RH mais decisivo nas estratégias organizacionais
Como o capital humano está diretamente ligado à estratégia das organizações, hoje a área
de RH precisa atuar como parceira estratégica das organizações e desenvolver ações com foco no negócio
– Lucilene Faquim

Nos últimos anos, a área de RH tem assumido um papel estratégico nas organizações e consequentemente os profissionais da área têm sido convidados a atuar de maneira estratégica. Esse movimento tem reforçado a importância da área de Recursos Humanos nas decisões que impactam o negócio no longo prazo, além de demonstrar que as empresas também têm buscado equilibrar suas decisões de negócios sob a ótica das pessoas que, no fundo, são o principal ativo de qualquer organização. Para os profissionais de RH, esse processo de mudança também é desafiador, pois, ao mesmo tempo em que aumenta as responsabilidades, o papel estratégico exige maior preparo e, em muitos casos, o desenvolvimento de novas competências.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Cada empresa tem sua forma de medir os resultados do negócio e a área de RH deve seguir o mesmo caminho para apresentar os resultados das ações desenvolvidas.

RH EM AÇÃO
Hoje as empresas estão mais enxutas e, mesmo assim, buscam um aumento constante da produtividade, em virtude da acirrada competitividade do mercado. Por isso, desenvolver e reter talentos são fundamentais na estratégia de qualquer organização que esteja preocupada com o seu futuro e a área de Recursos Humanos tem sido a grande aliada nesse processo.
Atrair, reter e desenvolver tem sido um grande desafio para as empresas. Além da remuneração e benefícios, hoje o profissional busca reconhecimento e oportunidade de desenvolvimento. Quando a organização oferece desenvolvimento e crescimento, o profissional não tem por que buscar outras oportunidades no mercado.
Quando o objetivo é reter os talentos, a produtividade tem que estar atrelada ao desenvolvimento, além de considerar outros elementos preciosos em gestão de pessoas como felicidade, significado, princípios, valores, entre outros. O desenvolvimento contínuo e a eficácia das pessoas são fatores fortes que impactam na produtividade.

MUDANÇAS DA ÁREA
Cada vez mais é possível observar a mudança de postura da área de RH que saiu de um papel mais processual e administrativo, para outro de maior participação e influência nas decisões estratégicas das organizações. Temas como remuneração, sucessão e meritocracia são apresentados, cobrados e discutidos.

OPORTUNIDADE E EXPECTATIVA
Com o país vivendo um momento positivo em sua economia, diversos setores estão se expandindo rapidamente, gerando assim oportunidades excelentes de negócios e de desenvolvimento de pessoas. Para acompanhar esse cenário, a área de Recursos Humanos precisa aproveitar o momento para se destacar.

Fonte: Revista Gestão e RH, Jan/Fev 2012

plugins premium WordPress