[[[include:anc_valida.php]]]
Família: Desenvolvimento
Nome: O Hóspede
Objetivo: Refletir sibre preconceitos, percepções variadas, práticas de rótulos ou esteriótipos.
Mínimo de Participantes: 4
Máximo de Participantes: 0
Duração: Aproximadamente 15 minutos.
Material Necessário: Texto “O Hóspede”.
Procedimento: a. Distribuir o texto “O Hóspede” para todos os participantes. b. Solicitar que alguém efetue a leitura. c. Levantar, ao final, o questionamento: “Quem é essa pessoa?” ou “Que tipo de pessoa é essa?” Ao final, o facilitador revela (caso ninguém tenho descoberto quem é): é um bebê. A partir daí, a forma de perceber a história muda totalmente e passa-se à discussão da necessidade de compreender o cliente em toda a sua amplitude. O HÓSPEDE (texto) QUEM mora em cidades praianas raramente sente falta de visitantes, principalmente durante a temporada de férias. Na maioria das vezes este fato é uma experiência agradável para os donos da casa. Há pouco, porém, recebemos uma visita que foi o fim. ELE apareceu com uma comitiva não inferior a três pessoas, cuja missão na vida era atender a todas as suas necessidades. Fomos informados que teríamos que acomodar toda essa gente. Assim o fizemos. ELE chegou trazendo (imagine só!) a sua própria coleção de ferramentas e, nos momentos de folga, começava a desmontar quase tudo o que havia na casa. GOSTAMOS de levar as pessoas que nos visitam pela primeira vez para almoçar num belo restaurante na serra, onde se tem uma vista maravilhosa. A paisagem geralmente deixa as pessoas fascinadas. Pois o cara nem ligou: chegava a bocejar de sono. COMO se não bastasse, fez uma cena na hora do almoço, recusando comer o que fora pedido para ele, jogando o prato longe. Além disso, antes de sairmos do local, peguei-o beijando a garçonete. REVELOU-SE um verdadeiro desmancha prazeres. Enquanto ele dormia, a sua comitiva cuidava para que seu sono não fosse interrompido, obrigando todos a andarem na ponta dos pés e a falar baixinho. Quando acordava, por volta das cinco horas da manhã, era propenso a fazer com que todos acordassem também, monopolizando a conversa em tom de voz bastante elevado. ENFIM, todos tinham que estar totalmente à sua disposição, atendê-lo nas suas necessidades todas e de jeito que ele queria.
Observações: Destinado a quaisquer grupos, notadamente quando estão desenvolvendo temas ou situações acerca dos diversos tipos de clientes.
Enviada por: ArionRh
Data: 30/06/2004
E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações