Uma das principais razões de demissão hoje em dia são conflitos profissionais ou outros problemas de ordem comportamentais. Por isso, segundo especialistas, a diplomacia é essencial.

Veja algumas estratégias para cultivar a diplomacia no ambiente de trabalho:

1. Adie reações imediatas
Especialistas afirmam que os problemas de comunicação, geralmente, são devidos à reações imediatas, feitas sem pensar. Por isso, vale a pena tentar desvendar quais são os gatilhos que te tiram do sério.

2. Invista na comunicação
Com a capacidade do autocontrole, é hora de investir na comunicação. De acordo com especialistas, quanto mais assertiva for a maneira de se comunicar, melhor. Conhecer os diferentes perfis pessoais é um ponto importante na hora de saber como se comunicar com cada colega ou gestor.

3. Construa relacionamentos baseados na credibilidade
A credibilidade pode te ajudar a conquistar a confiança necessária para a construção de relacionamentos profissionais mais sólidos. Para os especialistas, para quem é gestor de uma empresa, isso é ainda mais importante.

4. Compartilhe e peça opiniões
Compartilhar e saber ouvir a opinião dos outros é uma boa estratégia para cultivar a diplomacia no trabalho. Dessa forma, é possível reunir a equipe e evitar problemas, fortalecendo as relações de trabalho.

5. Seja flexível
A habilidade de negociar é essencial na hora de evitar e resolver qualquer tipo de problema. Procure sempre encontrar um meio termo que deixe satisfeitos todos os envolvidos na negociação, exercitando sua flexibilidade.

Fonte: RH Central, 28/01/2013

plugins premium WordPress