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Liderança: | Programas de Curta Duração, Modulares e Intensivos

Especialmente criados para a rápida formação e atualização de novos e atuais líderes

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Para novas lideranças

▩ Formação de Novos Líderes

Não bastam as competências técnicas: Nosso treinamento prepara os futuros líderes
para assumirem a posição e desenvolve as competências para a Gestão de Pessoas.


▼ Conteúdo Programático:

• Características dos grandes Líderes
• Liderança X Gerência
• Alinhamento à Missão, Visão e Valores
• Estilos de Liderança
• Inteligência Emocional
• Assertividade X Emotividade

• Técnicas de Relacionamento Interpessoal
• Valorização e Flexibilização para
lidar com as diferenças individuais
• Técnicas de Comunicação Verbal
• Comunicação não-Verbal (PNL)
• Feedback do dia a dia

• Definição de objetivos:
  (meta estratégica e meta de competência)
• Delegação:
  (técnicas de empowerment e avaliação de maturidade)
• Plano de Ação para alcance de objetivos


▼ Comportamentos trabalhados:
Relacionamento, Comunicação Interpessoal, Flexibilidade, DIsciplina, Empatia, Autoconhecimento, Capacidade de Ouvir, Capacidade de Perguntar, Assertividade, Autoconsciência, Delegação de tarefas e Habilidade em dar e receber feedback.

▼ Público Alvo:

Candidatos a líderes de empresas em todos os níveis hierárquicos

• Carga-horária: 16 horas


 

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Para Líderes em atividade

▩ Treinamento e Desenvolvimento de Líderes

Desenvolve de uma nova mentalidade nos gestores em atividade, para que absorvam as competências necessárias para a Gestão de Pessoas, além de técnicas e ferramentas para lidar com os profissionais da Era do Informação.

Público Alvo: Líderes de empresas em todos os níveis hierárquicos

Comportamentos trabalhados:
Relacionamento, Comunicação Interpessoal; Flexibilidade, DIsciplina, Empatia, Autoconhecimento; Capacidade de Ouvir; Capacidade de Perguntar, Assertividade; Autoconsciência, Delegação de tarefas e Habilidade em dar e receber feedback.
Carga-horária: 16 horas


▼ Conteúdo Programático:

• Administração de Conflitos e Negociação
• Características dos grandes Líderes
• Liderança X Gerência
• Alinhamento à Missão, Visão e Valores
• Estilos de Liderança
• Inteligência Emocional
• Assertividade X Emotividade

• Construção de Equipes de Alta Performance
• Técnicas de Relacionamento Interpessoal
• Valorização e Flexibilização para lidar com as diferenças individuais
• Técnicas de Comunicação Verbal
• Comunicação não-Verbal (PNL)

• Definição de objetivos (meta estratégica e meta de competência)
• Delegação (técnicas de empowerment e avaliação de maturidade)
• Feedback na Avaliação de Desempenho
• Feedback do dia a dia
• Plano de Ação para alcance de objetivos

 

 

 

▩ Líder-Coach e a Liberação do Potencial Humano

Oferece aos atuais líderes a oportunidade de conhecer e aplicar um novo modelo de gestão sustentável, capaz de liberar o potencial humano existente nas equipes e criar novos caminhos para conexões interdepartamentais, somar experiências e gerar possibilidades criativas para a Organização

Comportamentos trabalhados:

Empatia; Capacidade de desenvolver e reter talentos, Capacidade de desafiar as pessoas a buscarem o auto aperfeiçoamento, Escuta inteligente; Habilidade de dar feedback e corrigir hábitos inadequados de trabalho, Relacionamento Interpessoal; Autoconhecimento.
Carga-horária: Versão Ideal: 16 horas | Versão Reduzida: 8 horas

Público Alvo: Executivos de empresas, profissionais liberais, líderes em todos os níveis que buscam na boa gestão e
na boa liderança novas formas de lidar com as situações e pessoas, antes que uma força exterior se imponha.


▼ Conteúdo Programático:

• Contextualização
• O novo paradigma da liderança
• Humanização Organizacional
   Missão, Visão, Valores;
   Estratégias empresariais;
   Participação coletiva
   no alcance de resultados;

• Criando caminhos para o sucesso
• Modelos de humanização da gestão
   Modelo de performance
   Modelo de aprendizado
   Modelo de desenvolvimento
• O líder-coach e a liberação do Talento
• Definição e mitos do Coaching

• A função do Coaching e os ganhos quantitativos e qualitativos
• Diferenças entre coaching, psicoterapia e aconselhamento
• Técnicas de coaching e feedback aplicadas no modelo de líder-coach
• Simulações práticas para retenção

 

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LIDERANÇA | FORMATO ABERTO | Curta duração

■ Liderança Empreendedora – Gestão de Pessoas para Resultados (formato Aberto)

Desenvolve as competências essenciais para a gestão de pessoas. Método de desenvolvimento no formato individual, sem necessidade de local próprio ou número mínimo de inscritos por empresa. Com apenas uma semana de encontros presenciais você tem acesso ao melhor conteúdo de treinamento aberto de líderes do mercado, consolidado pela experiência da Leme em seus 20 anos de atendimento aos setores públicos e privados.

▼ Diferenciais

• O líder forma novos líderes
• Experiência de 20 anos da Leme Consultoria
• A evolução não é somente qualitativa. Todo processo é mensurado
• Dispensa a necessidade de número mínimo de inscritos por empresa
• Dispensa a necessidade de espaço próprio para a execução dos treinamentos
• Processo de conhecimento voltado à Ação:
a cada encontro uma tarefa extrassala a ser desenvolvida, com a participação efetiva da equipe no desenvolvimento do superior imediato
• Alinhamento dos objetivos pessoais do participante aos objetivos corporativos
• O Treinamento não se resume em sala. Durante todo o processo de treinamento haverá acompanhamento / follow up e feedback
• Coaching e Counseling:
a liderança recebe o feedback da equipe e desenvolve um plano prático e efetivo de melhoria, com acompanhamento direto do coach facilitador

▼ Objetivo

Desenvolver de forma sistematizada e consistente uma nova mentalidade nos profissionais em posição de liderança, para que incorporem as técnicas e ferramentas para lidar com as equipes da Era do Conhecimento.
Profissionais e Organizações que desejam fortalecer suas bases e seu espaço no mercado necessitam fazer um dos principais exercícios empresariais: implantar a cultura da mudança desenvolvendo as competências das lideranças, a fim de proporcionar melhores níveis de desempenho (resultados) e satisfação. As oportunidades de mudança surgem internamente e em espaços ocultos das áreas de atividades como, por exemplo, relacionamento e comunicação interpessoal, mas exigem capacitação para um tratamento eficiente.

 

▼ Comportamentos trabalhados:

Relacionamento, Comunicação Interpessoal, Flexibilidade, DIsciplina, Empatia, Autoconhecimento, Capacidade de Ouvir, Capacidade de Perguntar, Assertividade, Autoconsciência, Delegação de tarefas e Habilidade em dar e receber feedback.

▼ Público Alvo:
Empresas de pequeno porte e profissionais em cargos de liderança no setor público ou privado.

Carga-horária: 40 horas


Confira mais informações na Agenda de Treinamentos

 

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▩ Formação de Novos Líderes

Não bastam as competências técnicas: Nosso treinamento prepara os futuros líderes
para assumirem a posição e desenvolve as competências para a Gestão de Pessoas.


▼ Conteúdo Programático:

• Características dos grandes Líderes
• Liderança X Gerência
• Alinhamento à Missão, Visão e Valores
• Estilos de Liderança
• Inteligência Emocional
• Assertividade X Emotividade

• Técnicas de Relacionamento Interpessoal
• Valorização e Flexibilização para
lidar com as diferenças individuais
• Técnicas de Comunicação Verbal
• Comunicação não-Verbal (PNL)
• Feedback do dia a dia

• Definição de objetivos:
  (meta estratégica e meta de competência)
• Delegação:
  (técnicas de empowerment e avaliação de maturidade)
• Plano de Ação para alcance de objetivos


▼ Comportamentos trabalhados:
Relacionamento, Comunicação Interpessoal, Flexibilidade, DIsciplina, Empatia, Autoconhecimento, Capacidade de Ouvir, Capacidade de Perguntar, Assertividade, Autoconsciência, Delegação de tarefas e Habilidade em dar e receber feedback.

▼ Público Alvo:

Candidatos a líderes de empresas em todos os níveis hierárquicos

• Carga-horária: 16 horas


▩ Treinamento e Desenvolvimento de Líderes

Desenvolve de uma nova mentalidade nos gestores em atividade, para que absorvam as competências necessárias para a Gestão de Pessoas, além de técnicas e ferramentas para lidar com os profissionais da Era do Informação.

Público Alvo: Líderes de empresas em todos os níveis hierárquicos

Comportamentos trabalhados:
Relacionamento, Comunicação Interpessoal; Flexibilidade, DIsciplina, Empatia, Autoconhecimento; Capacidade de Ouvir; Capacidade de Perguntar, Assertividade; Autoconsciência, Delegação de tarefas e Habilidade em dar e receber feedback.
Carga-horária: 16 horas


▼ Conteúdo Programático:

• Administração de Conflitos e Negociação
• Características dos grandes Líderes
• Liderança X Gerência
• Alinhamento à Missão, Visão e Valores
• Estilos de Liderança
• Inteligência Emocional
• Assertividade X Emotividade

• Construção de Equipes de Alta Performance
• Técnicas de Relacionamento Interpessoal
• Valorização e Flexibilização para lidar com as diferenças individuais
• Técnicas de Comunicação Verbal
• Comunicação não-Verbal (PNL)

• Definição de objetivos (meta estratégica e meta de competência)
• Delegação (técnicas de empowerment e avaliação de maturidade)
• Feedback na Avaliação de Desempenho
• Feedback do dia a dia
• Plano de Ação para alcance de objetivos

 

 

 

▩ Líder-Coach e a Liberação do Potencial Humano

Oferece aos atuais líderes a oportunidade de conhecer e aplicar um novo modelo de gestão sustentável, capaz de liberar o potencial humano existente nas equipes e criar novos caminhos para conexões interdepartamentais, somar experiências e gerar possibilidades criativas para a Organização

Comportamentos trabalhados:

Empatia; Capacidade de desenvolver e reter talentos, Capacidade de desafiar as pessoas a buscarem o auto aperfeiçoamento, Escuta inteligente; Habilidade de dar feedback e corrigir hábitos inadequados de trabalho, Relacionamento Interpessoal; Autoconhecimento.
Carga-horária: Versão Ideal: 16 horas | Versão Reduzida: 8 horas

Público Alvo: Executivos de empresas, profissionais liberais, líderes em todos os níveis que buscam na boa gestão e
na boa liderança novas formas de lidar com as situações e pessoas, antes que uma força exterior se imponha.


