A maior parte dos funcionários de uma empresa sonha em ter um bom lugar para trabalhar. Porém, nem todos os empreendedores pensam nisso na hora de montar sua pequena empresa. César Gon, CEO e co-fundador da Ci&T, falou sobre suas ideias para aumentar a produtividade dos funcionários e tornar sua empresa um lugar agradável de trabalhar durante a quarta edição do Curso Exame PME, em São Paulo. Confira:

1. Motive do jeito certo
O empresário acredita que a maioria das empresas usa fatores externos para motivar a equipe. Para Gon, tudo que se conhece cientificamente sobre motivação não tem nada a ver com que as empresas fazem. “Motivação, além do salário, vem de criar um ambiente de autonomia, maestria e propósito”, diz.

2. Não seja chefe
O chefe, ao invés de ajudar, pode acabar destruindo a motivação dos funcionários. Para ele, o dono da pequena empresa precisa saber claramente a diferença entre ser chefe e ser líder. “Os livros para gerenciar pessoas ensinam a ser chefe, o que é fácil, você manda e o cara faz. Ser líder é difícil, é convencer o liderado a andar na mesma direção”, explica.

3. Incentive a inovação
Para Gon, não há produtividade sem inovação. “É uma palavra hoje usada para qualquer coisa, mas, para mim, é sinônimo de empreendedorismo”, diz. Segundo ele, nós vivemos a época do excesso de ideias e da escassez de gente capaz de transformar ideias em fatos.

Fonte: Rh Central, 03/04/2013

plugins premium WordPress