Versão Ideal | Versão Reduzida | |
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Cenário
O bom profissional deve demonstrar confiança por meio da escrita, redigir textos eficazes, se possível, que causem impacto, transmitir ideias e mensagens importantes que contribuam para o alcance dos objetivos e comunicá-las às pessoas corretamente, sem ruídos, ou seja, nada que possa afetar a transmissão da mensagem.
Mais do que um simples executor de tarefas, o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor capaz de pensar corretamente, planejar com cautela, redigir com precisão e construir a argumentação que efetivará excelentes negócios.
Objetivo
• Rever e discutir tópicos gramaticais de apoio essenciais para aperfeiçoar os conhecimentos dos participantes para a elaboração de textos;
• Habilitar o profissional para a elaboração e revisão críticas dos diversos documentos empresariais;
• Construir textos com precisão gramatical e efetividade comercial.
Metodologia
Os tópicos serão desenvolvidos por meio de exposição dialogada.
Conteúdo Programático
1. Textos orais e escritos nos diferentes canais e níveis de comunicação empresarial
2. Emissor e receptor: dois pólos de atendimento, parceria e negociação
3. Elementos que podem causar ruído e prejudicar a comunicação
• Tautologia, coesão e coerência, repertório de anunciação e argumentação;
• Efetividade, argumentação, persuasão e correção;
• Vícios, regionalismos e modismos.
4. A rapidez da veiculação na Internet
• Cuidados importantes: segurança na emissão de dados;
• Confidencialidade: adequação e prontidão da resposta.
5. Produção de textos orais e escritos
• A “tradução” dos textos orais para os escritos e vice-versa;
• A importância do tópico frasal, do título e do resumo;
• A construção do parágrafo;
• A tese, o desenvolvimento e a conclusão;
• Elementos que garantem a coerência e a coesão textuais.
6. Os textos escritos na empresa veiculados pela Internet ou Intranet (Posts, blogs, ci’s, memorandos, etc.)
7. Seleção e organização das ideias
8. Objetividade na exposição de fatos e dados
9. Estilo e adequação da linguagem
10. Estrutura do texto eficaz
• Coerência na elaboração dos parágrafos;
• Sequência e lógica;
• Recursos visuais.
11. Finalização do texto
• Lista de checagem de escrita;
• Comunicação empresarial: cuidados necessários e os modismos a serem evitados;
• O texto técnico e o seu objetivo;
• Qualidades do texto técnico: correção, clareza, concisão, precisão e coerência;
• Vícios de linguagem a serem evitados;
• O parágrafo como unidade de composição;
• Técnicas para uma redação eficaz: criação, planejamento, elaboração e revisão;
• Estrutura da redação: introdução, desenvolvimento e conclusão;
• Memorandos, cartas comerciais e ofícios: estrutura e estética;
• Relatório: qualidades que se esperam do relato e da análise, a responsabilidade do relator, a estrutura e organização: título, apresentação, análise, conclusão, recomendações.
Público Alvo
Executivos junior/senior, executivos de vendas, secretárias junior/executiva
Carga Horária
Versão ideal: 16h
Versão reduzida: 8h
Responsável Técnica: Marcia Vespa