Quero começar com uma pergunta bem interessante: quem defende o RH?
Resposta: o TI!

Fiz está afirmação para jogar um pouco de luz nas relações mal resolvidas entre RH e TI, pois se existem áreas gêmeas em uma empresa, posso afirmar que elas são o RH e o TI.

Analisem comigo alguns pontos:

· Cuidamos de todos os colaboradores.
· Ouvimos todos os colaboradores.
· Temos que resolver os problemas dos outros.
· Quando a diretoria muda uma meta, sempre sobra para nós, pois precisa de gente, de equipamento, carga horária, hora extra etc.
· Nunca nos perguntam se daremos conta de tudo no prazo que eles precisam.

Poderíamos ficar horas comparando as áreas, mas usei os itens acima para ilustrar de maneira “cômica e simplista” algumas coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia.

TI e RH cuidam de gente!!!

E esse tem sido o maior desafio destes tempos: “cuidar de gente”.
Vivemos correndo contra o relógio, somos atacados por metas, prazos e situações que precisam de soluções rápidas e por isso nos procuram – RH e TI -, pois somos provedores de soluções.

Tudo bem que para isso talvez tenhamos que brigar por investimentos e isso ninguém quer, pois às vezes é complicado. Mas quero ressaltar a capacidade em enfrentar obstáculos que o RH e o TI precisam ter e, nos tempos de hoje, trabalhar separado é loucura!

Por tempos, o TI não entendia de gente e sim, de tecnologia, e por tempos, o RH não entendia  que tecnologia e gente caminham juntas dentro de uma empresa, para que esta chegue a seus objetivos.

E o segredo do sucesso está em combinar ações usando tudo de melhor que temos; a “Criatividade”, por exemplo, que é uma competência básica para sobreviver nessas áreas.

Então, veja, não adianta o TI soltar um e-mail para os colaboradores solicitando que não abram e-mails maliciosos, pois para o colaborador, isso pode significar apenas e-mails de sacanagem e pornografia.

Mas, você, profissional de TI, pense assim: “Poderíamos fazer um sensibilização sobre os riscos da internet”. Pronto! Muda o cenário; fica amplo e eficiente.

Isso, sim, traz resultado a curto prazo, mas nessa ação, quem conseguiria ajudar o TI?

Simples, o RH.

O show de recursos pode (aliás, deve) ser  do TI, mas a logística, os métodos, a técnica de juntar gente e sensibilizar vêm do RH e, ai sim, juntos, temos a combinação perfeita.

Quero, portanto, deixar duas perguntas para sua reflexão:
O quanto de RH tem no TI da sua empresa?
O quanto de TI tem no RH da sua empresa?

Partindo disso, você já terá uma luz para entender os resultados apresentados se for preciso montar uma estratégia nova.

Dialogo é a chave do Crescimento!!!
Elsimar Gonçalves
Diretor de TI – Leme Consultoria


E-BOOK | Atividades e Dinâmicas para T&D

capa_ebook_dinamicas01

Na área de Treinamento e Desenvolvimento utilizamos atividades, jogos e dinâmicas de grupo de forma a fixar pela vivência lúdica os conceitos demandados pela estratégia organizacional. O e-book de Jogos, Atividades e Dinâmicas de Grupo lista dezenas de dinâmicas e seus contextos de aplicação! Clique na imagem acima para mais informações


plugins premium WordPress