Objetivos:
• Comparar os resultados de uma decisão individual com uma decisão grupal.
• Explorar valores que caracterizam um líder.
Grupos: 6 a 12 participantes em cada subgrupo, sendo possível orientar vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo: Aproximadamente uma hora.
Material:
• Uma cópia das características de um líder, conforme consta no final deste exercício, para cada participante.
• Lápis ou caneta para cada participante.
Ambiente: Uma sala, com cadeiras, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.
Procedimento:
• O animador, caso o número de participantes for acima de 12 pessoas, formará subgrupos para facilitar o trabalho, distribuirá uma cópia das características de um líder.
• A seguir, todos procurarão tomar uma decisão individual, procurando seguir as instruções que se encontram na folha que todos receberam.
• Durante aproximadamente 10 minutos todos procurarão fazer a seleção das características, colocando-as em ordem de prioridade.
• Uma vez terminado o trabalho individual, o animador determina que se faça uma decisão grupal. Em cada subgrupo se fará a indicação de um relator, a quem cabe anotar a decisão do grupo, para posteriormente ser relatado no plenário. Durante aproximadamente 30 minutos processa-se então a discussão grupal, em torno da classificação das características de um líder.
• Numa discussão final, todos os relatores dos subgrupos apresentam em plenário o resultado da decisão grupal.
Relação das características de um líder
Instruções:
Abaixo há uma lista de 12 características de um líder. Seu trabalho será de enumerar essas características, colocando
• O nº 1, para aquela característica que no seu entender é a mais importante;
• O nº 2, para a segunda característica mais importante;
• Até o nº 12, para aquela que no seu entender é menos importante para um líder.
Decisão (individual e grupal):
• Mantém a ordem durante todo o tempo da reunião;
• É amigo e social;
• Tem idéias novas e interessantes: é criativo;
• Sabe escutar e procura compreender as outras pessoas;
• É firme e decidido, não hesita;
• Admite abertamente seus erros;
• Procura fazer entender a todos;
• Promove oportunidade para que todos os membros ajudem na solução dos problemas;
• Sabe elogiar com frequência e raras vezes critica negativamente;
• Gosta de conciliar;
• Segue rigorosamente as regras e os procedimentos;
• Nunca manifesta rancor e insatisfação.
Fonte: www.sato.adm.br