BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações
Família: Integração/ Desenvolvimento
Nome: O Túnel da Solidariedade
Objetivo: Levar o grupo a expressar seu nível de solidariedade, cooperação, entrega e criatividade na busca de alternativas coletivas.
Mínimo de Participantes: 0
Máximo de Participantes: 0
Duração: 30 minutos
Material Necessário: O grupo à vontade em um lado da sala. Som com CD player. Música suave. 01 bambolê.
Procedimento: Duas pessoas seguram na altura do ombro um bambolê. O facilitador explica que se trata de um túnel no qual todos deverão passar observando que não se pode tocar nas paredes do mesmo, nem mesmo com os cabelos ou a roupa. Atravessar significa romper com velhos paradigmas e aprender a fazer de forma diferente e inovadora. Dos lados direito e esquerdo, bem como acima e abaixo do túnel há muralhas de pedra impossível de ser ultrapassada a não ser com uma senha que o grupo deverá descobrir. O facilitador deverá deixar o grupo discutir as formas de atravessar o túnel e também qual seria a senha para atravessar a muralha. A senha é <b>ajudar na travessia</b>. Os que passarem para o outro lado usando a senha terão de voltar para serem transportados como os outros. Só existe uma maneira de atravessar: é cada um se entregar para que o grupo o transporte de um lado para o outro. O participante deve relaxar, fechar os olhos e permitir que parte do grupo o levante na horizontal e o entregue a outra parte do grupo do outro lado do bambolê. Ao finalizar a travessia os participantes se abraçam e comemoram o feito. Após todos passarem pelo túnel algumas categorias podem ser trabalhadas juntamente com os sentimentos dos participantes tais como: – Solidariedade. – Confiança. – Sentimento de cooperação. – Desapego. – Ajuda. – Entrega. – Atenção ao outro. – Respeito ao espaço e às diferenças. O facilitador pode terminar o processamento levando a grupo a se abraçar e agradecer entre si o acolhimento, a entrega e a cooperação: <b>autonomia na ação e interdependência na missão que era a de atravessar o túnel</b>.
Observações:
Enviada por: AncoraRh
Data: 16/09/2005