O profissional do futuro é aquele que busca seu próprio desenvolvimento.
A empresa de futuro é aquela que apresenta os caminhos por onde trilhar.
TRILHAS: Um novo modelo de Desenvolvimento
Modelagem e estruturação de Trilhas de Aprendizagem para empresas públicas e privadas
Muitas vezes não é possível abrir mão dos profissionais por dias ou mesmo semanas para que se capacitem. E, em muitos casos, alternativas de desenvolvimento rápido atenderiam perfeitamente a necessidades pontuais de capacitação. Por exemplo, o conhecimento de uma etapa de um software ou um aspecto de um procedimento em particular.
Para esses casos, por que não incorporar à rotina das organizações uma maneira rápida, direta e efetiva de desenvolver necessidades específicas, reservando recursos de capacitação para casos realmente necessários?
Mais: por que não aproveitar o know-how dos profissionais experientes da sua organização, a um só tempo valorizando seus talentos e multiplicando o conhecimento?
OBJETIVOS DAS TRILHAS
As Trilhas de Aprendizagem e de Carreira são ferramentas que permitem que o profissional se desenvolva de maneira estruturada e não-linear, livre do itinerário passivo de sala de aula e focado no desenvolvimento de competências específicas para o exercício de suas atividades, sem desperdício de tempo e de recursos.
TRILHAS TRABALHADAS
• Competências
• Áreas de Conhecimentos
• Competências de Negócio
• Áreas ou Setores da Empresa
• Cargos, Funções ou Carreiras
• Processos ou Produtos (entregas)
O QUE É O MENTORING?
Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e/ou mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos.
O MENTORING ASSOCIADO ÀS TRILHAS
Técnicas de Mentoring em alinhamento com a utilização de Trilhas aceleram e o desenvolvimento e fortalecem a cultura do desenvolvimento, do engajamento e do espírito colaborativo na organização, focando em objetivos concretos e aproveitando o conhecimento disponível.