Família: Integração
Nome: O Que Você Faria?
Objetivo: Experimentar refletir sobre a sensação de colocar-se no lugar de outra pessoa.
Mínimo de Participantes: 6
Máximo de Participantes: 36
Duração: Aproximadamente 40 minutos.
Material Necessário: Cartelas preparadas previamente, contendo as situações mais variadas (conforme lista de sugestões a seguir).
Procedimento: Antes de iniciar, o facilitador deve alertar para o cuidado de não se fazer “juízo de valor” sobre as respostas dos participantes. Alguém poderá, com a sua resposta, apenas ser hipotético. As situações podem já ter sido reais para alguém do grupo. Eis a seqüencia de procedimentos: a. Orientar a formação de um círculo (se o grupo for pequeno) – no chão ou nas cadeiras. b. Distribuir, aleatoriamente, uma cartela para cada pessoa. c. Informar que, se alguém quiser trocar a sua cartela, tem UMA chance. d. “Vocês vão ler, cada pessoa, a situação que está escrita na cartela e dizer como lidaria com ela – o grupo poderá pedir esclarecimentos.” e. Instigar a uma resposta mais objetiva, quando alguém, porventura, responder: “Depende”. f. Abrir espaço para o caso de alguém querer contestar ou acrescentar algo sobre a resposta do colega – lembrar que de forma objetiva. Ao final, possibilitar outros comentários. LISTA DE SITUAÇÕES PARA “O Que Você Faria?” 1. Você vê alguém furtando numa loja. 2. Um colega de trabalho, não muito íntimo, lhe confidencia que é HIV positivo. 3. Sua casa está em chamas… você têm tempo para salvar apenas duas coisas. 4. Seu irmão ou irmã lhe revela que é homossexual. 5. Você vê dois policiais dando uma surra num jovem. 6. Você percebe que o filho do seu vizinho, freqüentemente, sai para a escola machucado e chorando. 7. Você suspeita que seu gerente é viciado em drogas. 8. Você vê um mendigo caído na calçada, e todas as pessoas ignoram. 9. Você percebe que alguém da sua empresa, da área financeira e de nível hierárquico superior ao seu, aceitando suborno de alguém. 10. Um amigo lhe oferece um objeto, que você sabe que é muito caro, por um preço muito baixo e você suspeita que é roubado. 11. Você é médico e suspeita que um paciente, na sua enfermaria, está tendo um caso com uma enfermeira. 12. Um amigo lhe deve a metade do almoço (caro) que você pagou, há duas semanas. Agora ele está evitando-o. 13. Sentado num restaurante, numa cidade estranha, você é aboradado, sutilmente, por uma prostituta. 14. Sentado num restaurante, numa cidade estranha, você é aboradado por um travesti. 15. Você é acusado pelas autoridades de ter roubado dinheiro, mas sabe que é inocente e não sabe como provar. 16. (…).
Observações: Se destina a qualquer grupo, sem limite de quantidade de participantes (grupos menores sempre geram maior riqueza de discussão).
Enviada por: ArionRh
Data: 07/06/2004
E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações