Data: 13 a 17 de Outubro de 2014
Horário: 08h às 18h
Local: DoMore – Av. Paulista 807, 18 andar – SP – Próximo ao metrô Brigadeiro
Público Alvo
RH, Gestores e Consultores
Carga Horária
40 horas
Objetivo
Capacitar analistas para a implantação de todo o processo de Gestão por Competências com a Metodologia do Inventário Comportamental, abrangendo desde a descrição de função, mapeamento de competências técnicas, comportamentais, avaliação de competências, avaliação de desempenho, identificação das necessidades de treinamento, remuneração por competências, feedback, seleção e entrevista com foco em competências.
Metodologia
Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.
Conteúdo programático
Módulo 1: Fundamentos básicos de Gestão Estratégica de Pessoas
• Missão, Visão, Valores e Estratégia
• O alinhamento das pessoas com a estratégia da Empresa
• O que é Gestão por Competências
• O papel do Gestor
• O papel do RH
• A Necessidade de Implantar
• Cargo x Função
• Elaboração da Descrição de Função alinhada com a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
Módulo 2: Mapeamento de Competências
• Conceito do CHA
• Competências Técnicas x Comportamentais
• Mapeamento de Competências Técnicas
• Identificação do Nível de Competências Técnicas das Funções
• Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores
• Conceito de Comportamento e Indicadores
• Dúvidas Freqüentes na Implantação de Gestão por Competências
• Etapas para Implantação de Gestão por Competências
• O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
• Metodologia Tradicional X Inventário Comportamental
• Mapeando as Competências Organizacionais
• Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores
• Validação e Homologação junto aos Gestores
• Escala e base para referência matemática
• Técnica da importância dos Indicadores (peso)
• Definição das Competências da Função
Módulo 3: Avaliação de Competências Comportamentais
• Apuração do Nível de Competência do Colaborador
• A Avaliação Comportamental – da Autoavaliação até a 360º
• Apuração da Avaliação de Colaboradores com foco em Competências
• Competência do Colaborador: Potencial x Desempenho
• O Nível de Competência do Colaborador e a Movimentação Funcional
• Relatórios para Feedback
Módulo 4: Feedback e Desenvolvimento
• O que é feedback
• Fábula: “A origem do Feedback”
• O feedback e a obtenção de Resultados
• Feedback do dia a dia
• Feedback como Devolutiva de uma Avaliação
• Variações dos tipos de feedback
• O feedback como Combustível da Motivação
• Recomendações ao dar Feedback
• O Instante do Feedback
• Os 5 passos para o Feedback Positivo
• Feedback Insignificante
• Feedback Positivo
• Os 10 passos para o Feedback Corretivo
• O feedback Corretivo/Incisivo
• Os 10 passos para o Feedback Corretivo/Incisivo
• Como receber feedback
• Interpretação dos Relatórios da Avaliação de Competências para o Feedback
Módulo 5: Avaliação de Desempenho
• A ampliação do conceito de Competências x Complexidade x a Entrega do Colaborador
• A diferença entre Avaliação de Competências e Avaliação de Desempenho
• Regras da Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
• Cronograma e Etapas para Implantação
• As perspectivas para Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Técnica
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Comportamental
• Conceito sobre Metas
• Aplicabilidade dos Tipos de Meta e impacto na Avaliação de Desempenho
• Parâmetros da Meta
• Cálculo do Coeficiente de Desempenho do Colaborador da Perspectiva Resultados
• A Avaliação da Perspectiva Complexidade
• Perspectivas Especiais: O Impacto de Ações de Responsabilidade Social e Ambiental na Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
• Como calcular o Coeficiente de Desempenho do Colaborador – Entrega do Colaborador
• A Perspectiva Convenção e o Impacto da quebra de Normas na Avaliação de Desempenho com Foco em Competências
Módulo 6: Remuneração com Foco em Competências
• Conceito de Remuneração por Competências
• Remuneração Tradicional x Remuneração por Competências
• A utilização do Coeficiente de Desempenho do Colaborador na Remuneração Fixa
• A utilização do Coeficiente de Desempenho do Colaborador na Remuneração Variável
• Exemplo Prático de Remuneração por Competências e formas de pagamento da remuneração
• O envolvimento da CLT, Constituição e Sindicado no Processo da Remuneração por Competências
Módulo 7: Seleção e Entrevista Comportamental
• Visão Macro do Processo de Recrutamento e Seleção
• Fluxo do Processo Seletivo
• O Perfil da Vaga
• Requisitos da Função x Requisitos de Acesso
• O Planejamento do Processo Seletivo e o Recrutamento
• Processo Seletivo Interno e Externo
• Fontes de Recrutamento
• Mensagem para atrair candidatos
• Condução do Processo Interno ou Auxílio de Consultoria
• Etapas do processo seletivo
• Formas de Mensurar o Processo Seletivo
• Atuação do RH Pós Seleção
• Seleção e Entrevista por Competências
• Entrevista Comportamental com Foco em Competências
• Reduzindo a subjetividade na formulação das perguntas para a Entrevista
• Comportamental
• A execução da Entrevista Comportamental com Foco em Competências
• O método CAR x STAR
• A Entrevista Comportamental
• Calculadora das Competências para a Entrevista Comportamental
• A Ampliação do Conceito de Competências – A investigação das Perspectivas
• Resultados, Complexidade e Valores
• Apresentação dos Resultados para a Tomada de Decisão
• Utilização de Jogos e Dinâmicas de Grupo
• Atuação Pós-Seleção
• Avaliação do Período de Experiência
• Mensuração de resultados no Recrutamento e Seleção através de Indicadores
Inclusos: Material didático, Coffee break, certificado.
