Treinamento e Desenvolvimento de lideres Versão Ideal | Treinamento e Desenvolvimento de lideres Versão Reduzida
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Cenário
O bom profissional deve demonstrar confiança por meio da escrita, redigir textos eficazes, se possível, que causem impacto, transmitir ideias e mensagens importantes que contribuam para o alcance dos objetivos e comunicá-las às pessoas corretamente, sem ruídos, ou seja, nada que possa afetar a transmissão da mensagem.
Mais do que um simples executor de tarefas, o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor capaz de pensar corretamente, planejar com cautela, redigir com precisão e construir a argumentação que efetivará excelentes negócios.

Objetivo
• Rever e discutir tópicos gramaticais de apoio essenciais para aperfeiçoar os conhecimentos dos participantes para a elaboração de textos;
• Habilitar o profissional para a elaboração e revisão críticas dos diversos documentos empresariais;
• Construir textos com precisão gramatical e efetividade comercial.

Metodologia
Os tópicos serão desenvolvidos por meio de exposição dialogada.

Conteúdo Programático
1. Textos orais e escritos nos diferentes canais e níveis de comunicação empresarial

2. Emissor e receptor: dois pólos de atendimento, parceria e negociação

3. Elementos que podem causar ruído e prejudicar a comunicação
      • Tautologia, coesão e coerência, repertório de anunciação e argumentação;
      • Efetividade, argumentação, persuasão e correção;
      • Vícios, regionalismos e modismos.

4. A rapidez da veiculação na Internet
      • Cuidados importantes: segurança na emissão de dados;
      • Confidencialidade: adequação e prontidão da resposta.

5. Produção de textos orais e escritos
      • A “tradução” dos textos orais para os escritos e vice-versa;
      • A importância do tópico frasal, do título e do resumo;
      • A construção do parágrafo;
      • A tese, o desenvolvimento e a conclusão;
      • Elementos que garantem a coerência e a coesão textuais.

6. Os textos escritos na empresa veiculados pela Internet ou Intranet (Posts, blogs, ci’s, memorandos, etc.)

7. Seleção e organização das ideias

8. Objetividade na exposição de fatos e dados

9. Estilo e adequação da linguagem

10. Estrutura do texto eficaz
      • Coerência na elaboração dos parágrafos;
      • Sequência e lógica;
      • Recursos visuais.

11. Finalização do texto
      • Lista de checagem de escrita;
      • Comunicação empresarial: cuidados necessários e os modismos a serem evitados;
      • O texto técnico e o seu objetivo;
      • Qualidades do texto técnico: correção, clareza, concisão, precisão e coerência;
      • Vícios de linguagem a serem evitados;
      • O parágrafo como unidade de composição;
      • Técnicas para uma redação eficaz: criação, planejamento, elaboração e revisão;
      • Estrutura da redação: introdução, desenvolvimento e conclusão;
      • Memorandos, cartas comerciais e ofícios: estrutura e estética;
     • Relatório: qualidades que se esperam do relato e da análise, a responsabilidade do relator, a estrutura e organização: título, apresentação, análise, conclusão, recomendações.

Público Alvo
Executivos junior/senior, executivos de vendas, secretárias junior/executiva

Carga Horária
Versão ideal: 16h
Versão reduzida: 8h
Responsável Técnica: Marcia Vespa

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