[[[include:anc_valida.php]]]
Família: Desenvolvimento
Nome: Torre de Controle
Objetivo: Introduzir o tema prontidão
Mínimo de Participantes:
Máximo de Participantes:
Duração: Aproximadamente 20 minutos.
Material Necessário: Um apito, uma cadeira, uma caixa com panos, fitas, chapéus…
Procedimento: Disposição do grupo: em semicírculo, de frente para o facilitador. Etapa I: – Desafiar o grupo a responder, com prontidão, às orientações da torre de comando. – Quem orienta é o facilitador. – Mediante 4 sinais, os participantes agirão de forma diferenciada: * 1 palma: deslocar-se pela sala, usando somente um pé e movimentando os braços para cima; * 2 palmas: sentar-se no chão; * 3 palmas: caminhar segurando o joelho; * 1 apito: formar um círculo. O facilitador realiza um treinamento. A seguir, varia os comandos e vai eliminando aqueles que responderem de forma incorreta. Etapa II: Solicitar um voluntário. Ao se apresentar, o voluntário deverá criar novas formas de comando e conduzir a atividade. Colocar á sua disposição uma caixa com alguns objetos intermediários (panos, chapéus, fitas). Escolher mais um ou dois voluntários e cuidar para que o tempo máximo no comando seja de 5 minutos por pessoa. Fechamento: Em círculo, abrir espaços para comentários, sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes. Relacionar a atividade à necessidade da prontidão para responder ás demandas diárias na função.
Observações: Outros indicadores: – atenção; – memória; – capacidade de concentração. Aplicabilidade: programas de criatividade.
Enviada por: AncoraRh
Data: 03/02/2004
E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D
Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações