Patrícia Bispo

Mostrar aos profissionais e aos consultores de Recursos Humanos, aos gestores de pessoas e aos estudantes de áreas afins que a Gestão por Competências pode ter grande valor dentro da empresa, principalmente na aplicação do mapeamento de competências, na avaliação por competências, no processo de recrutamento e seleção e na área de treinamento e desenvolvimento. Esse é o principal objetivo do workshop “Gestão por Competências de A a Z”, evento que acontece no próximo dia 18 de maio, no Teatro Santo Agostinho, em São Paulo.

Promovido pela AncoraRh Informática e a KDP Kleper Consultoria, o evento está dividido em dois momentos. A primeira parte dos trabalhos contará com a presença de Rogerio Leme – tecnólogo, consultor e empresário -, e a segunda fase dos trabalhos ficará sob a responsabilidade de Paula Falcão – pós-graduada em jogos cooperativos, conferencista e consultora empresarial e organizacional. O diferencial desse workshop é que o público será apresentado a ferramentas que podem ser implantadas em empresas de todos os portes.

Durante a condução dos trabalhos, será ainda construído um jogo que permitirá visualizar as competências de um grupo de candidatos para um processo seletivo, através do Inventário Comportamental – metodologia desenvolvida por Leme, que mostra as várias formas de se mapear competências. Também, durante o workshop, serão lançados os livros da Editora Qualitymark “Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências” – Rogerio Leme; “Criação e Adaptação de Jogos em T&D” – Paula Falcão; “Focalização de Jogos em T&D” – Magda Vila & Paula Falcão.

Segundo Rogerio, “fazer” Gestão de Pessoas é uma real necessidade das empresas, mas o processo precisa de critérios e de uma base de dados. É justamente nesse momento que entra em cena a Gestão por Competências, pois essa metodologia fornece um critério, um método para auxiliar a enxergar as ações necessárias e que precisam ser colocadas em prática. “A Gestão por Competências veio para ficar e não é algo passageiro. É algo estratégico para as organizações. As empresas que não se preocuparem em desenvolver e implantar um plano, certamente estarão fora do mercado”, alerta o consultor.

Durante sua apresentação, Leme explica que abrirá espaço específico para o Inventário Comportamental para Mapeamento das Competências – método eficiente, rápido e eficaz, que elimina a subjetividade dos métodos tradicionais e é a única metodologia comprovada matematicamente. Vale salientar que outra vantagem do inventário é que a mesmo não precisa de um especialista para ser implantado, pois utiliza como base os indicadores de competências que são os comportamentos dos colaboradores, ou seja, algo que pode ser observado. Além disso, ressalta o consultor, o Inventário Comportamental utiliza os recursos da própria empresa que o aplica e como é um método construtivo e participativo, dá sustentabilidade e credibilidade ao processo.

O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências pode ser usado em todos os tipos de empresas, seja pública ou privada, de todos os portes, independentemente do número de colaboradores. “É possível aplicar essa metodologia, inclusive, em empresas que têm competências definidas, mas que não possuem método para avaliá-las. O inventário também valida as competências da organização, caso tenham sido pré-definidas por uma matriz”, resume.

Jogos e dinâmicas – Depois da apresentação do consultor Rogerio Leme, entra em cena Paula Falcão que falará especificamente da aplicação de jogos e de dinâmicas de grupo em todo o processo de Gestão por Competências. “Vou dar a base para se fazer seleção, avaliação e desenvolvimento por competências, através de jogos”, afirma, ao acrescentar que ainda apresentará uma técnica para otimizar o processo de avaliação e escolha do candidato ideal.
De acordo com a consultora, os jogos e as dinâmicas de grupo fazem com que as pessoas atuem dentro do seu comportamento natural, porém em um ambiente lúdico e “não-ameaçador”, fazendo com que o indivíduo seja mais “ele mesmo”. Isso abre a percepção tanto das pessoas quanto do avaliador sobre as competências desenvolvidas ou que precisam ser trabalhadas.

Quando questionada sobre as vantagens da aplicação dos jogos e das dinâmicas de grupo, ela diz que vê três grandes benefícios:
* a objetividade, pois usando jogo pode-se medir “matematicamente” as competências;
* o processo pode ser aplicado com várias pessoas ao mesmo tempo, analisando a dinâmica do grupo e percebendo sempre como o jogador relaciona-se e trabalha em equipe;
* a percepção do comportamento acontece tanto para o avaliador quanto para o participante, tornando todo o processo mais centrado no desenvolvimento humano.

Sobre o momento em que as dinâmicas e os jogos devem ser aplicados na Gestão por Competências, Paula Falcão ressalta que essas ferramentas podem ser usadas em todas as situações. Ela exemplifica um dos jogos que desenvolveu “Hércules – O Jogo das Competências”, que foi desenhado, inclusive, para fazer mapeamento de competências. “O jogo pode ser usado no mapeamento, na avaliação, na seleção, no desenvolvimento e até mesmo na comunicação do modelo de competências da empresa”, conclui.

Serviço:
Workshop Gestão por Competências de A a Z
Data: 18 de maio
Local: Teatro Santo Agostinho, São Paulo.
Inscrições: www.AncoraRh.com.br/eventos
Informações: larissa@ancorarh.com.br
Fone: (11) 4401.0807

Fonte: RH.COM.BR

link: http://www.rh.com.br/ler.php?cod=4376&org=2


E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


plugins premium WordPress