e plantões de dúvidas. Muito provavelmente o colaborador não se sentirá confortável para falar sobre problemas relacionados a dinheiro com alguém do RH de onde trabalha. Mas, com um especialista terceirizado, a conversa pode fluir melhor e as pessoas vão aprender a organizar suas contas de maneira efetiva, sem precisar pegar empréstimos futuramente.


Sobre a Consiga +

A Consiga+ é uma empresa de crédito consignado privado que acredita na democratização do crédito no Brasil. Com início das operações em novembro de 2018, já é hoje uma das maiores fintechs do país. Em parceria com o departamento de Recursos Humanos de empresas conveniadas, oferece empréstimo aos funcionários de forma ágil, prática, inclusiva e sem burocracia. Isso com uma taxa de juros bem abaixo do mercado. Uma iniciativa para que os colaboradores possam manter o foco no trabalho, sem se preocupar com dívidas. A empresa ainda faz palestras e oferece plantão de educação financeira para que os clientes aprendam a gerenciar o seu dinheiro. A Consiga+ é fundada por executivos com vasta experiência no mercado, que sabem da importância e da necessidade de fazer o crédito chegar a mais gente. ◼



LINKS RELACIONADOS:

Empresas com melhores práticas em gestão de pessoas: como desenvolvem seus talentos

Por que contratar uma Consultoria em Pesquisa de Clima Organizacional

RH de pequenas empresas: 5 ações de baixo custo ou custo zero!



Licença Creative CommonsEste material está licenciado pela Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Permitida a reprodução do artigo desde que citada a fonte e/ou link. Contate-nos para autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em lemeconsultoria.com.br/faleconosco/.



Acompanhe em primeira mão as novidades da Leme Consultoria e receba notícias, materiais especiais, descontos em treinamentos e muito mais. Clique aqui e faça o seu cadastro!
COMPARTILHE:

 

 

 

FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail