BREVE! E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


Família: Desenvolvimento/ Integração

Nome: Vivência dos Quatro Elementos

Objetivo: Promover o auto e hetero conhecimento; conscientizar-se sobre as diferenças individuais; trabalhar o relacionamento interpessoal e introduzir o conceito de competências.

Mínimo de Participantes: 0

Máximo de Participantes: 0

Duração: Aproximadamente 1h30

Material Necessário: Papel crepom (cores diversas), colas, tesouras, fitas coloridas, bexigas, barbante, folha com características dos quatro elementos, quatro músicas selecionadas de acordo com o elemento, lápis, papel e borracha

Procedimento
1. Distribuir a folha de características para cada um dos participantes, pedindo que os treinandos preencham de acordo com as instruções do título. Complemente dizendo que neste exercício de auto conhecimento que irão fazer agora, utilizamos uma analogia com os elementos da natureza para identificar algumas características pessoais . Trata-se de um questionário que eles irão assinalar com as características que mais se relacionam com eles.
2. Informe que terão 5 minutos para preenchimento da folha
3. Oriente-os como fazer a soma dos pontos
4. Após a identificação do elemento cada um deverá se dirigir para o canto da sala correspondente ao elemento, que deverá ser determinado pelo instrutor
5.Entregue a folha de característica dos elementos e marcar o tempo para que discutam a respeito de seu conteúdo, procurando se conhecer mais um pouco. Esta etapa será de 15 minutos.
6. Explicar que a folha de características é uma forma de promover a reflexão sobre as caraterísticas pessoais, que cabe a eles confrontar e validar.
7. Enquanto o grupo discute sobre as características, o facilitador coloca no centro da sala todo o material que servirá como estímulo (papel crepom, colas, tesouras, bexigas, etc.);
8. Informar, a seguir, sobre a próxima etapa da tarefa, onde as equipes deverão escolher algumas características comuns ou outros itens da folha de caraterísticas e planejar uma apresentação, sendo que todos os grupos terão 15 minutos para planejamento e 5 minutos para execução;
9. Avisar também que haverá um desafio: durante as apresentações, será colocada uma música de fundo e os grupos vão passar suas idéias sem a comunicação verbal. Poderão usar expressão corporal e todos os recursos disponíveis no centro da sala. Somente após o término da música, será permitido a um representante do grupo fazer uma síntese verbal da apresentação, seguida de complementações do grupo.
10. O facilitador indica a ordem das apresentações, colocando as músicas para cada elemento:
• Terra: Reach _ Gloria Stefan
• Água: àgua – marisa monte ( cd Barulhinho bom )
• Ar: Indios ( legião Urbana)
• Fogo : Pagu – Maria Rita Fechamento

Observações: Após as apresentações realizadas pelos treinandos, o instrutor deverá dizer que o objetivo do exercício era promover o auto e hetero conhecimento, a conscientização das diferenças individuais que caracterizam cada pessoa como ser único em seus relacionamentos interpessoais e no trabalho em equipe. Através do exercício, podemos verificar que existe uma tendência de que nosso estilo de gerenciamento ou de comportamento recaia sobre algum elemento, porém enquanto gestores seria adequado desenvolver ou buscar equilíbrio de todas as características que estão relacionadas a todos os elementos e saber como utilizá-las em situações específicas. Assim como no exercício tivemos um momento para descobrir as características dos elementos que os grupos estavam apresentando, estávamos identificando as características dos outros, através de nossa percepção e observação. No dia a dia, podemos conhecer nossa equipe da mesma forma, isto é, através da percepção e observação das competências demonstradas nas soluções de situações do dia da dia. Assim nos conhecendo e à nossa equipe também, podemos administrar as competências de acordo com nossas metas e alvos a alcançar .

Enviada por: AncoraRh Data: 10/11/2004

plugins premium WordPress