Muitas pessoas passam grande parte da vida acreditando que estão cercadas de pares que têm apenas a finalidade de sabotá-las, seja no campo pessoal como também profissional. Algumas conseguem refazer uma leitura do ambiente e se surpreendem ao ver que os medos que eles próprios se tornaram seus próprios oponentes, pois deixaram as oportunidades passar porque se preocuparam apenas no que os “demais” estão pensando ou falando. Confira abaixo algumas dicas que poderão ajudá-lo a refletir para que você não se torne seu grande concorrente, principalmente, no dia a dia de trabalho.

1 – Não pense que apenas as pessoas são capazes de terem um ótimo desempenho e que você nunca conseguirá realizar um bom trabalho. Todo profissional possui pontos fortes e competências que precisam ser desenvolvidas. O diferencial é que alguns acreditam que os obstáculos são oportunidades de crescimento e sabem extrair das situações mais difíceis aprendizados valiosos.

2 – Não perca tempo olhando a ascensão profissional do colega, pois enquanto ele progride você deixa de cuidar da sua própria trajetória. Muitas pessoas deixam-se levar pela inveja e quando percebem, as chances de crescimento passaram e não foram aproveitadas ou devidamente vivenciadas. Mesmo que você altere os ponteiros do seu relógio, o tempo não será condescendente e retrocederá para que você comece do zero.

3 – Uma oportunidade surgiu para participar de um novo projeto? É normal que o primeiro sentimento seja aquele “friozinho na barriga” e isso é sinal de que você está vivo, alerta para o que ocorre de importante ao seu redor. Não se negue a essa oportunidade de aprendizado, aceite o desafio porque você pode se surpreender com sua própria capacidade.

4 – Alguém tem mais conhecimento na área e se mostra disposto a auxiliar os colegas de trabalho? O que custa em pedir ajuda para realizar uma atividade ou mesmo solicitar um feedback sobre um trabalho que você está desenvolvendo? Quando ouvimos as opiniões de outros profissionais, boas ideias costumam emergir das nossas mentes.

5 – “Todos estão contra mim?”. Se diariamente você tem esse pensamento, faça uma autoanálise dos motivos que o fazem raciocinar dessa forma. Será que você está fazendo uma leitura correta do ambiente? Ou, inconscientemente, está criando obstáculos para evitar uma aproximação com seus colegas de trabalho?

6 – Seja quem você é e não aquilo passe uma imagem falsa sobre si mesmo. Assuma sua personalidade, seu “jeito de ser”, mas se lembre de respeitar o direito dos outros, dos colegas de trabalho. Saiba que conviver com a diversidade tornou-se fundamental para estabelecermos bons relacionamentos em todas as esferas da sociedade.

7 – Antes de emitir uma opinião sobre uma pessoa ou um fato, pense bem nas consequências que isso poderá trazer a terceiros e a você próprio. Não entre no bloco do “Telefone sem Fio” e não propague as notícias de qualquer forma, principalmente, aquelas infundadas e que são consideradas fofocas. Cedo ou tarde quem acabará sendo alvo desses tipos de “informações” será você.

8 – Tenha alergia à zona de conforto. Seja uma pessoa ávida por aprendizagem contínua. Se a empresa não oferece ferramentas, isso não é desculpa para ficar parado. Recorra ao autodesenvolvimento, torne-se um autodidata.

9 – Por mais que uma empresa ofereça um ambiente descontraído, não caia na armadilha de “abusar da liberdade” que lhe foi confiada. Lembre-se que você é quem faz e vende a sua própria imagem pessoal e profissional.

10 – Dê uma chance para dizer sim a você. Lembre-se de que apenas trabalho contínuo não complementa o ser humano. Você precisa ter sua vida social, ter uma programação no final de semana e não importa que seja um passeio simples, ir ao cinema, ouvir uma música de sua preferência, conversar e rir com a família e com os amigos. Isso ajuda a aliviar os efeitos de fatores estressantes que lidamos diariamente no ambiente de trabalho.

Fonte: rh.com.br, 12/07/2013

plugins premium WordPress