E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações
Família: Desenvolvimento
Nome: Jogo da Vela
Objetivo: Permitir ao grupo vivenciar o processo de trabalho em que normas e padrões de desempenho rígido interferem no resultado e no clima do trabalho.
Mínimo de Participantes: 5
Máximo de Participantes: 10
Duração: Em torno de 30 minutos.
Material Necessário: Por equipe: – 1 meia; – 1 chapéu; – 1 luva; – 1 sandália havaiana; – 1 caixa de fósforo; – 1 vela; – 1 sino (ou objeto similar); – 1 camisa ou paletó tamanho grande; – 1 corda pedagógica; – 1 cadeira; – 1 folha de papel ofício; – 1 caneta.
Procedimento: Marcar num extremo da sala um grande círculo (na saída, onde estarão os componentes do grupo) e no outro extremo, colocar duas cadeiras. Colocar no chão: a vela, a folha de papel ofício, o fósforo e a sandália. Arranjar os outros objetos na cadeira e dividir o grupo em duas equipes. Delimitar o círculo onde cada equipe deve se posicionar (em dois territórios, dispostos lado a lado, limitador por cordas, sendo que as duas equipes deve estar à mesma distância do alvo). Solicitar dois voluntários (um de cada equipe) para fiscalizar o cumprimento das normas. Ao sinal do facilitador, as equipes devem realizar a séria de tarefas a seguir, na seqüência correta: – dirigir-se até a cadeira; – assinar o ponto; – colocar primeiro o chapéu; – vestir todos os outros acessórios que estão na cadeira; – acender a vela; – dirigir-se à sua equipe e colocar o pé dentro do círculo; – retornar á cadeira; – apagar a vela e tirar os acessórios colocando-os na cadeira; – deixar a sandália, vela, fósforo e folha de ponto no chão; – correr até sua equipe; – dar a mão para outro participante que repetirá o mesmo ritual. A equipe que cumprir a tarefa primeiro vence o jogo. O facilitador deve estar atento e verificar: – se a vela apagar, o participante deve retornar à cadeira e acendê-la; – se algum acessório não permitido estiver no chão, o fiscal deverá chamar o participante para colocá-lo na cadeira; – o facilitador poderá realizar a tarefa uma vez, lentamente para demonstrar sua execução; – se uma equipe tem mais pessoas que a outro, alguém repete a tarefa; – o fiscal também participa (chama outro participante para tomar seu lugar, quando for realizar a atividade). Como trabalhar o jogo: Distriburi folhas de flip-chart para as duas equipes qe deverão registrar: – sentimentos durante a vivênvia; – principais dificuldades e facilidades; – situações semelhantes ao jofo (em suas empresas); – como lidar com padrões que prejudicam o resultado e a produtividade do grupo.
Observações: Outros indicadores: – percepção; – agilidade; – trabalho sob pressão.
Aplicabilidade: Programas de treinamento em que se queira introduzir os temas: normas e padrões. Número de participantes: No máximo, 10 pessoas por equipe. Comentários: Este jogo vitalizador foi utilizado no Projeto Meta de Apoio à Qualidade, com um grupo de engenheiros, na ocasião da implantação de padronização de processos. O resultado foi um grande envolvimento do grupo na atividade e conclusões sobre: – a necessidade de reavaliar alguns procedimentos-padrões adotados no programa; – a importância de os rever regularmente; – a necessidade de, ao elaborar procedimentos-padrão, verificar sua operacionalização juntos àqueles que vão segui-los.
Enviada por: AncoraRh
Data: 04/02/2004