A formação de novos líderes é ponto fundamental para organizações que desejam alcançar resultados superiores por meio de suas pessoas.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 31/8/2018

Formação de novos líderes

Projetado pelo Freepik

▶ Em algum momento da vida, todos nós já nos deparamos com essa frase: “promova seu melhor vendedor para ser gerente. Perca seu melhor vendedor e ganhe um péssimo gerente”. Embora clichê, ela é muito mais real (e cruel) do que gostaríamos que fosse.

A transição do papel de liderado para o de líder precisa ser planejada, tanto para atender aos desejos organizacionais e à dinâmica interna e externa na qual a instituição está inserida, quanto para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na formação de novos líderes, isto é, dos profissionais indicados para assumir uma função de maior complexidade.

Mesmo as pessoas que já nascem com o tal “dom da liderança” precisam ser desenvolvidas. E aqueles que são (bons) líderes em exercício sabem que esse papel exige muitas competências, especialmente na gestão de pessoas. Então, confira algumas dicas que podem ajudar no planejamento de formação de novos líderes ou na escolha de um programa que auxilie esse desenvolvimento:

1. Aplique um diagnóstico que ajude a identificar os profissionais que têm perfil para assumirem cargos de liderança. Algumas surpresas podem aparecer, inclusive profissionais que têm perfil mas que não desejam seguir a carreira de gestão

2. Tem muito recurso disponível para ajudar os novos líderes a desenvolverem as suas competências comportamentais: livros, palestras, estudos de casos, vídeos, filmes e dinâmicas são apenas alguns dos elementos que podem compor a formação de novos líderes. Já ouviu falar em Biblioteca de Recursos? É uma excelente oportunidade de aprimorar estrategicamente as ações de desenvolvimento destes e de outros profissionais.

3. Mentoria é um ótimo aliado na formação de novos líderes! A premissa do método estabelece o contato entre uma pessoa mais experiente, que assume o papel de mentor, com o profissional em desenvolvimento, no papel de mentorado. O mentor compartilha com o mentorado a sua vivência e experiência no assunto que domina.

4. Analise os programas de formação de novos líderes ofertados por empresas especializadas em desenvolvimento de pessoas. Muitas vezes, quando existe a opção de uma consultoria externa desenvolvendo os profissionais, alguns paradigmas são quebrados e a introjeção de novas ideias reduz o anseio que as pessoas têm de continuar repetindo antigos comportamentos.

Não bastam apenas as competências técnicas, os resultados e o desempenho. Os novos líderes precisam desenvolver competências que os preparam para serem gestores de pessoas.◼

LINKS RELACIONADOS

Gestão de Equipe: 4 dicas para um time de Alta Performance

Coaching: etapa fundamental para a Educação Continuada

Desenvolvimento de Líderes para o alcance de resultados

Licença Creative CommonsEste material está licenciado pela Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Permitida a reprodução do artigo desde que citada a fonte e/ou link. Contate-nos para autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em lemeconsultoria.com.br/faleconosco/.

Acompanhe em primeira mão as novidades da Leme Consultoria e receba notícias, materiais especiais, descontos em treinamentos e muito mais. Clique aqui e faça o seu cadastro!
COMPARTILHE:

FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail