Trabalhando Auto-Estima | Leme Consultoria

Trabalhando Auto-Estima

Dinâmicas para T&D Volume 1

E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. Produzidos pelas Equipes de Educação Corporativa e Comunicação da Leme Consultoria, já estão disponíveis os dois primeiros volumes do e-book “Atividades e Dinâmicas para T&D”, com diversas dinâmicas e seus contextos de aplicação.

CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO!



Família: Desenvolvimento

Nome: Trabalhando Auto-Estima

Objetivo: Explicar o que é auto-estima e o que influi nela.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 30 minutos.

Material Necessário: Folhas de papel.

Procedimento: 1. Verifique se todos sabem o que é auto-estima. Se não souberem, explique que auto-estima é a forma como uma pessoa se sente a respeito de si mesma, e que a auto-estima está estreitamente relacionada com o contexto social onde vivemos (família, escola, amigos, trabalho). Diga ainda que todos os dias enfrentamos situações que afetam nossa auto-estima. Dê exemplos. 2. Entregue uma folha de papel em branco dizendo que ela representa a nossa auto-estima. Explique que você lerá uma lista de situações que podem prejudicar a nossa auto-estima. 3. Diga que, a cada vez que você ler uma frase, eles deverão arrancar um pedaço da folha na proporção do prejuízo que essa situação traz à sua auto-estima. Exemplifique: Leia a primeira frase e diga “isso me afeta muito” e rasgue um pedaço grande do papel, ou isso “não me afeta muito” e rasgue um pedaço pequeno da folha. 4. Leia as frases abaixo. Depois de ler todas as frases, diga que agora vão recuperar a auto-estima aos pedaços também. E a cada frase vão juntando os pedaços de papel rasgados. Frases que podem afetar a auto-estima: 1. Uma briga com o namorado/a. 2. O(A) chefe(a) criticou o seu trabalho na frente de todos os colegas. 3. Seu pai ou sua mãe brigou com você. 4. Um grupo de amigos íntimos não o(a) convidou para um passeio. 5. Você tirou péssimas notas. 6. Seus colegas zombaram de você por causa da sua roupa (ou cabelo). Frases para recuperar sua auto-estima: 1. Seus colegas de classe o(a) escolheram como líder. 2. Seu(sua) namorado(a) mandou-lhe uma carta de amor. 3. Seu pai ou sua mãe disseram que você é a coisa mais importante da vida deles. 4. Seu(sua) chefe(a) chamou-o a frente para elogiá-lo(a) pelo trabalho. 5. Seus amigos gostam da sua companhia e sempre o(a) chamam para sair. 6. Os colegas sempre querem saber sua opinião sobre determinados assuntos.

Observações: Discussão e reflexão: – Todos recuperaram sua auto-estima? – Qual foi a situação que mais afetou sua auto-estima? – O que podemos fazer para defender nossa auto-estima quando nos sentimos atacados? – Como podemos ajudar nossos amigos e familiares quando a auto-estima deles está baixa?

Enviada por: AncoraRh
Data: 12/05/2005


FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail