Características de um talento proativo

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
     
A competitividade é inevitável em um mercado que vivencia transformações constantes. Isso, por sua vez, faz com que os profissionais optem por buscar suas conquistas para garantir um espaço nas organizações em que já trabalham ou que desejam atuar. Hoje, quando se fala em contratar talentos uma "questão" geralmente vem à tona nos processos de seleção: "Será que o profissional que escolhemos é realmente proativo?". Ou seja, é uma pessoa que toma iniciativa ou apenas espera receber ordens para solucionar um problema? Confira abaixo algumas das principais características daqueles que trazem consigo a proatividade.        
         
1 – Não espera que o problema aconteça, se antecipa a ele e já possui propostas para apresentar antes que o fato ganhe proporções que comprometam tanto seu desempenho pessoal quanto da equipe.
2 – Sabe trabalhar em equipe e não se vê como sendo o detentor da verdade. Tem consciência de que um time é muito mais forte do que um "ponto" isolado.
3 – Destaca-se por dar sempre algo mais do que lhe foi solicitado. Ou seja, sempre está surpreendendo não somente a liderança, como também seus colegas de trabalho. Vale aqui um registro: o proativo supera as expectativas não para "pisar" nos outros, mas porque gosta de superação e de enfrentar os desafios que são oferecidos a ele.  
4 – É um bom comunicador. Sabe apresentar seu ponto de vista de forma clara, objetiva. E como todo bom comunicador, não está disposto apenas a falar. O profissional proativo também é um excelente ouvinte.
5 – A curiosidade o transforma em um autodidata. Além das ferramentas que possibilitam seu desenvolvimento dentro da empresa, sempre está à busca de algo e recorre a mais de uma fonte de pesquisa quando o assunto o envolve direta ou indiretamente.
6 – Em momentos de crise, colocar a mão na cabeça e dar a situação como perdida. Essas atitudes são existem para proativo, pois ele é o tipo de pessoa que põe a "mão na massa", apresenta ideias para o líder e a equipe. Alguns talentos proativos chegam a ter o potencial de liderança revelado, quando se deparam com os momentos mais tensos.
7 – É simpatizante do diverso. Compreender que um time que reúna pessoas de diferentes faixas etárias, com experiências distintas, traz um diferencial significativo para o negócio e para ele próprio. Quando a diversidade se faz presente, o profissional proativo reconhece a chance de aprendizado.
8 – Possui uma boa rede de relacionamento e, diga-se de passagem, não apenas soma membros às redes sociais na expectativa de receber informações relevantes. O talento proativo sempre está ávido por compartilhar informações.
9 – Outra característica peculiar do proativo é não ficar na zona de conforto. A rotina e a falta de desafios o deixam irritado, descontente com o ambiente de trabalho. Sente-se podado e quando permanece no mesmo "degrau", sem chance de aprendizado.
10 – Não teme o feedback, pelo contrário. O proativo quer saber quais as expectativas da empresa em relação ao seu desempenho e reavaliar competências que precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas é algo natural e que faz parte de quem deseja ter uma carreira promissora.

Fonte: rh.com.br

plugins premium WordPress