Informações Adicionais:
– Por favor aguarde a confirmação de sua reserva – O boleto bancário será emitido apenas após a confirmação.
Para a opção de pagamento por cartão via PagSeguro, o link de transação será enviado após a confirmação.
– A realização do treinamento na data está sujeita a alterações por motivos de força maior. Para tais casos a vaga no treinamento em data futura permenecerá reservada, com alternativa de cancelamento e reembolso integral.
– Não inclui passagens, translados, hospedagens e refeição, entre outros. Custos adicionais são de inteira responsabilidade do participante. Não haverá reembolso por parte da Leme Consultoria.
Depoimentos
“A proposta da Leme no treinamento é de ótima qualidade, possibilita ao participante uma qualificação que realmente o prepara para atuar com ferramentas precisas e aplicáveis nessa área nas organizações”, por Vera L. A Bruch. |
“Excelente treinamento, em todo momento foi ressaltado a importância da Gestão por Competências e todo o desenvolvimento focado dentro do contexto. O facilitador desenvolveu todo o conteúdo com muita clareza”, por Silvana R. Ferreira. |
“O treinamento proporciona conhecimentos teóricos e ao mesmo tempo ensina a colocar a metodologia em prática, sendo possível aplicar todo o conteúdo aprendido através do mesmo. Gostei muito e recomendo”, por Letícia Polli dos Anjos. |
“Foi de fundamental importância compreender o processo de implementação da Gestão por Competências. Tenho certeza que com a bagagem que levo daqui após essa semana, vou ter condições de melhorar muito os processos da área de RH da minha empresa”, por Fernanda Silva Carrafa. |
“Muito bem recomendado por outros colegas de trabalho, atendeu plenamente as minhas expectativas. Muito bem conduzido pelo Rogerio Leme”, por Wagner Kerstner Bonow. |
“O curso e bastante esclarecedor e a didática utilizada favorece o entendimento. A metodologia pelo inventário comportamental possibilita que qualquer empresa implante a Gestão por Competências”, por Patrícia Otero Nogueira. |
“Muito bom! Realmente aprendemos o conteúdo do treinamento que é aplicado de forma clara e didática. Não se restringe somente à teoria, faz pensar em nossas realidades organizacionais”, por Fernanda K. C. Gordilho. |
“Este treinamento é o que existe de mais claro e amplo nos conceitos e práticas da Gestão de Competências. Finalizo o treinamento com minhas expectativas superadas e satisfeito de adquirir os conhecimentos necessários para implantar esta gestão na empresa que faço parte, tornando os processos de RH muito mais assertivos”, por Diana Raposa Santos. |
“O treinamento foi maravilhoso, interagimos bastante, o facilitador se preocupou em sanar todas as dúvidas, foi ótimo”, por Bruno Lutano A. Silva. |
“Gostei muito do cuidado e preocupação com os participantes. O instrutor preocupa-se com o aprendizado e não só repassa a técnica como promove discussão e reflexão. Excelente!”, por Gisele Zanchet Rodrigues. |
“Parabenizo o fundador, criador e facilitador da metodologia de Gestão por Competências. O processo é muito interessante e entrelaçado. Agora é partir para o desafio de adequar a realidade do Negócio. Sucesso à equipe da Leme Consultoria. Foi uma semana maravilhosa e um ótimo Investimento.” Viviane Lima da empresa Lopes Supermercados |
Palavras-chave: Rogerio Leme |Treinamento Recursos Humanos| Analista de Benefícios | Implantação de Gestão por Competências | Metodologia | Remuneração pro Competência | Perspectiva Resultados |Perspectiva Técnica| Perspectiva Comportamental | Perspectiva Complexidade
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