▼ Conteúdo Programático:

• Contextualização
• O novo paradigma da liderança
• Humanização Organizacional
   Missão, Visão, Valores;
   Estratégias empresariais;
   Participação coletiva
   no alcance de resultados;

• Criando caminhos para o sucesso
• Modelos de humanização da gestão
   Modelo de performance
   Modelo de aprendizado
   Modelo de desenvolvimento
• O líder-coach e a liberação do Talento
• Definição e mitos do Coaching

• A função do Coaching e os ganhos quantitativos e qualitativos
• Diferenças entre coaching, psicoterapia e aconselhamento
• Técnicas de coaching e feedback aplicadas no modelo de líder-coach
• Simulações práticas para retenção

■ Liderança Empreendedora – Gestão de Pessoas para Resultados (formato Aberto)

Desenvolve as competências essenciais para a gestão de pessoas. Método de desenvolvimento no formato individual, sem necessidade de local próprio ou número mínimo de inscritos por empresa. Com apenas uma semana de encontros presenciais você tem acesso ao melhor conteúdo de treinamento aberto de líderes do mercado, consolidado pela experiência da Leme em seus 20 anos de atendimento aos setores públicos e privados.

▼ Diferenciais

• O líder forma novos líderes
• Experiência de 20 anos da Leme Consultoria
• A evolução não é somente qualitativa. Todo processo é mensurado
• Dispensa a necessidade de número mínimo de inscritos por empresa
• Dispensa a necessidade de espaço próprio para a execução dos treinamentos
• Processo de conhecimento voltado à Ação – a cada encontro uma tarefa extrassala a ser desenvolvida, com a participação efetiva da equipe no desenvolvimento do superior imediato
• Alinhamento dos objetivos pessoais do participante aos objetivos corporativos
• O Treinamento não se resume em sala. Durante todo o processo de treinamento haverá acompanhamento / follow up e feedback
• Coaching e Counseling:
  a liderança recebe o feedback da equipe e desenvolve um plano prático e efetivo de melhoria, com acompanhamento do facilitador/coach

▼ Objetivo

Desenvolver de forma sistematizada e consistente uma nova mentalidade nos profissionais em posição de liderança, para que incorporem as técnicas e ferramentas para lidar com as equipes da Era do Conhecimento.
Profissionais e Organizações que desejam fortalecer suas bases e seu espaço no mercado necessitam fazer um dos principais exercícios empresariais: implantar a cultura da mudança desenvolvendo as competências das lideranças, a fim de proporcionar melhores níveis de desempenho (resultados) e satisfação. As oportunidades de mudança surgem internamente e em espaços ocultos das áreas de atividades como, por exemplo, relacionamento e comunicação interpessoal, mas exigem capacitação para um tratamento eficiente.

 

▼ Comportamentos trabalhados:

Relacionamento, Comunicação Interpessoal, Flexibilidade, DIsciplina, Empatia, Autoconhecimento, Capacidade de Ouvir, Capacidade de Perguntar, Assertividade, Autoconsciência, Delegação de tarefas e Habilidade em dar e receber feedback.

▼ Público Alvo:
Empresas de pequeno porte e profissionais em cargos de liderança no setor público ou privado.

Carga-horária: 40 horas


Confira mais informações na Agenda de Treinamentos


  • ■ Como implantar Gestão por Competências utilizando os recursos da própria Empresa
    • Objetivo
      Através da metodologia do Inventário Comportamental desenvolvida por Rogerio Leme são apresentados conceitos que permitem a identificação das competências organizacionais e os níveis de competências para cada função de forma comprovada matematicamente. O resultado dessa técnica proporciona a rápida construção da ferramenta de avaliação com foco em competências com recursos da própria instituição.

      Público Alvo: RH, Gestores e Consultores. | Carga horária: 16 horas

      Metodologia
      Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

      Conteúdo programático
      1. O que é Gestão por Competências
      2. O papel do Gestor
      3. O papel do RH
      4. A Necessidade de Implantar
      5. Conceito do CHA
      6. Competências Técnicas x Comportamentais
      7. Conceito de Comportamento e Indicadores
      8. Dúvidas Frequentes na Implantação de Gestão por Competências
      9. Etapas para Implantação de Gestão por Competências
      10. O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
      11. Metodologia Tradicional X Inventário Comportamental
      12. Mapeando as Competências Organizacionais
      13. Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores
      14. Validação e Homologação junto aos Gestores
      15. Escala e base para referência matemática
      16. Técnica da importância dos Indicadores (peso)
      17. Definição das Competências da Função
      18. Apuração do Nível de Competência do Colaborador
      19. A Avaliação Comportamental – da Autoavaliação até a 360º
      20. Apuração da Avaliação de Colaboradores com foco em Competências
      21. Competência do Colaborador: Potencial x Desempenho
      22. O Nível de Competência do Colaborador e a Movimentação Funcional
      23. Relatórios para Feedback
      24. Mapeamento de Competências Técnicas
      25. Identificação do Nível de Competências das Funções
      26. Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores

  • ■ Como Implantar Gestão por Competências em Organizações Públicas e Privadas
    • Objetivo
      Por meio da metodologia do Inventário Comportamental, desenvolvida por Rogerio Leme são apresentados conceitos que permitem a identificação das competências organizacionais e os níveis de competências para cada função de forma comprovada matematicamente. O resultado dessa técnica proporciona a construção da ferramenta de avaliação com foco em competências.

      Carga Horária: 16h | Público Alvo: RH, Gestores e Consultores.

      Metodologia: Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

      Conteúdo programático
      • O que é Gestão por Competências
      • O papel do Gestor
      • O papel do RH
      • A Necessidade de Implantar
      • Conceito do CHA
      • Competências Técnicas x Comportamentais
      • Conceito de Comportamento e Indicadores
      • Dúvidas Freqüentes na Implantação de Gestão por Competências
      • Etapas para Implantação de Gestão por Competências
      • O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
      • Metodologia Tradicional X Inventário Comportamental
      • Mapeando as Competências Organizacionais
      • Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores
      • Validação e Homologação junto aos Gestores
      • Escala e base para referência matemática
      • Técnica da importância dos Indicadores (peso)
      • Definição das Competências da Função
      • Apuração do Nível de Competência do Colaborador
      • A Avaliação Comportamental da Autoavaliação até a 360º
      • Apuração da Avaliação de Colaboradores com foco em Competências
      • Competência do Colaborador: Potencial x Desempenho
      • O Nível de Competência do Colaborador e a Movimentação Funcional
      • Relatórios para Feedback
      • Mapeamento de Competências Técnicas
      • Identificação do Nível de Competências das Funções
      • Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores

  • ■ Como Estruturar o Plano de Cargos, carreiras e salários integrado com Remuneração Estratégica
    • Público Alvo: Profissionais da área de RH/Gestão de Pessoas, Gestores e Consultores internos de RH.

      Carga Horária: 24 horas

      Objetivo
      Este curso é destinado a profissionais da área de Recursos Humanos e gestores de outras áreas que queiram ter uma visão sistêmica, metodológica e detalhada de como se elabora um Plano de Cargos, Carreiras e Salários-PCCS integrado aos planos de avaliação de desempenho e de remuneração estratégica visando dinamizar o sistema de gestão de RH da empresa com foco em meritocracia e objetivos estratégicos do negócio.

      Metodologia
      Exposição teórica, exercícios, troca de informações e experiências entre os participantes e respostas a questionamentos técnicos, práticos e legais.

      Conteúdo programático

      Introdução/Planejamento:
      • Visão estratégica e sistêmica: (análise de ambiente externo e interno);
      • Importância de conhecer a empresa e seu negócio: missão, visão, valores, objetivos e metas.

      Plano de Cargos, Carreiras e Salários:
      • O que é um Plano de Cargos, Carreiras e Salários – Conceito, objetivos e para que serve;
      • Quais são os Resultados a serem obtidos;
      • Planejamento e as etapas de um PCCS;
      • Fatores Internos e Externos que podem influenciar o PCCS;
      • Descrição de Cargo/Função (DF) – Como elaborar uma descrição de cargos para subsidiar os vários subsistemas de RH – Aplicação prática – formas de coletar e validar os dados;
      • Como definir qual é o melhor padrão de Descrição de Cargo/Função (DF) para o negócio de acordo com estrutura, objetivos e cultura organizacional;
      • Diferença entre Cargo e Função e sua aplicação;
      • Adequação da Titulação de Cargos – CBO – Análise de Cargo – Grupo Ocupacional;
      • Avaliação de Cargos/Funções: Como se elabora a avaliação de cargos e funções com critérios técnicos e justos, partindo de um método “caseiro” até um mais sofisticado;
      • Como elaborar e analisar a Justiça Interna e as Classes dos grupos salariais – Estrutura Salarial;
      • Pesquisa de Remuneração e Benefícios – Conceito, análise e aplicação prática;
      • Critérios básicos e essenciais para definição do mercado adequado;
      • Critérios básicos e essenciais para definição dos Cargos/Funções chaves – estratégicas;
      • Cálculos matemáticos e Medidas estatísticas mais utilizadas em Planos de Cargos e Salários e Pesquisas de Remuneração;
      • Como interpretar e analisar os dados estatísticos da Pesquisa de Remuneração: 1º, 2º e 3º quartis, média, qual utilizar e porquê a importância da análise da Frequência – Como interpretar a qualidade de uma pesquisa;
      • A importância da empresa participar de Pesquisas de Remuneração do mercado, como decidir se é válida a participar;
      • Como desenvolver a Grade/Tabela Salarial para sua empresa com base nos dados salariais internos (capacidade de pagamento), pesquisa de remuneração e visão na estratégia da organização;
      • Como trabalhar as questões: Pisos Salariais, Categorias diferenciadas, Profissões Regulamentadas, Tabelas Salariais por categoria e por regiões geográficas;
      • Principais premissas e aspectos fundamentas para elaborar e definir a Política de Administração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários com foco em Meritocracia – real entrega do Colaborador por meio de uma Avaliação de Desempenho;
      • Estudo e Simulação de Enquadramento – Levantamento do impacto financeiro na Folha de Pagamento, possíveis paradigmas de passivos trabalhistas, decisões estratégicas, o que fazer com pessoas/salário acima das faixas, aspectos legais trabalhistas e sindicais;
      • Como desenhar/ estruturar o Mapa de Carreiras e qual o modelo mais adequado para sua empresa/negócio;
      • Envolvimento do Sindicato em projetos de PCCS;
      • Vantagens e desvantagens do Registro do PCCS no MT- SRT.

      Remuneração Estratégica – PPR Lei 10.101/2000:
      • Conceitos de salário, remuneração e benefícios e seu balanceamento de acordo com o negócio, mercado, custo, cultura;
      • Remuneração fixa e variável e modelos mais utilizados no mercado;
      • O que deve ser considerado em programa de Remuneração Estratégica;
      • Integrando competências, cargos, salários e resultados de forma estratégica e com menos encargos sociais;
      • Conceito e aplicação do PPR – Programa de Participação nos Resultados – Lei 10.101/2000- Incentivo Fiscal;
      • Principais aspectos legais que devem ser observados;
      • Exemplo de um Programa de Remuneração Variável com foco nos Resultados: Empresa, área, equipe e indivíduos de forma integrada;
      • Importância da simplicidade, transparência e exequibilidade;
      • Remuneração x Reconhecimento – dinheiro não é tudo – importância de outras formas de reconhecimento.

  • Formação em Gestão do Desempenho por Competências

      Formação em Gestão do Desempenho por Competências

      Com Rogerio Leme | Carga horária: 40h

      Descrição
      Para atingir resultados efetivos e sustentáveis em organizações públicas e privadas, o RH precisa fornecer aos gestores um Modelo de Gestão do Desempenho que envolva Competências em um conceito mais abrangente do que o tradicional CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. É preciso focar na entrega do colaborador e na integração do modelo com Processos, Pessoas e Estratégia Organizacional. Neste treinamento de formação você aprenderá como implantar um modelo efetivo e eficiente na organização, envolvendo gestores, colaboradores e a área de RH


      Objetivos

    • Apresentar uma visão ampla e contemporânea de Gestão do Desempenho, Avaliação de Competências, Avaliação de Desempenho e Avaliação de Resultados;
    • Apresentar um modelo de Gestão do Desempenho que integra Processos, Pessoas e Estratégia Organizacional;
    • Capacitar os participantes para o mapeamento de Competências Organizacionais, Competências de Função (Técnicas e Comportamentais) e as Competências dos Colaboradores;
    • Utilizar técnicas para redução da subjetividade presente nos modelos tradicionais de avaliação;
    • Aplicar o resultado da avaliação nos demais subsistemas de Recursos Humanos;
    • Capacitar os participantes para aplicação da Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências.
    • Público-alvo
      Profissionais de Recursos Humanos, Gestores e Consultores de organizações públicas e privadas.

      Metodologia
      Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.


      Conteúdo Programático

      1: Fundamentos básicos de Gestão Estratégica de Pessoas
      • Conceitos de Gestão de Desempenho
      • Integração entre Processos, Pessoas e Estratégia Organizacional
      • Diferenças dos instrumentos de Avaliação de Competências x Avaliação de Desempenho e Avaliação de Resultados
      • Competências e o conceito da Entrega

      2: Mapeamento e Avaliação de Competências
      • Elaboração da Descrição de Função alinhada com a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
      • Técnica do MAP – Mapa de Atribuições por Produto – como base para a integração com subsistemas de Recursos Humanos e Processos
      • Mapeamento de Competências Técnicas
      • Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores
      • Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Técnica
      • Conceitos de Comportamentos e Indicadores Comportamentais
      • Etapas para Implantação de Gestão por Competências
      • O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
      • Metodologia Tradicional x Inventário Comportamental
      • Mapeamento das Competências Organizacionais
      • Mapeamento das Competências das Funções
      • A Avaliação Comportamental: da Autoavaliação até a 360º
      • Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Comportamental

      3: Avaliação de Resultados e Responsabilidade
      • Conceito sobre Metas
      • Aplicabilidade dos tipos de Meta e impacto na Avaliação de Desempenho
      • Parâmetros da Meta
      • Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Resultados
      • Complexidade de Metas e Atribuições
      • A Avaliação da Perspectiva Responsabilidade
      • Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Responsabilidade< 4: Cálculo e Aplicação do Desempenho na Remuneração e Banco de Talentos
      • Como calcular o CDC – Coeficiente de Desempenho do Colaborador – Entrega do Colaborador
      • A Perspectiva Convenção e o impacto da quebra de normas na Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
      • A utilização do Coeficiente de Desempenho do Colaborador na Remuneração Fixa, Variável, na PLR (Participação dos Lucros e Resultados) e em Benefícios
      • Como utilizar a Matriz Ninebox com a avaliação reduzindo a subjetividade da análise de potencial

      5: Feedback e a Gestão do Desempenho
      • O que é feedback
      • Feedback do dia a dia
      • Feedback como devolutiva de uma Avaliação
      • Variações dos tipos de feedback
      • Como preparar o Gestor para dar feedback
      • Interpretação dos relatórios da Avaliação de Competências para o Feedback
      • Estruturação do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
      • Estruturação do PAT – Plano Anual de Treinamento
      • Frequência das Avaliações para implantar a cultura da Gestão do Desempenho

      6: Seleção e Entrevista Comportamental
      • Visão macro do processo de Recrutamento e Seleção
      • O planejamento do Processo Seletivo
      • A ampliação do conceito de Seleção usando Seleção por Valores e Seleção por Complexidade de Atribuições e Metas
      • Seleção e Entrevista por Competências
      • Entrevista Comportamental com Foco em Competências
      • Reduzindo a subjetividade na formulação das perguntas para a Entrevista Comportamental
      • O método CAR x STAR
      • Calculadora das Competências para a Entrevista Comportamental

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  • Remuneração Estratégica: Cargos, Carreiras e Salários

      Como Implantar um Plano de Cargos, Carreiras e Salários integrado com Remuneração Estratégica

      Com Rosane R. Zanchi | Carga horária: 16h a 24h

    • Descrição
      Este curso é destinado a profissionais de Recursos Humanos e gestores de outras áreas que queiram ter uma visão sistêmica, metodológica e detalhada para elaborar um Plano de Cargos, Carreiras e Salários integrado aos planos de avaliação de desempenho e de remuneração estratégica, visando dinamizar o sistema de gestão de RH da empresa com foco em meritocracia e objetivos estratégicos do negócio.


    • Objetivos
      Desenvolver sua visão sistêmica e metodológica e estar pronto para elaborar Planos de Cargos e Salários integrados com avaliação de desempenho, com foco na meritocracia e nos objetivos estratégicos da sua Organização.

      Público-alvo
      Profissionais de RH e Gestão de Pessoas, Profissionais de Remuneração e Benefícios, Gestores e Consultores de RH.

      Metodologia
      Exposição teórica, exercícios, troca de informações e experiências entre os participantes e respostas a questionamentos técnicos, práticos e legais.

      Baseado no livro "Remuneração: Cargos e Salários ou Competências" de Rogerio Leme e Romeu Huczok.


      Conteúdo Programático

    • MÓDULO 1: Introdução/Planejamento

      • Visão estratégica e sistêmica: (análise de ambiente externo e interno);
      • Importância de conhecer a empresa e seu negócio: missão, visão, valores, objetivos e metas. 

      Plano de Cargos, Carreiras e Salários:
      • O que é um Plano de Cargos, Carreiras e Salários – Conceito, objetivos e para que serve;
      • Quais são os Resultados a serem obtidos;
      • Planejamento e as etapas de um PCCS;
      • Fatores Internos e Externos que podem influenciar o PCCS;
      • Descrição de Cargo/Função (DF) – Como elaborar uma descrição de cargos para subsidiar os vários subsistemas de RH – Aplicação prática – formas de coletar e validar os dados;
      • Como definir qual é o melhor padrão de Descrição de Cargo/Função (DF) para o negócio de acordo com estrutura, objetivos e cultura organizacional;
      • Diferença entre Cargo e Função e sua aplicação;
      • Adequação da Titulação de Cargos – CBO – Análise de Cargo – Grupo Ocupacional;
      • Avaliação de Cargos/Funções: Como se elabora a avaliação de cargos e funções com critérios técnicos e justos, partindo de um método "caseiro" até um mais sofisticado;
      • Como elaborar e analisar a Justiça Interna e as Classes dos grupos salariais – Estrutura Salarial;
      • Pesquisa de Remuneração e Benefícios – Conceito, análise e aplicação prática;
      • Critérios básicos e essenciais para definição do mercado adequado;
      • Critérios básicos e essenciais para definição dos Cargos/Funções chaves – estratégicas;
      • Cálculos matemáticos e Medidas estatísticas mais utilizadas em Planos de Cargos e Salários e Pesquisas de Remuneração;
      • Como interpretar e analisar os dados estatísticos da Pesquisa de Remuneração: 1º, 2º e 3º quartis, média, qual utilizar e porquê a importância da análise da Frequência – Como interpretar a qualidade de uma pesquisa;
      • A importância da empresa participar de Pesquisas de Remuneração do mercado, como decidir se é válida a participar;
      • Como desenvolver a Grade/Tabela Salarial para sua empresa com base nos dados salariais internos (capacidade de pagamento), pesquisa de remuneração e visão na estratégia da organização;
      • Como trabalhar as questões: Pisos Salariais, Categorias diferenciadas, Profissões Regulamentadas, Tabelas Salariais por categoria e por regiões geográficas;
      • Principais premissas e aspectos fundamentas para elaborar e definir a Política de Administração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários com foco em Meritocracia – real entrega do Colaborador por meio de uma Avaliação de Desempenho;
      • Estudo e Simulação de Enquadramento – Levantamento do impacto financeiro na Folha de Pagamento, possíveis paradigmas de passivos trabalhistas, decisões estratégicas, o que fazer com pessoas/salário acima das faixas, aspectos legais trabalhistas e sindicais;
      • Como desenhar/ estruturar o Mapa de Carreiras  e qual o modelo mais adequado para sua empresa/negócio;
      • Envolvimento do Sindicato em projetos de PCCS;
      • Vantagens e desvantagens do Registro do PCCS no MT- SRT.

      Remuneração Estratégica – PPR Lei 10.101/2000:
      • Conceitos de salário, remuneração e benefícios e seu balanceamento de acordo com o negócio, mercado, custo, cultura;
      • Remuneração fixa e variável e modelos mais utilizados no mercado;
      • O que deve ser considerado em programa de Remuneração Estratégica;
      • Integrando competências, cargos, salários e resultados de forma estratégica e com menos encargos sociais;
      • Conceito e aplicação do PPR – Programa de Participação nos Resultados – Lei 10.101/2000- Incentivo Fiscal;
      • Principais aspectos legais que devem ser observados;
      • Exemplo de um Programa de Remuneração Variável com foco nos Resultados: Empresa, área, equipe e indivíduos de forma integrada;
      • Importância da simplicidade, transparência e exequibilidade;
      • Remuneração x Reconhecimento – dinheiro não é tudo – importância de outras formas de reconhecimento.

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  • Como tornar-se um Business Partner de RH

      Business Partner – Consultor Interno de Recursos Humanos

      Carga horária: 16h a 24h

    • Descrição
      Ministrado por Marcia Vespa, o treinamento proporciona o entendimento de qual é o verdadeiro papel do Consultor Interno de RH no cenário empresarial contemporâneo, aponta as intervenções relevantes para consolidar ações práticas e apresenta como se dá a atuação de um RH verdadeiramente estratégico, suas responsabilidades e contribuições.

      O curso oferece, ainda, o seu PERFIL DE BP – ​Um Teste de Perfil & Motivadores que compara seus talentos pessoais com as principais lideranças brasileiras e traz a descrição de atribuições, responsabilidades e competências do aluno como Consultor Interno de RH, para alinhamento dos seus objetivos pessoais aos organizacionais. O teste foi elaborado TTI Sucess Insights Brasil – pioneira mundial na utilização da neurociência para a validação de seus instrumentos.


    • Objetivos
      Entender o novo papel do profissional de RH no cenário empresarial e saber o que é preciso para estruturar e consolidar um RH verdadeiramente Estratégico.

      Em três dias de grandes aprendizados com insights, conhecimentos e planos tácitos, descobrir tudo o que é necessário para ajudar as organizações, de qualquer segmento, a conectarem pessoas e processos às estratégias para Resultados

      Público-alvo
      Profissionais de RH, assistentes, analistas, coordenadores, gerentes e demais profissionais interessados no modelo de Gestão de RH de Consultoria Interna.

      Metodologia
      Expositiva, com ​apresentação de teoria e conceitos, além de artigos e vídeos sobre o papel de um Business Partner. Serão apresentados também casos de RH para estudo e discussões aprofundadas, individualmente e em grupo, além do Teste de Perfil e uma ​reunião individual de 1 hora, pós-curso e via web, para a devolutiva do assessment de perfil e motivadores (coaching / counseling) com PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.

      Baseado no livro "Um RH Visto de Cima", de Marcia Vespa.


      Conteúdo Programático

      • Porque alguns gurus da administração acreditam que a área de RH está se tornando obsoleta
      • Novas maneiras de experimentar o crescimento lucrativo, por meio de uma visão convincente e envolvente sobre o futuro

      • O que presidentes de empresa esperam que os profissionais de RH saibam para fazer a diferença – dados da pesquisa publicada no livro “Um RH Visto de Cima”
      ​​• Liderança: o que a pesquisa realizada pela Leme Educacional,
      envolvendo 2159 líderes de empresas e 6787 liderados, aponta sobre as principais insatisfações de colaboradores em relação aos seus superiores diretos
      • Principais expectativas de CEOS do papel de RH: Gestão da Cultura, Gestão da Performance e da Retenção de Talentos e os fatores críticos de sucesso

      • Desafios do RH para se tornar um Parceiro Estratégico:
      a) Como aplicar planos estratégicos
      b) Criar uma placar equilibrado que considere gente e resultado
      c) Como fusionar os planos de RH ao planos estratégicos

      Tendências do novo RH:
      a) talentos globais
      b) demandas por novas habilidades
      c) tecnologia digital

      • Perfis esperados de um Business Partner e competências que definem um profissional de RH eficaz
      • Evolução do RH: Mitos que ‘impedem o RH de ser uma Profissão’
      • Regras de posicionamento do BP no papel de parceiro estratégico

      Como criar valor e produzir resultados no RH:
      1 – execução estratégica
      2 – eficiência administrativa
      3 – o pilar “capacidade para mudança”
      4 – a contribuição dos colaboradores

      • Avaliando a idoneidade da cultura empresarial (valores predominantes) – a correta mentalidade e o que fazer a respeito
      • Mensuração, premiação e incentivos – Avaliação do sistema de gestão do desempenho da organização – eficácia para atingimento de metas

      • O que é estratégia e principais causas do fracasso na execução
      • Modelo de Gestão da Execução da Estratégia e o planejamento estratégico de RH: metas crucialmente importantes e as disciplinas da execução
      • Definição de Objetivos: avaliando as competências necessárias da empresa necessárias
      • Como vender a sua ideia e envolver os gestores da empresa no planejamento de R.H
      • Gestão do Desempenho com foco em competências – novidades do mercado nos sistemas de recompensas
      • “E agora: o que eu faço?” – Como lidar com os paradoxos das múltiplas responsabilidades

      “Se você não pode medir, não pode gerenciar” – Peter Drucker:
      • ROI
      • BCR (Relação Custo/Benefício)
      • Impacto
      • Performance
      • Aprendizado
      • Reação

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  • Gestão e Dimensionamento da Força de Trabalho

      Gestão e Dimensionamento da Força de Trabalho

      Carga horária: 16h

      Descrição
      A busca pela eficiência, pela eficácia e pela sustentabilidade das empresas públicas e privadas passa pelo provimento adequado da força de trabalho, considerando características quantitativas, qualitativas e de perfil de seus profissionais. Esta capacitação apresenta como superar o desafio contemporâneo de não realizar apenas o dimensionamento, mas de implantar uma cultura de Gestão do Dimensionamento da Força de Trabalho, totalmente integrada ao Modelo de Gestão de Desempenho com Foco em Competências.


      Objetivos
      Capacitar os participantes para a elaboração do planejamento da força de trabalho, abrangendo questões quantitativas e qualitativas, bem como o perfil dos profissionais, integrado ao modelo de Gestão de Desempenho com Foco em Competências.

      Público-alvo:
      Gestores, Executivos, Profissionais de Administração e Planejamento, Profissionais de Recursos Humanos e Consultores de organizações públicas e privadas.

      Metodologia:
      Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

      Baseado no livro "Gestão e Dimensionamento da Força de Trabalho", escrito pelo Prof. Rogerio Leme, que contempla a metodologia apresentada no Treinamento.


      Conteúdo Programático

      • Conceitos de Dimensionamento da Força de Trabalho – DFT
      • Conceitos de Gestão do Dimensionamento da Força de Trabalho – GDFT
      • Técnica do MAP – Mapa de Atribuições por Produto
      • Aplicação do MAP na Gestão de Pessoas
      • Aplicação do MAP no DFT
      • Definição de parâmetros de Horas Não Produtivas e impacto externo: sazonalidades, fadiga, férias, licenças, treinamentos, tolerâncias, etc.
      • DFT por Atribuição
      • DFT por Indicadores de Referência
      • DFT por Produto
      • DFT por Atribuições Principais
      • Introdução ao DFT por Complexidade
      • A integração com Gestão por Competências e evolução para a Gestão do DFT
      • Análise do Dimensionamento da Força de Trabalho
      • Execução de exercícios práticos da metodologia

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  • Gestão Estratégica de Benefícios Corporativos

      Gestão Estratégica de Benefícios Corporativos

      Com Jorgete Lemos | Carga horária: 16h

      Descrição
      Aprenda a utilizar a Gestão de Benefícios como ferramenta estratégica de Gestão de Pessoas. Elaborado por Jorgete Lemos e destinado a Analistas de Benefícios e profissionais de Recursos Humanos, o curso permite desenvolver-se para ser mais do que um profissional operacional e auxiliar a Organização no desenvolvimento de competências para a carreira de analista de RH generalista, maximizando o impacto positivo na retenção de talentos e nos resultados organizacionais..

      Objetivos
      Saber como desenvolver um plano de benefícios alinhado às demandas estratégicas da organização/cliente com base na gestão de riscos, na redução de custos e demonstração da relação investimento e retorno.
      Entender e demonstrar a interação dos benefícios com os demais processos de gestão de pessoas.
      Conhecer alternativas inovadoras para divulgação e promoção dos benefícios aos diversos públicos de interesse.


      Público-alvo
      Profissionais que buscam qualificação para o gerenciamento de plano de benefícios.

      Metodologia
      Experimentação, compartilhamento, internalização, generalização e aplicação. Apresentação e discussão de pesquisas.

      Principais competências trabalhadas: aderência às estratégias da organização cliente por meio do planejamento organizacional, importância da formalização de parcerias estratégicas com gestores e demais processos de gestão de pessoas, e proatividade.


      Conteudo Programático

      • 1 Benefícios – Contextualização
      1.1. Como identificar as demandas atuais e futuras da organização. Saiba quais parâmetros e indicadores usar.
      Conhecendo os KPIs de sua empresa impactados por Benefícios.
      1.2. Customização por Perfil de Usuário; a importância do redesenho demográfico.
      A demografia dos usuários de Benefícios e o redesenho do plano.
      1.3. Valor agregado por Benefícios aos stakeholders da organização. Como provocar a percepção desses públicos.
      1.4. Analista de Benefícios /RH/Benefícios. Perfil
      Comparativo com o mercado: onde estamos?
      O que estamos fazendo e como podemos aprimorar, reduzindo despesas?
      Gestão de Pessoas: redução de despesas com a Interação de dados.

