No atual cenário empresarial marcado pela globalização e competitividade, é essencial que as empresas invistam no aprimoramento profissional de seus colaboradores Equipes motivadas, competitivas, eficientes e que garantem bons resultados são alguns dos principais objetivos das empresas nos dias de hoje. |
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Para que uma empresa conquiste visibilidade no mercado em que atua, ficando à frente da concorrência, é importante ter profissionais capacitados e em sintonia com os seus valores, objetivos e metas, sempre em busca do sucesso de todos os envolvidos. Para Renan de Marchi Sinachi, coordenador de projetos da Leme Consultoria – especializada em soluções para Gestão de Pessoas e Estratégia Empresarial – as empresas que não estimulam nem investem na capacitação de seus profissionais estão fadadas ao fracasso, pois o processo de capacitação é algo contínuo para aprimorar habilidades e adquirir novos conhecimentos, ou seja, para manter os colaboradores e, também, a empresa atualizados. |
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“Ter na companhia equipes qualificadas para as funções que desempenham é primordial para o sucesso do negócio. Isto porque a qualidade dos produtos e serviços tem relação direta com o nível de capacitação das pessoas que trabalham na organização”, ressalta Sinachi. O especialista também destaca a importância de aplicar alguns princípios básicos nos treinamentos dos profissionais. Entre os temas mencionados estão: elaboração de conteúdos bem definidos, foco no assunto em questão, contratação de palestrantes experientes e com amplo conhecimento dos assuntos abordados e desenvolvimento de metodologias diferenciadas, com exemplos práticos, para total compreensão do público. A Confenar, sempre atenta às melhores práticas em gestão de pessoas, incentiva e promove ações de capacitação dos colaboradores de suas revendas. Em busca do tão almejado diferencial de mercado, a excelência, revendedores de todo o Brasil investem em programas, cursos e palestras de qualificação profissional para suas equipes. Um bom exemplo é a ação desenvolvida pela Assorev SPI, em parceria com a Diretoria Regional PR/SPI da AmBev, que, juntas, elaboraram um projeto de treinamento técnico e comportamental para os funcionários das revendas situadas no interior de São Paulo. “Neste treinamento, iremos qualificar os times das revendas com os IC’s FOCO para 2009, para a melhora dos indicadores, o crescimento nas operações e a superação das metas”, afirma Alexandre Gardiolo, especialista em Gente e Gestão – Revendas Diretoria Regional PR/SPI da AmBev. O projeto é direcionado aos distribuidores que compõem a Assorev SPI e beneficiará as equipes de Rota e Trade, AS Rota, Operações e Gente e Gestão. As palestras serão ministradas no Obeid Plaza Hotel, em Bauru, interior de São Paulo, e divididas em dois módulos. O primeiro, direcionado às equipes técnicas, tem foco nos setores de Rota e Trade e As Rota, e será realizado nos dias 3 e 4 de abril e 14 e 15 de agosto. Entre os temas abordados no encontro estão: PEX, REFRI, GTI, PV, GPR, Negociação, Execução AS Rota, TOP AS, Segmentação, Calendário, GPO, Segurança, Remuneração, Sistema de Gestão e PGG. Mais de 150 profissionais, que integram 15 revendas da Assorev SPI, foram inscritos para o treinamento que está focado nos padrões de trabalho da AmBev. Investindo em novos talentos. “Na AmBev, muitos profissionais chegam por meio do programa de trainees. Este su cesso motivou a implantação do projeto nas revendas da Assorev SPI a partir deste ano, para incentivar o crescimento e tornar as empresas da região mais competitivas e eficientes”, declara Daniela Pires, gerente de Gente e Gestão da revenda Penacol e uma das responsáveis pela aplicação do projeto. O programa busca a contratação de jovens entre 21 e 28 anos que estejam no último ano da graduação ou na pós-graduação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Logística, Marketing, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Engenharia, Direito e Matemática. Com a realização de palestras e a divulgação entre os universitários, a equipe do programa de trainees pretende atingir 57 faculdades do interior paulista. As inscrições serão abertas aos interessados após a apresentação na universidade. Depois da inscrição, cada candidato é avaliado com a aplicação de provas específicas, dinâmicas de grupo e entrevistas. O profissional contratado é supervisionado pela área de Gente e Gestão da revenda junto com o responsável do seu setor, e tem por objetivo desenvolver um projeto de melhoria em cinco departamentos da empresa: Puxada, Armazém, Administrativo, Vendas e Distribuição. Além da remuneração, o jovem recebe benefícios fornecidos de acordo com a revenda. “A parceria AmBev e Assorev SPI tem como meta preencher 15 vagas, no mínimo um candidato por revenda, até agosto deste ano”, diz Daniela. |
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Fonte: Revista Confenar – Abril/Maio 2009 |
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