E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


td_jogos

  • Objetivos:

    • Comparar os resultados de uma decisão individual com uma decisão grupal.
    • Explorar valores que caracterizam um líder.

    Grupos: 6 a 12 participantes em cada subgrupo, sendo possível orientar vários subgrupos, simultaneamente.

    Tempo: Aproximadamente uma hora.

    Material:

    • Uma cópia das características de um líder, conforme consta no final deste exercício, para cada participante.
    • Lápis ou caneta para cada participante.

    Ambiente: Uma sala, com cadeiras, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.

    Procedimento:

    • O animador, caso o número de participantes for acima de 12 pessoas, formará subgrupos para facilitar o trabalho, distribuirá uma cópia das características de um líder.
    • A seguir, todos procurarão tomar uma decisão individual, procurando seguir as instruções que se encontram na folha que todos receberam.
    • Durante aproximadamente 10 minutos todos procurarão fazer a seleção das características, colocando-as em ordem de prioridade.
    • Uma vez terminado o trabalho individual, o animador determina que se faça uma decisão grupal. Em cada subgrupo se fará a indicação de um relator, a quem cabe anotar a decisão do grupo, para posteriormente ser relatado no plenário. Durante aproximadamente 30 minutos processa-se então a discussão grupal, em torno da classificação das características de um líder.
    • Numa discussão final, todos os relatores dos subgrupos apresentam em plenário o resultado da decisão grupal.

    Relação das características de um líder

    Instruções:

    Abaixo há uma lista de 12 características de um líder. Seu trabalho será de enumerar essas características, colocando

    • O nº 1, para aquela característica que no seu entender é a mais importante;
    • O nº 2, para a segunda característica mais importante;
    • Até o nº 12, para aquela que no seu entender é menos importante para um líder.

    Decisão (individual e grupal):

    • Mantém a ordem durante todo o tempo da reunião;
    • É amigo e social;
    • Tem idéias novas e interessantes: é criativo;
    • Sabe escutar e procura compreender as outras pessoas;
    • É firme e decidido, não hesita;
    • Admite abertamente seus erros;
    • Procura fazer entender a todos;
    • Promove oportunidade para que todos os membros ajudem na solução dos problemas;
    • Sabe elogiar com frequência e raras vezes critica negativamente;
    • Gosta de conciliar;
    • Segue rigorosamente as regras e os procedimentos;
    • Nunca manifesta rancor e insatisfação.

    Fonte: www.sato.adm.br


   
      || Compartilhar no Facebook ||

Mais Dinâmicas e Atividades

plugins premium WordPress