      • 2 Alternativas para atendimento às demandas organizacionais e dos usuários – Principais práticas:
      2.1. Benefícios para atendimento as necessidades higiênicas e seu impacto na remuneração total.
      2.2.Benefícios motivacionais como fatores de retenção
      2.2. Benefícios Legais
      2.3. Benefícios como Ferramentas para a Qualidade de Vida no Trabalho.
      2.4.Benefícios Inovados praticados pelas Melhores Empresas Para Trabalhar.
      Índice de Felicidade no Trabalho(FIA-USP) metodologia científica provando o valor do intangível.
      2.5.Benefícios Flexíveis – passos para a implantação.Apresentação de cases.

      • 3 Estratégias para redução de despesas:
      3.1. Gestão de Risco em Saúde. Como inovar e reduzir a maior despesa do Plano de Benefícios.
      3.2.Indicadores relacionados aos resultados de produtividade e lucratividade.
      3.3.Parceria com os gestores, fornecedores/operadoras dos planos.
      3.4. Benefícios em ação integrada com demais processos de Gestão de Pessoas: da Atração à Transição de Carreira e Desligamento.

      • 4 Apresentação de um Plano de Benefícios:
      Eficiência – processos, e eficácia – atendimento às expectativas da organização e dos usuários. Faça do seu plano de benefícios um plano inovado.

      • 5 Comunicação Interna e Endomarketing:
      Práticas diárias incorporadas às ações de Benefícios.

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  • Trilhas de Aprendizagem com Mentoria

      Trilhas de Autodesenvolvimento com Técnicas de Mentoring

      Carga horária: 24h

      Descrição
      A velocidade do mercado exige dos profissionais uma nova postura: que assumam o papel de protagonistas de sua própria aprendizagem. Por isso, a área de desenvolvimento humano das empresas precisa disponibilizar um repositório de conteúdo estratégico, inteligente, econômico, eficiente, estruturado e integrado com Gestão do Conhecimento, Competências e Processos. Este treinamento orienta a implantação de um modelo integrado de conhecimento que, associado às técnicas de Mentoria, potencializam a aprendizagem dentro das organizações.

      Objetivos
      • Apresentar os conceitos de Trilha de Aprendizagem em um modelo que integra Gestão do Conhecimento, Gestão por Competências e Gestão de Processos;
      • Modelar Trilhas de Aprendizagem e introduzir os conceitos de Mentoria, de forma a aplicá-los nas Trilhas para potencializar o desenvolvimento dos profissionais.


      Público-alvo
      Profissionais de Recursos Humanos, Gestores, Executivos, Profissionais de Administração e Planejamento e Consultores de organizações públicas e privadas.

      Metodologia
      Expositiva, com uso de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.


      Conteudo Programático

      • Os desafios da aprendizagem contemporânea
      • O perfil do Profissional do Futuro
      • A diversidade na Aprendizagem
      • Tendências na educação
      • Por que o modelo de aprendizagem 70/20/10 está falhando nas empresas
      • A fórmula da evolução: Aprendizagem
      • Introdução às Trilhas de Aprendizagem
      • Aplicações e diferenças de Trilhas de Aprendizagem:
          • Opções de Aprendizagem ou Biblioteca de Recursos
          • Trilhas de Carreira
          • Itinerário Formativo
          • Informativo
          • Gestão do Conhecimento
      • Visão geral e aplicação das Trilhas de Aprendizagem
      • Modelo de Gestão de Pessoas e de Desempenho com Foco em Competências
      • Modelagem das Trilhas de Aprendizagem
      • Desenvolvimento de Conteúdos de Aprendizagem
      • O Papel do Curador nas Trilhas de Aprendizagem
      • Introdução ao conceito de Mentoria
      • Abordagens da Mentoria
      • O Perfil do Mentor
      • Programa de Mentoria Organizacional
      • Etapas para elaboração de um Projeto de Trilhas de Aprendizagem com Mentoria
      • Execução de exercícios práticos da metodologia proposta

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  • Mapeamento e Avaliação de Competências

      Mapeamento e Avaliação de Competências

      Carga horária: 16h

      Descrição
      Seja pública ou privada, uma organização é constituída pelas competências de seus profissionais. Assim, para atingir melhores resultados, a organização precisa de uma ferramenta eficiente para identificar as reais Entregas e necessidades de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores e servidores. Este treinamento apresenta como mapear e avaliar Competências Técnicas e Competências Comportamentais utilizando a Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, desenvolvida por Rogerio Leme. Utilizando métodos simples e eficientes, serão identificas as competências organizacionais, os níveis de competências para cada função e as competências dos colaboradores e servidores, tudo de forma comprovada matematicamente.

      Objetivos
      • Capacitar os participantes para mapeamento e avaliação das Competências Organizacionais, das Competências de Função (Técnicas e Comportamentais) e das Competências dos Colaboradores;
      • Utilizar técnicas para redução da subjetividade presente nos modelos tradicionais de avaliação;
      • Capacitar os participantes para aplicação da Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências


      Público-alvo
      Profissionais de Recursos Humanos, Gestores e Consultores de organizações públicas e privadas.

      Metodologia
      Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

      Baseado no livro “Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências”, de Rogerio Leme.


      Conteudo Programático

      1: Fundamentos básicos de Gestão Estratégica de Pessoas
      • Conceitos de Gestão de Desempenho
      • Integração entre Processos, Pessoas e Estratégia Organizacional
      • Diferenças dos instrumentos de Avaliação de Competências x Avaliação de Desempenho e Avaliação de Resultados

      2: Mapeamento e Avaliação de Competências
      • Elaboração da Descrição de Função alinhada com a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
      • Técnica do MAP – Mapa de Atribuições por Produto – base para a integração com subsistemas de RH e Processos
      • Mapeamento de Competências Técnicas
      • Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores
      • Conceitos de Comportamentos e Indicadores Comportamentais
      • Etapas para implantação de Gestão por Competências
      • O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
      • Metodologia Tradicional x Inventário Comportamental
      • Mapeamento das Competências Organizacionais
      • Mapeamento das Competências das Funções
      • A Avaliação Comportamental: da Autoavaliação até a 360º
      • Relatórios para dar Feedback e Montagem do PDI – Plano de Desenvolvimento Anual
      • Estruturação do PAT – Plano Anual de Treinamento

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  • Avaliação de Desempenho: Modelos e Tendências

      Avaliação de Desempenho: Modelos e Tendências

      Com Rogerio Leme | Carga horária: 16h

      Descrição
      Algumas práticas de Avaliação de Desempenho vêm sofrendo críticas em relação à forma com a qual são executadas, a periodicidade e as técnicas adotadas para as suas execuções. Baseado no novo livro de Rogerio Leme, esta capacitação estimula reflexões e entendimentos sobre essas críticas e, principalmente, uma discussão profunda sobre os meios que organizações, públicas e privadas, têm para construir um Modelo de Gestão de Desempenho integrado e compatível com a realidade atual, com o aperfeiçoamento necessário para atender às exigências do mundo contemporâneo.

      Objetivos
      • Apresentar uma visão ampla e contemporânea de Gestão do Desempenho, Avaliação de Competências, Avaliação de Desempenho e Avaliação de Resultados;
      • Apresentar um modelo de Gestão do Desempenho que integra Processos, Pessoas e Estratégia Organizacional.
      • Compreender as críticas sofridas pela Avaliação de Desempenho, gerar reflexões e alternativas compatíveis com a realidade das organizações;


      Público-alvo
      Gestores, Executivos, Profissionais de Administração e Planejamento, Profissionais de Recursos Humanos e Consultores de organizações públicas e privadas.

      Metodologia
      Exposições, slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

      Baseado no livro “O que você realmente precisa saber sobre o Futuro da Avaliação de Desempenho”, de Rogerio Leme.


      Conteúdo Programático

      • Conceitos amplos de Gestão de Desempenho e metodologias ágeis
      • Diferenças dos instrumentos de Avaliação de Competências x Avaliação de Desempenho e Avaliação de Resultados
      • Críticas, reflexões e alternativas para solucionar os problemas dos modelos tradicionais de Avaliação de Desempenho.
      • Por que as técnicas não funcionam e o que precisa ser transformado:
      o Por que a Curva Forçada não é adequada?
      o Comitê de Calibragem ou adulteração da avaliação?
      o Análise de Potencial com a Matriz Ninebox é inadequada
      o Formulários tradicionais: longos e não refletem a entrega dos colaboradores
      o Feedback uma vez ao ano é insuficiente
      o Aumentar a frequência da aplicação das avaliações não resolve
      o Redes Sociais para avaliar? Estamos preparados?
      • Competências e o conceito da Entrega
      • Como reduzir a subjetividade da avaliação
      • Integração entre Processos, Pessoas e Estratégia Organizacional
      • Modelo de Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
      • Matriz Ninebox com análise Potencial x Desempenho, não; Entrega x Competências, sim
      • Avaliar é importante, mas não resolve! O futuro do processo de Aprendizagem nas organizações: Trilhas de Aprendizagem com Mentoria
      • O que você deve fazer para construir o Futuro da Avaliação de Desempenho na sua organização

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  • Planejamento Estratégico

      Planejamento Estratégico com BSC Participativo

      Carga horária: 16h

      Descrição
      O BSC-Participativo é uma metodologia desenvolvida por Rogerio Leme para a implantação de um Planejamento Estratégico, orientando-se pelas diretrizes do BSC – Balanced Scorecard. O BSC-Participativo utiliza técnicas que promovem um alinhamento da Alta Administração e envolve gestores e colaboradores (por isso é participativo) desde o início da sua construção, trazendo adaptações coerentes com a realidade contemporânea e que permitem elaborar um planejamento de curto, médio e longo prazo. O Planejamento Estratégico com o BSC-Participativo estimula a comunicação dos objetivos crucialmente importantes e o fortalecimento da cultura organizacional.

      Objetivos
      • Capacitar os participantes para a elaboração do Planejamento Estratégico de curto, médio e longo prazo.


      Público-alvo
      Gestores, Executivos, Profissionais de Administração e Planejamento, Profissionais de Recursos Humanos e Consultores de organizações públicas e privadas.

      Metodologia
      Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

      Baseado no livro “Gestão do Desempenho Integrando Avaliação e Competências com o Balanced Scorecard”, de Rogerio Leme e Marcia Vespa.


      Conteudo Programático

      • Conceitos de Planejamento
      • Compreendendo a estrutura e o funcionamento do BSC
      • A metodologia do BSC-Participativo
      • Aplicação do Inventário Estratégico
      • Aplicação do Inventário de Sinalizadores
      • Construção, validação e revitalização da Missão, Visão e Valores
      • Identificando Fatores Críticos de Sucesso e Objetivos Estratégicos
      • Identificando as Iniciativas Estratégicas
      • Construindo Metas e Indicadores de Desempenho
      • Funcionamento do Mapa Estratégico para a tomada de decisão
      • Como identificar os Indicadores do BSC
      • A utilização do Painel de Indicadores para monitorar o BSC
      • Como realizar a Gestão do BSC e as Intervenções para gerar resultados

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  • Outros treinamentos in company

      OUTROS

      ■ Levantamento de Necessidades de Treinamento, Mensuração de Resultados e ROI pela Norma ISO 10.015

      Público Alvo
      Profissionais da área de RH/Gestão de Pessoas, Gestores e Consultores internos de RH.

      Carga Horária: 16 horas

      Objetivo
      Apresentar os desafios contemporâneos da área de Treinamento e Desenvolvimento, com a proposta de um instrumento eficiente e eficaz para Levantamento de Necessidades de Treinamento, que evite desperdício de investimento nas organizações. Apresentar os níveis de Mensuração de Resultados de Treinamento por meio de aplicações práticas e exemplos do dia a dia voltados para a realidade das empresas. Demonstrar como a empresa pode obter informações que proporcionem a implantação do cálculo do ROI de Treinamento (Retorno dos Investimentos) e, ainda, como permitir a integração da mensuração dos resultados com o Balanced Scorecard.

      Metodologia
      Exposição teórica, slides, reflexões e discussões dirigidas.

      Conteúdo programático

      Introdução/Planejamento:
      1. Os desafios do RH e do profissional de T&D
      2. Levantamentos de Necessidades pelo LNT ou DNT
      3. Fundamentos da Gestão por Competências
      4. Comparação LNT Tradicional x Avaliação de Desempenho com foco em Competências
      5. O poder da Descrição de Função como instrumento de referência nas ações de RH
      6. Avaliação de Responsabilidade para o Instrumento de LNT
      7. Interpretação dos Resultados da Avaliação das Responsabilidades
      8. Origens das Necessidades de Treinamento
      9. Níveis de Avaliação propostos por Kirkpatrick e Phillips
      10. Avaliação Nível 1: Reação ou Feedback
      11. Avaliação Nível 2: Aprendizagem
      12. Avaliação Nível 3: Comportamental
      13. Como identificar os comportamentos do Treinamento
      14. Conceito sobre escala de Avaliação de Comportamento
      15. O Instrumento de Avaliação Comportamental
      16. Avaliação Nível 4: Mensuração de Resultados
      17. A construção de Indicadores
      18. Avaliação Nível 5: ROI
      19. Como mensurar o ROI
      20. Princípios do BSC
      21. Mapa de Integração da Avaliação de Treinamento e o BSC
      22. Fluxo das Ações de T&D


      ■ Formação de Analistas de T&D e Multiplicadores de Conhecimento/

      * De Acordo com as N.R.s de SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).

      Objetivo:
      Capacitar os participantes para a condução eficaz de treinamentos que proporcionem uma visão integrada das atividades relacionadas, envolvendo diagnóstico, planejamento, aplicação e avaliação de resultados, bem como administrar e executar programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas. O profissional de RH da equipe de Educação Corporativa deve ser capacitado para: diagnosticar as reais necessidades de desenvolvimento dos colaboradores; planejar a ação segundo as necessidades levantadas; contratar os parceiros para execução dos trabalhos e por fim, conseguir mensurar o resultado dessa ação educacional para o negócio, apresentando a presidência o retorno do investimento realizado, além claro de em muitos casos serem um multiplicador em sala de aula.
      Carga Horária: 40 horas

      Metodologia:
      Construtivista/Cognitivista. Exposição dialogada, vídeos, exercícios individuais e em grupo, vivências planejadas em casos de empresas que permitam ampla participação e aquisição de conhecimentos, fortalecendo competências.

      Conteúdo Programático:

      – Cenários no ambiente de educação corporativa
      – O profissional da área de Educação e o Papel do Multiplicador de Treinamento
      – A educação corporativa e seu papel estratégico para o negócio
      – Andragogia x Pedagogia na Educação Corporativa
      – Princípios de Aprendizagem do adulto
      – Diagnosticando estrategicamente as ações de treinamento e desenvolvimento
      – Planejamento e Programação das ações de treinamento
      – Meio de execução do treinamento
      – Didática e recursos instrucionais
      – Criando um ambiente motivacional e permissivo à aprendizagem
      – Conhecendo você e seu público
      – Flexibilizando-se para atender as necessidades implícitas do público-alvo (DISC)
      – Técnicas de uso de voz
      – Tom, volume, intensidade, musicalidade, teatralização e velocidade
      – Comunicação, linguagem e improviso na oratória
      – Planejamento, Organização e Controle da apresentação
      – Traçando o propósito da apresentação (plano de aula e guia do encontro para não perder os objetivos)
      – Estudando a audiência e definindo os recursos de retenção da atenção
      – Harmonizando-se e definindo a disposição do local
      – Como manter a atenção da plateia (equilíbrio, relacionamento, lidando com interrupções, participantes apáticos/dispersos/resistentes)
      – Reconhecendo e conduzindo os diferentes tipos de participantes
      – Avaliando o programa de treinamento
      – Organização de Slides e uso de recursos instrucionais
      – Postura, apresentação do Orador e a linguagem corporal.
      – A PNL na oratória
      – Simulações da apresentação com interação da plateia, gravadas, com troca de feedback (auto e intergrupal) e avaliação de performance com mensuração da eficácia (início e fim do encontro)

      Comportamentos trabalhados:
      Comunicação interpessoal; Autoconhecimento; Autoconsciência; Capacidade de Persuasão; Empatia; Resiliência; Criatividade; Dinamismo, Capacidade análise, Oratória.

      Público alvo:
      Profissionais de Recursos Humanos, instrutores de treinamento e pessoas que trabalham multiplicando conhecimento.


      ■ Atração e Seleção como Estratégia de Negócio

      Objetivo:
      Conduzir os participantes ao pensamento estratégico na área de Recrutamento e Seleção, tornando a Atração de Talentos um Business Partner, migrando das ações operacionais para ações estratégicas e consultivas.

      Carga Horária: 16 horas

      Metodologia:
      Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

      Público Alvo:
      rofissionais de RH que atuam em Seleção de Pessoal, e profissionais de outras áreas que desejam atuar em Recrutamento e Seleção.

      Conteúdo Programático:

      • Visão Macro do processo de Recrutamento e Seleção
      • Pensamento Estratégico aplicado a Seleção
      • O planejamento do processo de Recrutamento e Seleção
      • O Papel do RH como consultor interno
      • Atuação antes, durante e pós seleção: Atitudes do profissional de atração de talentos
      • Fluxograma aplicado a recrutamento e seleção de pessoal
      • Levantamento de Perfil de vaga
      • Tornando o Recrutamento Estratégico
      • Requisitos da Função x Requisitos de acesso: O uso estratégico da Descrição de Função
      • Seleção de Pessoal: a identificação do perfil alinhado a cultura organizacional
      • Seleção de Pessoal: a utilização de ferramentas e técnicas de seleção, alinhadas as estratégias de atratividade
      • Mapeando competências técnicas e comportamentais
      • Seleção e Entrevista por competências
      • Hunting: Um processo diferenciado
      • Mensuração de resultados em Seleção

      Comportamentos trabalhados:
      Visão Sistêmica; Capacidade de Análise, Leitura de cenários, Criteriosidade.


      ■ Qualidade de Vida e Gestão do Stress

      Objetivo:
      Promover a conscientização sobre a importância e os benefícios da promoção de um ambiente salutar que envolva o bem-estar físico, mental, psicológico e social, tanto para as organizações, como para os colaboradores; discutir ações que podem desencadear e favorecer a promoção de qualidade de vida no trabalho e reduzir os custos do estresse; apresentar uma visão estratégica da Qualidade de Vida no Trabalho. O tema “Qualidade de vida no trabalho” (QVT) vem se tornando cada vez mais uma preocupação para as empresas humanizadas que desejam proporcionar aos seus colaboradores condições de desenvolvimento pessoal e bem-estar. Esse novo modo de trabalho está se tornando primordial nas organizações bem sucedidas e competitivas.

      Carga Horária: 16 horas

      Metodologia:
      Exposição dialogada com slides, reflexões e discussões, exercícios, atividades em grupo e vivências.

      Conteúdo Programático:

      • Entendendo qualidade de vida
      • Dimensões da qualidade de vida
      • O que é estresse
      • O processo de estresse
      • As consequências do estresse na qualidade de vida
      • Estratégias pessoais para administrar o estresse
      • Qualidade de vida no trabalho
      • O estresse no trabalho
      • Fatores organizacionais geradores de estresse e os aspectos que interferem no bem-estar
      físico, mental e social
      • Sinalizadores do estresse na organização
      • O Custo do Estresse
      • Estratégias e ações organizacionais para obtenção de melhor qualidade de vida profissional

      Comportamentos trabalhados:
      Resiliência; Assertividade; Autoconsciência; Automotivação; Inteligência Emocional; Adaptabilidade; Flexibilidade.

      Público alvo:
      Gestores, profissionais de Recursos Humanos, Segurança e Saúde Ocupacional, Qualidade, Produtividade e áreas afins.

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  • ▩ Negociação Estratégica

      Desenvolve o pensamento estratégico e analítico a fim de
      exercer de modo eficiente o papel de negociador no cotidiano.

      Carga Horária:
      Ideal >> 24 horas / Reduzida >> 16 horas
         

        Metodologia:

        Abordagem teórica e vivencial com simulações práticas e opção de estudos de casos relacionados aos negócios da empresa. É realizada uma gravação em vídeo dos exercícios de situações simuladas, possibilitando a autoavaliação e o feedback através da análise de grupo, além da prática negocial dos “papéis” de uma negociação;
        “levantamento de perfil de negociador” e “avaliação/assessment” dos participantes via metodologia DISC, promovido pela própria empresa ou pela Leme Consultoria.


        Comportamentos trabalhados:

        Autoconhecimento; Persuasão; Influência; Empatia; Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Gerenciamento de conflitos, foco em resultados.


      ▼ Conteúdo programático:

    • • Levantamento do perfil
      • Estratégias, táticas, contratáticas
      • Condução de reuniões de negociação | Fatores interpessoais
      • Construção da Confiança
      e o Poder da Persuasão
      • Saber Ouvir, a Empatia
      e a Assertividade
      • O Processo de Negociação – Formas de Abordagem
      e de Acordos
      • Planejamento eficaz – conceitos, obstáculos e necessidades
      • Objeções à Negociação
      • Negociação Individual
      e em Equipe
      • Ética e Etiqueta nas
      Negociações com base na Visão, Missão e Valores
      • Os Estilos Comportamentais dos Negociadores
      • Como agir com cada estilo
      • Conhecimento, Tempo e Poder: o Tripé da Negociação
      • A arte da comunicação
      e diálogo em uma Negociação
      • Como medir o sucesso
      de uma negociação
      • Táticas de fechamento eficaz
      • Pós-negociação
      • Gerenciamento de Concessões
      • Precauções contra
      as Concessões

  • ▩ Peak Performance em Vendas Consultivas

      Capacitar técnica e comportamentalmente para o papel de Consultor no contato com o mercado, com maior poder de argumentação e assertividade no levantamento e prospecção de negócios, além de habilitar a Equipe de Vendas na percepção e aceitação do perfil de cada Cliente, influenciando-o na compra.
      Carga Horária:
      24 horas
         

        Metodologia:

        Expositiva, com dinâmica de grupo e estudo de casos, gravações em vídeo, análise e feedback, exercícios individuais e em grupo. A quase totalidade do conhecimento durante o curso será construída na prática.


        Comportamentos trabalhados:

        Relacionamento Interpessoal; Comunicação; Assertividade; Persuasão; Influência; Empatia; Resiliência; Flexibilidade; Iniciativa; Otimismo; Credibilidade, Como lidar com as objeções; Foco no cliente e em resultados.


      ▼ Conteúdo programático:

    • • Vendas Consultivas: que revolução é essa?
      • Perfis do vendedor
      • Foco em metas
      • Controle emocional
      • Comunicação verbal e não-verbal
      • Técnicas do E.R.I.R. e S.P.I.G. etc
      • Como lidar com objeções
      • Os 4 Estágios de uma visita
      • Os 6 segredos da persuasão
      • O desafio de vender valor
      • Uso da assertividade no fechamento
      • Pós-venda, manutenção e fidelização

  • ▼ Outros Programas de Vendas e Negociação (consulte-nos para mais informações)

      ▩ Desenvolvimento de Gestores
      ▩ Técnicas de vendas por telefone
      ▩ Técnicas de vendas no varejo
      ▩ A magia da transformação:
      de vendedor em Consultor de Negócios
      ▩ Atendimento de Resultado
      ▩ Embrulhe o produto, não o cliente!
      ▩ Ferramentas de um Campeão de Vendas
      ▩ Não deixe seu cliente ficar "a ver navios"
  • ▼ Comunicação sem Barreiras – Convencendo os Decisores
    • Auxilia o profissional a dominar a arte da Comunicação e de influenciar pessoas sobre as quais não tenha qualquer autoridade formal, seja na venda de um projeto ganhando adeptos, seja no engajamento dos colaboradores em todos os níveis, convencendo com honestidade e inteligência.
      Carga Horária:
      8 horas
      • Metodologia:

        Construtivista/Cognitivista. Exposição dialogada, exercícios individuais e em grupo, vivências planejadas em casos de empresas.

    • Conteúdo Programático:

        • O uso da palavra falada envolvendo conexão emocional,
         escuta inteligente e aliança de credibilidade
        • Como promover mudanças atentando-se a nós e aos outros
        • Comunicação não verbal e sinais alheios
        • Como oferecer feedback
        • Como planejar uma apresentação com foco no decisor
         (poder social ou pessoal), identificando interesses comuns
        • Conversa de elevador – como vender a sua ideia em trinta segundos
        • Você está fazendo a pergunta certa? Na pressão, sem pressa!
        • Como contornar objeções?
        • Como lidar com pessoas difíceis sem
         que o estresse coíba a comunicação

    • Comportamentos trabalhados:

      Comunicação e Relacionamento Interpessoal; Assertividade; Empatia; Persuasão; Influência; Habilidade de Negociação; Autoconhecimento.

  • ▼ Português Empresarial
    • Objetivo:

      Possibilitar ao participante o desenvolvimento das competências de leitura, compreensão e escrita de textos a serem usadas em todas as áreas, com qualidade e segurança; Identificar as várias formas de linguagem – coloquial, culta, formal – e adequá-las a cada contexto de comunicação; Qualificar a comunicação da empresa, garantindo a capacidade de convencimento do público alvo; Capacitar o participante a elaborar textos com coerência, coesão e correção gramatical.

      Carga Horária:
      16 horas
    • Metodologia:

      Expositiva, prática discursiva e exercícios de produção de texto.

    • Comportamentos trabalhados:

      Comunicação Interpessoal; Assertividade; Persuasão; Empatia; Influência e Credibilidade.

    • Conteúdo Programático:

        • As variantes linguísticas e seus contextos
        • Qualidades do texto: clareza, objetividade e coesão
        • Coerência e coesão textuais
        • Estrutura de textos argumentativos/persuasivos;
        • Redação empresarial: e-mail, memorando, comunicado e outros;
        • Revisão de texto;
        • Dificuldades da língua:
      – pontuação;
      – concordâncias verbal e nominal;
      – uso de crase;
      – dúvidas ortográficas – porque, onde, há, cujo, entre outros;
      – reforma ortográfica;
      – termos e expressões do dia a dia;
      – colocação pronominal;
      – uso adequado de verbos;
      – uso correto de abreviaturas e siglas;
      – paralelismo sintático e morfológico;
      – vícios de linguagem: a ambiguidade e o pleonasmo.

  • ▼ Encante sua plateia – Técnicas de Oratória
    • Objetivo:

      Desenvolver nos participantes o domínio e o aprimoramento das técnicas de apresentação em público, aprimorando suas habilidades para conduzir reuniões, expor projetos, divulgar estratégias e energizar pessoas para o alcance de resultados, aplicando metodologias que propiciam um encontro significativo e inesquecível.

      Carga Horária:
      16 horas
    • Metodologia:

      Construtivista, Cognitivista. Curso prático com simulações e gravação das apresentações.

    • Comportamentos trabalhados:

      Empatia; Comunicação e Relacionamento Interpessoal; Credibilidade; Assertividade; Autoimagem; Persuasão; Autodomínio; Autoconsciência; Dinamismo; Influência; Concentração; Autocontrole e Oratória.

      • Conteúdo Programático:

          • Andragogia – Como o adulto aprende
          • Mecanismos da Aprendizagem
          • Criando um ambiente motivacional e permissivo à aprendizagem
          • Conhecendo você e seu público
          • Como enfrentar o medo, a timidez e a ansiedade ao falar em público
          • Flexibilizando-se para as necessidades implícitas do público-alvo (DISC)
          • Técnicas de uso de voz
          • Tom, volume, intensidade, musicalidade, teatralização e velocidade
          • Comunicação, linguagem e improviso na oratória
          • Planejamento, Organização e Controle da apresentação
          • Traçando o propósito da apresentação (plano de aula e guia do encontro)
          • Estudando a audiência e definindo os recursos de retenção da atenção
          • Harmonizando-se e definindo a disposição do local
          • Como manter a atenção da plateia (equilíbrio, relacionamento, lidando com interrupções, participantes apáticos/ dispersos/ resistentes)
          • Organização de Slides e uso de recursos instrucionais
          • Postura, apresentação do Orador e a linguagem corporal.
          • A PNL na oratória
          • Simulações da apresentação com interação da plateia, gravadas, com troca de feedback (auto e intergrupal) e avaliação de performance com mensuração da eficácia (início e fim do encontro).

    • ■ Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance
      • Objetivo: Capacitar os participantes para o trabalho em equipe, bem como sua aplicação frente ao cenário de mudanças rápidas e constantes atravessadas pelo ambiente corporativo, favorecendo suas relações interpessoais, tornando o trabalho do setor mais viável e apto a atender as demandas do cliente interno e externo.
      • Metodologia:

        Exposição, testes e exercícios dinâmicos.

        Conteúdo Programático:

        • Princípios básicos do trabalho em equipe
        • A identidade do grupo a partir da identidade pessoal
        • Conceitos básicos da Gestão de conflitos
        • Estágios de desempenho do grupo
        • Tomada de decisão
        • Percepção
        • Diferenças individuais dentro da Equipe
        • Desenvolvimento de Equipes
        • Motivação
        • Liderança Compartilhada
        • Fatores que facilitam o trabalho em equipe
        • O papel do gestor frente ao Feedback
        • Espírito de equipe – uma qualidade decisiva

        Comportamentos trabalhados:

        Empatia; Espírito de Equipe; Autoconhecimento; Autoconsciência; Comprometimento; Automotivação; Influência, Visão Sistêmica, Foco em resultados.

        Carga Horária: 16 horas

    • ■ O Nosso Jeito de Encantar o Cliente
      • Objetivo: O fator humano representa o grande diferencial nos negócios. O atendimento, o acolhimento, o encantamento e a fidelização são as chaves-mestras para a mudança de curso do atendimento automatizado em direção ao atendimento humanizado.
        O projeto visa fortalecer o atendimento nas empresas, direcionado para o encantamento e fidelização do cliente para aumento da percepção do valor agregado do produto/serviço.
      • Metodologia:

        Construtivista, com exposição dialogada, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

        Conteúdo Programático:

        noonono
        • As Bases de Sucesso Profissional e Pessoal
        – Razões para a Excelência no Atendimento ao Cliente Auto conhecimento, autoestima e autoconfiança.
        – Inteligência X Personalidade: como obter o máximo de seu próprio potencial.
        – Como as pessoas que atendem podem se sentir melhor no trabalho e na vida.
        – Por que se perde um cliente? A tríade da fidelização: Produto, Serviço e RELACIONAMENTO.
        – Pessoas com maior equilíbrio emocional atendem melhor ao outro.

