Entretanto, ao aplicar a Gestão por Competências no serviço público, a cultura e a maneira de superar os desafios do projeto são especiais neste setor, em função das relações trabalhistas serem diferentes do setor privado, tais como o concurso público, o estágio probatório, a estabilidade do servidor, entre outras.
Portanto, este livro traz como implantar a Gestão por Competências, pautada nas metodologias do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências e da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, apresentadas de maneira estruturada, sem ser uma simples coleção de textos dos autores.
Índice
“Gestão por Competências no Setor Público”
Capítulo 1 – Proposição Metodológica da Gestão e da Avaliação de Desempenho
com Foco em Competências
Autor: Rogerio Leme 1.1 Introdução
1.2 Conceito de Competências – CHA
1.3 Mapeamento de Competências por Cargo, Função ou Papel?
1.4 O CHA deve ser mapeado separadamente?
1.4.1. Justificativa da não recomendação do desdobramento
do CHA
1.4.2. Aplicação Prática: Separação do CHA em Competências
Técnicas e Competências Comportamentais
1.4.2.1. Competências Técnicas
1.4.2.2. Competências Comportamentais
1.5. A ampliação do Conceito de Competências: Conceito da Entrega
do Servidor
1.5.1. A Perspectiva Resultados e o Alinhamento com a Estratégia
Organizacional
1.5.2. A Perspectiva Complexidade
1.5.2.1. Por que o termo Complexidade e não Responsabilidade
1.5.2.2. Classificação do Grau de Complexidade das
Atribuições
1.5.2.3. Complexidade e o Espaço Ocupacional
1.5.3. A mensuração do Coeficiente de Desempenho do Servidor
1.6. Considerações finais do capítulo
Capítulo 2 – Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento
de Competências
Autor: Rogerio Leme
2.1. Introdução
2.2. Características do Inventário Comportamental
2.3. A metodologia
2.4. A construção do Inventário Comportamental
2.5. Competências Organizacionais
2.6. Competências de Cada Função
2.7. Competências dos Servidores
2.8. Maiores detalhes do Inventário Comportamental
Capítulo 3 – Gestão por Competências: da teoria para a Prática
Autores: Euclides B. Junior e Renan Sinachi
3.1. Introdução
3.2. A necessidade de se implantar Gestão por Competências
e a formalização deste compromisso pelos órgãos públicos
3.3. Importância do comprometimento da alta direção
3.4. Alinhamento com as Diretrizes da Organização
3.4.1. Planejamento Estratégico – um aliado da Gestão por
Competências
3.4.2. Regimento ou Regulamento Interno – bases para a
construção dos trabalhos
3.4.3. A necessidade de um Comitê/Comissão de Implantação
3.5. Mapeamento de Competências Comportamentais Institucionais
3.6. Conceitos Importantes
3.6.1. Cargo x Função/Papel
3.6.2. A importância da descrição de Função (clareza dos
reais papéis do servidor)
3.6.3. Função Real x Função “Personificada”
3.7. Desvendando o Inventário de Atribuições por Produtos
3.8. Definição da amostragem de servidores para a participação
nas etapas de construção
3.9. Mapeamento de Competências Comportamentais das Funções
3.10. Avaliação de Competências Comportamentais e Técnicas
dos Servidores
3.11. Feedback e Empenho
Capítulo 4 – Aplicações dos resultados no Mapeamento e Avaliação de
Competências e de Desempenho nos subsistemas de RH
Autor: Rogerio Leme
4.1. Introdução
4.2. Requisitos para integração dos Subsistemas de Recursos
Humanos
4.2.1. Seleção de Novos Servidores
4.2.2. Integração de Novos Servidores
4.2.3. Levantamento de Necessidades de Treinamento
4.2.4. Trilha de Desenvolvimento
4.2.5. Universidade Corporativa
4.2.6. Movimentação Interna
4.2.7. Sucessão
4.2.8. Plano de Carreira
4.3. A definição das políticas de Recursos Humanos
4.4. Estágio Probatório: um sonho de aplicação para um Estado
eficiente e eficaz
4.5. Concurso Público
Capítulo 5 – Plano de Carreira: Diretrizes contemporâneas e impactos
com a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
Autores: Romeu Huczok e Rosane Ribeiro
5.1. Introdução
5.2. Conceitos
5.2.1. Plano de cargos ou competências?
5.2.2. Sistema de Gestão por Competências
5.2.3. Carreira
5.2.4. Cargo
5.2.5. Função
5.3. Avaliação de desempenho
Capítulo 6 – Educação contemporânea nas organizações – O desafio de
um Sistema de Desenvolvimento Humano Competitivo
Autora: Marcia Vespa
6.1. Introdução
6.2. A Educação Corporativa – Uma Visão Ampliada nas Práticas
e Programas de Treinamento Profissional.
6.3. O Desafio de um Sistema de Desenvolvimento Humano
Competitivo.
6.4. A conexão sólida dos pilares da Organização envolvendo a
sua Missão, Visão, Valores, Objetivos Estratégicos, a Gestão
por Competências e o Desenvolvimento de Pessoas
6.5. Como garantir o sucesso da Implantação da Gestão por
Competências considerando o papel dos líderes organizacionais
Capítulo 7 – Gestão de Pessoas e Tecnologia
Autor: Elsimar Gonçalves
7.1. Introdução
7.2. A Arte da TI: Dados versus Informações
7.3. Transição Tecnológica do RH
7.4. RH e a área de Tecnologia
7.5. Tecnologia e a vanguarda dos resultados
7.5.1. Web 2.0
7.5.2. Cloud Computing
7.5.3. Bussiness Intelligence
7.6. Características importantes para um software de Gestão de
Pessoas
Capítulo 8 – A Experiência do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
Autor: Rodopiano Neto
8.1. Introdução
8.2. A estratégia do trt da 8ª Região
8.3. Gestão estratégica de pessoas
8.4. Avaliação dos perfis profissionais
8.4.1. Identificação dos estilos de comportamento
8.4.2. Avaliação das competências
8.5. Gestão por competências: passo a passo
8.5.1. Passo 1: Construção das descrições das funções de liderança
8.5.2. Passo 2: Construção das competências comportamentais
8.5.3. Passo 3: Construção das competências técnicas
8.5.4. Passo 4: Aplicação dos instrumentos de avaliação
8.5.5. Passo 5: Elaboração dos planos de capacitação de servidores
para o desenvolvimento de competências
8.5.6. Passo 6: Implantação da cultura de feedbacks
8.6. Resultados alcançados
8.7. Reconhecimento nacional
Considerações Finais
Sobre os Autores
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