Realize processos de recrutamento e seleção mais assertivos e coloque a pessoa certa no lugar certo!


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 18/5/2018

Processo Seletivo Assertivo

1. Solicite a Descrição das Funções atualizada, pois nela estão determinadas todas as atividades, atribuições, qualificação, competências técnicas e comportamentais que o participante precisa ter ou desenvolver.

2. Desenvolva a cultura da entrevista comportamental, que se baseia em fatos reais, experiências vividas pelo participante e não com situações hipotéticas.

3. Faça perguntas abertas para que o candidato possa discorrer sobre o assunto e você possa captar os indícios necessários para a análise comportamental.

4. Não adianta perguntar ao candidato se ele tem determinada competência. Ele deve apresentar evidências desta competência por meio de uma experiência vivida. Essa é a importância da entrevista comportamental com perguntas abertas.

5. É importante que você esteja preparado e que tenha reservado um local adequado para a entrevista. Lembre-se de que o candidato também vai avaliar se a sua empresa o atende.

6. Após a entrevista, registre o seu parecer. O candidato pode não ser contratado neste momento, mas futuramente, pode ser adequado para outra oportunidade. Se você não tem um sistema para R&S, conheça esta solução. ◼



Licença Creative CommonsEste material está licenciado pela Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Permitida a reprodução do artigo desde que citada a fonte e/ou link. Contate-nos para autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em lemeconsultoria.com.br/faleconosco/.



Acompanhe em primeira mão as novidades da Leme Consultoria e receba notícias, materiais especiais, descontos em treinamentos e muito mais. Clique aqui e faça o seu cadastro!
COMPARTILHE:


FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail