recrutamento e seleção


Tornar uma consultoria de Recrutamento e Seleção mais produtiva é simples, desde que com a plataforma correta. Saiba como selecionar o sistema ideal!

por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 25/11/2019


▶ É claro que você já sabe que um dos pontos fundamentais para tornar uma consultoria de Recrutamento e Seleção mais produtiva é a contratação de um bom sistema para gestão do processo seletivo. No entanto, existem muitas soluções no mercado e a escolha do melhor recurso pode levar mais tempo do que o previsto.

Por isso, elaboramos um roteiro com algumas das funcionalidades que você deve procurar em uma ferramenta para a gestão do processo seletivo para que a sua consultoria de Recrutamento e Seleção seja mais produtiva do que já é e, claro, mais efetiva no preenchimento das vagas para seus clientes! Essas funcionalidades serão divididas em 2 artigos. Não perca a sequência!


Match de candidatos x empresa e fit cultural

Cada dia mais, as empresas buscam por candidatos que tenham um fit cultural mais ajustado à sua realidade. Isso porque, quanto às competências técnicas, muitos candidatos já as têm para oferecer ao chegar para trabalhar e, por outro lado, as organizações também têm formado internamente muitos dos seus talentos. Portanto, o diferencial do candidato reside nas soft skills e no seu fit cultural. Desenvolver um profissional que chega com gaps nesses pontos é mais complexo; então, quanto mais próximo, melhor é para ambos os lados.

Para otimizar o match de candidatos com a empresa e, enfim proporcionar o melhor fit cultural, o sistema de recrutamento e seleção precisa oferecer alguns recursos, tais como: geolocalização (é possível encontrar candidatos próximos ao local da empresa ou cujo deslocamento seja simples), busca por palavra-chave no currículo do candidato e cadastro de testes, inclusive os comportamentais.

E é claro que é fundamental entender a cultura da empresa contratante, por isso, vale buscar informações: como é a organização empresarial, como funciona a gestão, quais são os diferenciais competitivos, o MVV e assim por diante.


Gestão do processo comercial

O processo seletivo só começa depois que uma vaga é aberta. Para chegar a esse ponto, é necessária uma ação comercial. Por isso, todas as informações que forem identificadas durante as tratativas comerciais devem ser registradas em uma plataforma integrada. A gestão comercial não pode ser administrada em outro local que não seja o mesmo sistema utilizado pela área de recrutamento e seleção. As informações precisam se conversar para que tanto a área comercial quanto a área de seleção sejam mais assertivas em relação ao cliente. O SPA, sistema de recrutamento e seleção da Leme Consultoria, possui um CRM embutido. É possível cadastrar, por exemplo:
– quantidade de colaboradores do cliente e quantos são terceirizados;
– faturamento anual e porte;
– o que produz ou quais serviços presta;
– quem são os contatos;
– histórico ou ocorrências de contato;
– relação de todas as vagas trabalhadas (independentemente do status).


Integração com outros sistemas

Se é para falar sobre como tornar uma consultoria de Recrutamento e Seleção mais produtiva, é fundamental que a plataforma escolhida faça integração com outros sistemas, tais como folha de pagamento ou um ERP. É indispensável que esse processo aconteça para não haver necessidade de retrabalho. Por exemplo, uma consultoria de R&S que trabalha com vagas temporárias têm centenas de processos acontecendo em épocas como essa, de final de ano. É inviável pensar em redigitar os mesmos dados em todos os sistemas utilizados na agência! Por isso, essa é uma das mais importantes funcionalidades para realmente ajudar na otimização do tempo de qualquer empresa.


Assistente virtual para entrevista

Outra solução que tem se tornado fundamental para otimizar o dia a dia da seleção é o assistente virtual, chatbot ou, popularmente conhecido, o “robô” para atender no chat. Nós sabemos que a humanização nos processos de recrutamento e seleção é essencial para um processo bem feito, entretanto, algumas perguntas simples podem ser respondidas antecipadamente por esse assistente. Cada uma das vagas publicadas pela sua consultoria de Recrutamento e Seleção tem um rol de perguntas que o assistente virtual tem condições de responder ao candidato que deseja esclarecer dúvidas antes de se aplicar em um processo. É um enorme facilitador para ambos os lados e ajuda o candidato a ter maior clareza das informações sobre a vaga.


Distribuição de vagas nas redes sociais

Nem é preciso dizer a importância que as redes sociais têm nos processos seletivos. Entretanto, além de ser uma fonte de informações para a seleção identificar alguns pontos sobre os candidatos, essas redes também podem ser utilizadas para divulgar as vagas.

Pelo SPA, sistema de recrutamento e seleção da Leme, esse processo é automatizado. Cadastrou no sistema e quer divulgar as vagas nas redes, é muito simples! Hoje, o SPA tem integração com o LinkedIn, a maior rede de conexão profissional do mundo, Facebook e Twitter. Amplie a fonte de captação de talentos e divulgação de suas vagas com essa funcionalidade.


Redução de papéis

Fazer pesquisa em currículos em papel é um processo que não precisa mais existir na sua empresa. Desde que a Leme começou a desenvolver o SPA, no início dos anos 2000, um dos nossos objetivos sempre foi a eliminação de papel e temos seguido essa premissa com rigor.

Hoje, além de você poder cadastrar currículos recebidos em qualquer formato (por e-mail, via site ou em papel) em um único sistema, o SPA também permite anexar documentos referentes à vaga, ao cliente e outros relacionados ao candidato, como, por exemplo, a ficha de cadastro.

Outra facilidade para otimizar o processo é que o próprio candidato pode fazer upload de seus documentos pessoais em sua página de cadastro. O profissional que deseja se aplicar para uma vaga pode anexar, por exemplo, cópia da CNH para compor sua participação no processo seletivo, sem que a seleção tenha de entrar em contato solicitando esse documento. É rápido, simples e otimiza o tempo.


Preenchimento automático de documentos

Mais uma facilidade que a plataforma eleita para a consultoria de Recrutamento e Seleção deve oferecer é o preenchimento automático de dados em documentos. Requisição de exames, contrato de trabalho, guias médicas, encaminhamentos, formulários para folha, ficha bancária e outros modelos de documentos devem ser integrados com os cadastros do sistema, a fim de serem preenchidos automaticamente, passando apenas por uma revisão de dados antes de serem impressos ou enviados via e-mail. É o fim do retrabalho e dos erros de digitação que podem acometer qualquer profissional.


Se você precisa tornar sua consultoria de Recrutamento e Seleção mais produtiva, essa lista de funcionalidades para encontrar um sistema vai ajudar. E, para otimizar o seu tempo, você pode conhecer melhor o SPA, a plataforma de gestão de processo seletivo da Leme Consultoria. Neste link, além de mais informações, você tem a possibilidade de assistir a uma breve demonstração dessa ferramenta. Não perca essa oportunidade! ◼



LINKS RELACIONADOS:

Inbound Recruiting: como essa técnica atrai os melhores talentos

O que Plano de Carreira e Seleção por Competências têm em comum?

Experiência do candidato no recrutamento e seleção ajuda a atrair melhores profissionais



Licença Creative CommonsEste material está licenciado pela Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Permitida a reprodução do artigo desde que citada a fonte e/ou link. Contate-nos para autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em lemeconsultoria.com.br/faleconosco/.



Acompanhe em primeira mão as novidades da Leme Consultoria e receba notícias, materiais especiais, descontos em treinamentos e muito mais. Clique aqui e faça o seu cadastro!
COMPARTILHE:

 

 

 

FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail