A construção de uma carreira bem sucedida passa necessariamente pela criação e fortalecimento da rede de relacionamentos profissionais. De acordo com especialistas, a máxima vale tanto para empregados, executivos, como também para empreendedores. Mas como conquistar aliados no ambiente profissional? Confira 5 dicas para quem quer investir no networking para fortalecer a sua rede de aliados e mantê-los ao longo da carreira.

1. Faça a distinção do “eu” pessoal e do “eu” profissional
Pode parecer simples, mas muita gente mistura características pessoais com as profissionais. Na opinião de especialistas, o primeiro passo para conquistar aliados é justamente fazer esta separação entre o que você é em casa, e com amigos, e a sua atitude profissional.

2. Encare o “eu” profissional como um produto
Por que os consumidores escolhem um produto em detrimento do outro? É que aquele item – e não outro – atendeu às suas necessidades. Transportando a analogia para o ambiente corporativo, é como se os seus aliados fossem os clientes que enxergaram valor em você e decidiram comprar. Se o profissional não atende às necessidades das outras pessoas, elas poderão ignorá-lo ou ir contra ele. Entenda quais são as características que você oferece tendo em vista as necessidades de cada um dos potenciais aliados. Você é prestativo? Coloca-se à disposição das pessoas quando elas precisam de ajuda? Você cultiva a empatia? Entre outros.

3. Para cada perfil uma “embalagem”
Ou seja, você continua o mesmo, o que muda é a forma de agir.

4. Evite dizer: “você tem que…”
Na hora de convencer alguém é frequente o uso da expressão “você tem que…”. Por exemplo: o objetivo é vender uma ideia para o chefe que não está muito animado. E, para conseguir a aprovação, o funcionário diz: “você tem que entender que os tempos são outros, a competitividade está mais acirrada”.
De acordo com especialistas, tentar convencer o chefe ou qualquer outra pessoa valendo-se do “famigerado” você tem que… é um tiro no pé.

5. Cultive os relacionamentos
Ou seja, é preciso manter-se presente. Um erro comum, segundo especialistas, é não se preocupar com a continuidade da relação. Invista na manutenção do seu aliado da mesma forma que faria se fosse um cliente. Mantenha a comunicação com ele, marque encontros de vez em quando e use as redes sociais a seu favor. Vale também participar de eventos, como happy hours.

Fonte: RH Central

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