BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

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Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Desenvolvimento

Nome: Blocos de Construção

Objetivo: 1. Permitir que os participantes observem que a comunidade em um só sentido não funciona. 2. Permitir que os participantes percebam como seria a situação se a comunicação tivesse se estabelecido nos dois sentidos.

Duração: De 20 a 30 minutos.

Material Necessário: Dois jogos idênticos de blocos de construção, mas com alguns blocos de cores diferentes para provocar maior confusão.

Procedimento: . Peça um voluntário que acredite ser bom comunicador e outro que acredite ser bom ouvinte. 2. Os voluntários dirigem-se à frente do grupo e sentam-se em uma mesa que tenha sido previamente preparada. Essa mesa deve ter uma cadeira em cada extremidade e uma divisão no centro, de forma que nenhum dos voluntários consiga ver o outro lado. Os demais membros do grupo devem ficar em pé ao redor da mesa, de modo que possam ver o que ocorre em cada uma das divisões. Peça que permaneçam em silêncio durante as fases de comunicação. 3. Dê a cada voluntário um jogo de blocos de construção. Informe que o jogo de cada um deles tem peças de formato idêntico às do outro. 4. Primeiro, peça ao “comunicador” que construa alguma coisa com seu jogo de blocos. 5. Quando ele tiver terminado, peça-lhe que dê instruções verbais ao “ouvinte” sobre como construir extamente a mesma coisa. 6. Diga ao “ouvinte” para seguir as instruções recebidas, mas sem falar ou perguntar nada ao “comunicador”. 7. Quando as instruções tiverem acabado, permita que cada um dos voluntários veja o modelo construído pelo outro. 8. Deve-se promover, então, uma discussão que aborde e enfatize o fato de o fato de que os dois sentidos são essenciais para haver boa comunicação. 9. Faça agora com que os voluntários troquem de papéis e repitam o exercício. Desta vez, o “ouvinte” deve questionar qualquer instrução que não tenha intendido claramente. O “comunicador” também deve procurar obter feedback sobre como as instruções foram executadas. 10. No final, novamente se permite que cada um dos voluntários olhe o modelo construído pelo outro. Desta vez, eles devem ser muito semelhantes. Nota: Durante a discussão, você deve assegurar-se de que os voluntários não sejam vistos como pouco habilidosos em razão do desempenho no exercício. Pontos para discussão 1. É possível conseguir-se uma boa comunicação se essa ocorrer em um só sentido? 2. O que é essencial para se estabelecer uma comunicação de boa qualidade?

Observações: Visão Geral Este é um exercício simples em que todos podem ver os problemas que ocorrem na comunicação em um só sentido.

Enviada por: ArionRh
Data: 18/03/2004

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