E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Desenvolvimento

Nome: Os Problemas!!!

Objetivo: Jogar bexigas e descobrir os ingredientes importantes para resolução de problemas. Reflexão sobre as atitudes que temos nos grupos, frente às dificuldades e problemas. Refletir sobre valores e perceber a importância da cooperação nesse contexto.

Mínimo de Participantes: 15

Máximo de Participantes: 15

Duração: Aproximadamente 1 hora.

Material Necessário: Uma bexiga para cada participantes, sala ampla, música animada. O facilitador deverá preparar pedaços de papel com palavras que serão os “ingredientes” usados no jogo e depois colocá-las dentro da bexiga e entregar para cada participante.

Procedimento: Em círculo de preferência cada um com uma bexiga vazia com o “ingrediente” dentro. Parte 1 O facilitador pede para que cada pessoa encha a sua bexiga e diz para o grupo que aquela bexiga são os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia (de acordo com a vivência de cada um): desinteresse, intrigas, fofocas, competição, inimizade, pessoa “turrona”, indisciplina, etc. O facilitador colocará uma música animada. Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixá-la cair. Aos poucos, o facilitador pedirá para alguns dos participantes, falando baixinho no ouvido sem que ninguém perceba, para que deixem sua bexiga e sentem-se enquanto o restante do grupo continua no jogo. Parte 2 Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas (bexigas), pare a música e peça para que todos voltem ao círculo. Então pergunte: 1) Para quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava sobrecarregado? 2) Para quem saiu, o que sentiu? Ficou feliz em deixar seus problemas para trás? Converse com as pessoas sobre essas questões, deixe que elas falem de seus sentimentos e troquem reflexões sobre o que aconteceu ali e o que acontece em nossa vida. Parte 3 Depois destas colocações, o facilitador irá dizer que tem os ingredientes para todos aquela problemas e que se estivermos todos junto fica muito fácil resolver estes problemas. Então o facilitador pedirá que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu “ingrediente” e um a um deverá ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele. Depois disso, o facilitador poderá fazer um debate sobre esses “ingredientes”.

Observações: Dicas de palavras, ou melhor, INGREDIENTES: As palavras devem ser escolhidas de acordo com o objetivo do facilitador. Elas podem ser, por exemplo: cooperação, amizade, solidariedade, confiança, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranqüilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, amor, perseverança, criatividade…

Enviada por: Carminha Braga e Dino Isaura
Data: 14/06/2005


Novidades para VOCÊ


plugins premium WordPress