No atual cenário empresarial marcado pela globalização e competitividade, é essencial que as empresas invistam no aprimoramento profissional de seus colaboradores

Equipes motivadas, competitivas, eficientes e que garantem bons resultados são alguns dos principais objetivos das empresas nos dias de hoje.

Para que uma empresa conquiste visibilidade no mercado em que atua, ficando à frente da concorrência, é importante ter profissionais capacitados e em sintonia com os seus valores, objetivos e metas, sempre em busca do sucesso de todos os envolvidos.

Para Renan de Marchi Sinachi, coordenador de projetos da Leme Consultoria – especializada em soluções para Gestão de Pessoas e Estratégia Empresarial – as empresas que não estimulam nem investem na capacitação de seus profissionais estão fadadas ao fracasso, pois o processo de capacitação é algo contínuo para aprimorar habilidades e adquirir novos conhecimentos, ou seja, para manter os colaboradores e, também, a empresa atualizados.

“Ter na companhia equipes qualificadas para as funções que desempenham é primordial para o sucesso do negócio. Isto porque a qualidade dos produtos e serviços tem relação direta com o nível de capacitação das pessoas que trabalham na organização”, ressalta Sinachi.

O especialista também destaca a importância de aplicar alguns princípios básicos nos treinamentos dos profissionais. Entre os temas mencionados estão: elaboração de conteúdos bem definidos, foco no assunto em questão, contratação de palestrantes experientes e com amplo conhecimento dos assuntos abordados e desenvolvimento de metodologias diferenciadas, com exemplos práticos, para total compreensão do público.

A Confenar, sempre atenta às melhores práticas em gestão de pessoas, incentiva e promove ações de capacitação dos colaboradores de suas revendas.

Em busca do tão almejado diferencial de mercado, a excelência, revendedores de todo o Brasil investem em programas, cursos e palestras de qualificação profissional para suas equipes.

Um bom exemplo é a ação desenvolvida pela Assorev SPI, em parceria com a Diretoria Regional PR/SPI da AmBev, que, juntas, elaboraram um projeto de treinamento técnico e comportamental para os funcionários das revendas situadas no interior de São Paulo.

“Neste treinamento, iremos qualificar os times das revendas com os IC’s FOCO para 2009, para a melhora dos indicadores, o crescimento nas operações e a superação das metas”, afirma Alexandre Gardiolo, especialista em Gente e Gestão – Revendas Diretoria Regional PR/SPI da AmBev.

O projeto é direcionado aos distribuidores que compõem a Assorev SPI e beneficiará as equipes de Rota e Trade, AS Rota, Operações e Gente e Gestão. As palestras serão ministradas no Obeid Plaza Hotel, em Bauru, interior de São Paulo, e divididas em dois módulos.

O primeiro, direcionado às equipes técnicas, tem foco nos setores de Rota e Trade e As Rota, e será realizado nos dias 3 e 4 de abril e 14 e 15 de agosto.
O segundo módulo, destinado às áreas comportamentais, como Operações e Gente e Gestão, será realizado nos dias 15 e 16 de maio e 7 e 8 de agosto.

Entre os temas abordados no encontro estão: PEX, REFRI, GTI, PV, GPR, Negociação, Execução AS Rota, TOP AS, Segmentação, Calendário, GPO, Segurança, Remuneração, Sistema de Gestão e PGG.

Mais de 150 profissionais, que integram 15 revendas da Assorev SPI, foram inscritos para o treinamento que está focado nos padrões de trabalho da AmBev.
“Os colegas serão capacitados e atualizados com as normas da AmBev. Assim, todos irão desenvolver suas atividades alinhadas à companhia, agregando mais qualidade e credibilidade no desenvolvimento
de cada ação”, comenta Selma Álvares, analista de Gente e Gestão da revenda Chade e uma das organizadoras do treinamento.

Investindo em novos talentos.
Outra importante iniciativa desenvolvida pela Assorev SPI é o projeto de trainees, que em 18 anos foi a grande porta de entrada de mais de 500 profissionais formados na AmBev, muitos deles ocupando hoje cargos gerenciais.

“Na AmBev, muitos profissionais chegam por meio do programa de trainees. Este su cesso motivou a implantação do projeto nas revendas da Assorev SPI a partir deste ano, para incentivar o crescimento e tornar as empresas da região mais competitivas e eficientes”, declara Daniela Pires, gerente de Gente e Gestão da revenda Penacol e uma das responsáveis pela aplicação do projeto.

O programa busca a contratação de jovens entre 21 e 28 anos que estejam no último ano da graduação ou na pós-graduação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Logística, Marketing, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Engenharia, Direito e Matemática.

Com a realização de palestras e a divulgação entre os universitários, a equipe do programa de trainees pretende atingir 57 faculdades do interior paulista.

As inscrições serão abertas aos interessados após a apresentação na universidade. Depois da inscrição, cada candidato é avaliado com a aplicação de provas específicas, dinâmicas de grupo e entrevistas. O profissional contratado é supervisionado pela área de Gente e Gestão da revenda junto com o responsável do seu setor, e tem por objetivo desenvolver um projeto de melhoria em cinco departamentos da empresa: Puxada, Armazém, Administrativo, Vendas e Distribuição.

Além da remuneração, o jovem recebe benefícios fornecidos de acordo com a revenda.
Assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, vale refeição e vale transporte são alguns dos itens que podem ser oferecidos aos profissionais.

“A parceria AmBev e Assorev SPI tem como meta preencher 15 vagas, no mínimo um candidato por revenda, até agosto deste ano”, diz Daniela.

Fonte:  Revista Confenar – Abril/Maio 2009


E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


plugins premium WordPress