        • Atendimento ao Cliente
        – Atendendo com ‘sorriso’ ao telefone: diferencial competitivo.
        – As 7 chaves do bom atendimento: competência, comunicação, orgulho, aparência, empatia, cortesia e proatividade.
        – Princípios do Atendimento Telefônico.
        – Atitude e Postura – o impacto do tom de voz.
        – Encerramento da ligação. Faça E Não Faça.

        • Comunicação Eficaz (Verbal e não verbal)
        – Questionário: Canais Sensoriais (Auditivo, Visual e Cinestésico). Os diálogos internos programam o cérebro, determinando nosso comportamento.
        – O poder da palavra gerando comportamento.
        – “Eu disse, mas não queria dizer” – Linguagem Corporal e tom de voz.

        • Relacionamento Interpessoal
        – Seja empreendedor em seu trabalho e em sua carreira.
        – Encerramento: Ter razão ou ser Feliz?

        Comportamentos trabalhados:

        Empatia; Assertividade; Capacidade de Ouvir; Persuasão; Relacionamento e Comunicação Interpessoal; Dinamismo; Autoconhecimento; Automotivação; Influência; Autocontrole Emocional; Iniciativa, lidar com objeções.

        Carga Horária: 16 horas / Versão reduzida: 8 horas

    • ■ Administração do Tempo em Nossos Tempos
      • Objetivo: Sensibilizar e capacitar os participantes para a melhor Administração do Tempo e de prioridades com foco no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
      • Metodologia:

        Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas e exercícios práticos.

        Conteúdo Programático:

        1. Sensibilização para Internalização
        • Resultados Esperados (Comprometimento)
        • Dinâmica da Caixa (Ensaio Mental para verificação dos sabotadores do tempo).

        2. O tempo e nossas necessidades
        • Definição de Tempo
        • Fatores que nos levam a pensar no tempo
        • Identificação dos setores mais carentes de tempo
        • Teste: Pesquisa de Administração do Tempo

        3. O que consome nosso tempo?
        • Perfis de Interação Social, Tarefas não concluídas e Consumidores do tempo

        4. Ferramentas para administração do tempo:
        • Ganhos e Perdas
        • Tríade do Tempo (Urgente, Importante e Circunstancial)
        • Conceitos Básicos (Planejamento, Priorização e Equilíbrio)
        • A Síndrome da Urgência e o Paradigma da Importância
        • Importante x Urgente x Circunstancial

        5. Matriz de Prioridades: Focar, Delegar, Planejar, Descartar

        6. Planos de Ação para reduzir/ eliminar interferências

        Comportamentos trabalhados:

        Planejamento; Organização; Resiliência; Disciplina; Definição de prioridades e Foco; Concentração; Iniciativa; Comprometimento; Transparência.

        Carga Horária: 8 horas

    • ■ Q.A. – Quociente Para Lidar com Adversidades
      • Objetivo: Capacitar profissionais de RH, Gestores e Consultores para o gerenciamento de imprevistos, impasses e adversidades, alimentando a mentalidade de que todo problema é um convite ao crescimento.
      • Metodologia:

        Construtivista/Cognitivista. Exposição dialogada, exercícios individuais e em grupo, com vivências planejadas em casos de empresas que permitam ampla participação e aquisição de conhecimentos.

        Conteúdo Programático:

        • Conceitos, práticas e ferramentas modernas em Inteligência Emocional, Q.A., Metas Crucialmente Importantes e Execução enquanto disciplina
        • Soluções práticas para fortalecer a capacidade de lidar com a adversidade
        • Percepção acerca do que é possível ou não
        • Princípios norteadores de uso da adversidade em benefício da organização (inversão da crise).
        • Revisão de posturas e de comportamento (hábitos)
        • Habilidades para um melhor relacionamento com o ambiente de trabalho
        • Satisfação pessoal e coletiva
        • Contágio de emoções positivas no mercado externo
        • Como aumentar o grau de confiança das – e entre as – pessoas na organização
        • Proatividade diante de dificuldades

        Comportamentos trabalhados:

        Resiliência; Auto Confiança; Empatia; Foco; Disciplina; Autoconsciência; Inteligência Emocional; Autoconhecimento; Relacionamento Interpessoal; Influência.

        Carga Horária: 16 horas

    • ■ Competência Emocional – Quanto antes, melhor!
      • Objetivo: Baseado no livro homônimo de Minoru Ueda, desenvolve as habilidades emocionais capazes de otimizar a vida profissional dos membros de uma equipe ou gestores, através da capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e o dos outros, de motivar a nós mesmos e de gerenciar bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos. O tema é tão importante que esse treinamento tornou-se parte do curso Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho, da FEA-USP.
      • Metodologia:

        Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

        Conteúdo Programático:

        • Razão e Emoção
        • O papel das emoções dentro do ambiente organizacional
        • Emoções são informações
        • Emoções tóxicas
        • Conhecendo as suas emoções
        • O cérebro Emocional
        • Conceitos de Inteligência Emocional
        • Desenvolvendo o Esquema Emocional no gerenciamento das emoções
        • Necessidades humanas e as emoções no trabalho
        • As entregas das 5 Competências Emocionais
        • Vocabulário Transformacional das Emoções
        • Contágio Emocional
        • A tríade da Competência Emocional
        • Alinhando as competências emocionais às competências essenciais da organização
        • Os impactos da competência Emocional na Qualidade de Vida no Trabalho
        • Competência Emocional e a visão biopsicossocial na Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho

        Comportamentos trabalhados:

        Empatia; Assertividade; Resiliência; Autoconsciência; Autenticidade; Automotivação; Autocontrole, Estabilidade e Inteligência Emocional.

        Carga Horária: 16 horas

    • ■ Gestão de Conflitos – de Minoru Ueda
      • Objetivo: Por conta do aumento da complexidade e da velocidade dos eventos, o não gerenciamento dos conflitos podem comprometer os resultados da empresa, gerando obstáculos de comunicação, reclamações, resistência, falta de engajamento, acomodação, stress, alta rotatividade, absenteísmo e perdas de mercado.
        Este programa foi estruturado dentro da premissa de que o conflito não é por si bom ou ruim, e foca na habilidade de administração e resolução dos conflitos.
      • Metodologia:

        Exposição dialogada, reflexões e discussões dirigidas, estudos de caso, atividades e exercícios práticos.

        Conteúdo Programático:

        • Construção de cenários: Conceitos
        • Transições ou Modelos Mentais em relação ao conflito no mundo organizacional
        • Mudanças, fator de conflito?
        • Conflito em mundo complexo e globalizado
        • Identificando ou prevendo as situações de conflitos dentro das organizações
        • Conflito das gerações no mercado de trabalho
        • Conflitos funcionais e disfuncionais e os impactos nos resultados da empresa
        • As chaves para a gestão do conflito
        • A inteligência emocional, as competências emocionais e os pilares da gestão de conflito
        • Conflito interno influenciando no conflito externo
        • Identificando os valores, crenças e percepções e as suas relações com o conflito
        • Autoconhecimento e autogestão: os gatilhos do conflito em seus relacionamentos
        • Conhecendo os Sistemas de Valores Motivacionais para melhorar os relacionamentos e administrar os conflitos
        • Os pilares da comunicação empática
        • As estruturas do processo do diálogo para a prática da empatia na resolução de conflitos
        • A importância da escuta empática para o entendimento e validação do desafio do conflito
        • Desenvolvendo o capital positivo do conflito
        • O que você ganha? O que o outro ganha? O que a sua empresa ganha?
        • Desenvolvendo a filosofia da confiança, gerando a capacidade de mediador de conflitos
        • Investindo nas relações sociais, ferramentas práticas da psicologia positiva para a criação de um ambiente cooperativo
        • Administrando conflitos e os ganhos de bem estar e qualidade de vida no trabalho

        Comportamentos trabalhados:

        Relacionamento e Comunicação Interpessoal; Empatia; Espírito de Equipe; Persuasão; Autoconhecimento; Influência; Autocontrole, Inteligência emocional; Visão Sistêmica, Resiliência; Assertividade.

        Carga Horária: 16 horas

    • ■ Gerações no Mercado de Trabalho – uma relação complementar e efetiva (Minoru Ueda)
      • Objetivo: Diante do Perfil das Gerações e o impacto de suas diferenças no ambiente de trabalho, questões de convivência em um mesmo ambiente por modos de ser e agir distintos ocorrem frequentemente. Direcionado para os membros de cada geração, o projeto estimula a compreensão sobre cada geração, suas peculiaridades, principais características no contexto profissional e, principalmente, como conviver com todas elas no mesmo ambiente com diminuição das chances de conflitos.
      • Metodologia:

        Exposição dialogada, reflexões e discussões dirigidas, estudos de caso, atividades e exercícios práticos.

        Conteúdo Programático:

        • Compreensão das várias gerações no mercado (tradicional, boomers, X,Y, Z)
        • Relacionamento produtivo entre gerações e seu impacto no relacionamento diário, tanto no âmbito externo, quanto na relação com os colaboradores e parceiros
        • O conceito de apartheid organizacional
        • Comunicação: uma ferramenta essencial
        • Comunicação Empática Geracional: construindo a sustentabilidade das relações
        • A Inteligência Emocional e a produção de sustentabilidade das relações dentro e fora do ambiente organizacional
        • Construir cenários e territórios de maneira a observar a importância do respeito nas relações
        • Como melhorar a relação de Ação, Sentimento e Complementariedade
        • Gerações do Mercado (boomers, X,Y, Z) e seu relacionamento produtivo

        Comportamentos trabalhados:

        Relacionamento e Comunicação Interpessoal; Empatia; Persuasão; Autoconsciência; Autenticidade; Influência.

        Carga Horária: 16 horas

      • ▩ Programas específicos por target
      • • O Líder Geracional (para líderes e gestores)   |   • A Jornada da Geração Y (para colaboradores)   |   • O Jogo das Gerações (para líderes e liderados)
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