Objetivo
Capacitar analistas para a implantação de todo o processo de Gestão por Competências voltada para a realidade do Setor Público com a Metodologia do Inventário Comportamental, abrangendo desde a descrição de função/papel, mapeamento de competências técnicas, comportamentais, a avaliação de competências, avaliação de desempenho, a identificação das necessidades de treinamento, feedback e integração com demais subsistemas de Recursos Humanos.
Metodologia: Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.
Conteúdo Programático
O conteúdo está estruturado da seguinte maneira:
I. Introdução
• Conceitos Básicos sobre Gestão por Competências
• Diferença entre os tipos de Avaliação: de Competência x de Desempenho x de Potencial
• Conceito da Entrega: A Ampliação do Conceito de Competências
• A aplicação da Gestão por Competências no Setor Público x Iniciativa Privada
• O Alinhamento com as diretrizes estratégicas da Instituição (Planejamento Estratégico, Regimento ou Regulamento Interno
• A necessidade de um Comitê/Comissão Interno de Implantação
• Uso de ações de comunicação como ferramenta de comprometimento dos servidores
II. Construção das Descrições de Funções/Papéis e Mapeamento de Competências Técnicas
• Identificação/Validação/Oficialização das Diretrizes da Área
• Função Real x Função Personificada
• Identificação dos Produtos/Resultados da Área
• Identificação das atribuições da área
• Identificação dos requisitos técnicos da área: Competências Técnicas
• Construção e Validação do Inventário de Atribuições por Produto – IAP
• Avaliação das Competências Técnicas dos Servidores
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho na Perspectiva Técnica
III. Perspectiva Complexidade: Avaliação das Responsabilidades
• Conceito de Complexidade
• Avaliação da Perspectiva Complexidade pelas Responsabilidades dos Servidores
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho na Perspectiva Técnica
IV. Mapeamento das Competências Comportamentais
• O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
• Mapeando as Competências Organizacionais
• Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores
• Validação e Homologação junto aos Gestores
• Escala e base para referência matemática
• Técnica da importância dos Indicadores (peso)
• Definição das Competências da Função
• Avaliação das Competências Comportamentais dos Servidores
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho na Perspectiva Comportamental
V. Feedback e Devolutiva da Avaliação
• Feedback do dia-a-dia
• Feedback como devolutiva de um processo avaliativo
• Interpretação dos relatórios da avaliação
• Montagem do Plano de Ação de Desenvolvimento do Servidor
VI. Perspectiva Resultados e Convenção
• Alinhamento das metas com o Planejamento Estratégico ou BSC
• Conceitos de Metas
• Utilização das metas para compor a Perspectiva Resultados
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho na Perspectiva Resultados
• Funcionamento e recomendações da Perspectiva Convenção
VII. Coeficiente de Desempenho do Servidor
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Servidor – CDS
• Aplicação do CDS nos subsistemas de Recursos Humanos
Público alvo
Gestores, Analistas e Técnicos do Serviço Público.
Carga Horária: 32 horas
Investimento:
– Pagamento até o dia 13/06/2011: R$ 2.210,00
– Pagamento até o dia 25/06/2011: R$ 2.340,00
– Pagamento após o dia 26/06/2011: R$ 2.600,00
– Em caso de grupos, condições especiais para pagamento – Clique Aqui! e descubra as vantagens!
Formas de Pagamento
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Boleto Bancário
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Cartões de Crédito – em até 12x
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